ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E SEUS MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Marycelia Bastos da Silva MELO

Maria Navegantina de SOUZA

RESUMO

O estudo aqui proposto busca elaborar métodos de ensino que contemple os alunos que estão saindo dos anos inicias não alfabetizados. Essa problemática acontece em quase todo pais. Porque ainda existem professores que ainda usa o método tradicional, tornando mais dificultoso o processo de alfabetização. Uma vez que esse método é repetir palavras e copiar tornando o trabalho cansativo e enfadonho para a criança. Deixando-a desestimulada e sem interesse. Essa proposta é criar métodos e técnicas a partir da origem de alfabetização que facilite a compreensão do aluno. O professor precisa construir estratégias que favoreça o aprendizado do aluno. Construir instrumentos que melhore a formação dos alunos nos anos inicias, paraque os mesmos cheguem nos anos finais lendo e escrevendo. Que venha diminuir o analfabetismo da educação brasileira.

Palavras chaves: método, técnicas e alfabetização.

ABSTRACT

The purpose of this article is to elaborate teaching methods that contemplate students who are leaving the early years of non-literacy. This problem happens in almost every country. Because there are still teachers who still use the traditional method, making the process of literacy more difficult. Since this method is to repeat words and copy making the work tiring and boring for the child. Leaving her discouraged and uninterested.  This proposal is to create methods and techniques from the source of literacy that facilitates the understanding of the student. The teacher needs to build strategies that foster student learning. Build tools that improve students' education in the early years so that they reach the final years reading and writing. May the illiteracy of Brazilian education come to an end

Keywords: method, techniques and literacy

1 INTRODUÇÃO

A educação é a grande riqueza de um povo e dar-se nos primeiros anos de vida do individuo. No entanto a alfabetização começa nos anos inicias do Ensino Fundamental, onde o aluno tem o direito de ser alfabetizado até os seus oito anos de idade.

Com tudo, o processo de alfabetização em grande parte das escolas brasileiras, como um todo, não está tendo o resultado esperado, prejudicando o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Percebendo a defasagens na aprendizagem dos discentes e muitas vezes esses alunos chegam nos anos finais sem serem alfabetizados. O fato é que a educação brasileira, de modo geral, é composta por alunos que mal alcançam os índices básicos de habilitação à leitura e à escrita corretamente, e quando leem não conseguem interpretar adequadamente o que foi lido.

 Na hora de produzir suas dificuldades são frequentes, uma vez que o aluno não compreendeu o que leu.  Sendo assim, tem-se vinculado uma realidade em calamidade nas escolas brasileiras de ensino básico, especialmente, nos anos iniciais, de maneira que vem corroborando para a formação de analfabetos funcionais. Sendo isso bastante abrangente, e para confirmar esse fato, existem inúmeros estudos para provar essa estatística educacional. E ainda com tal verificação, pouco se tem investido para mudar os índices do analfabetismo funcional brasileiro.

As porcentagens de analfabetismo funcional exprimem um elevadopatamardiante dos demais brasileiros. Com vista em tal índice,a maior concentração de analfabetos funcionais do Brasil encontra-sena região Nordeste. Contudo, as regiões Sul e Sudeste ainda também possuem taxas expressivas. Em análise a isso, é que analisamos a população Brasileira de maneira panorâmica. Assim, este presente artigo busca averiguar a situação em que nosso país se encontra diante do analfabetismo funcional e apresentar uma proposta de alfabetização eficiente com uma das ferramentas para amenizar e prevenir essa incômoda realidade presente em nossa sociedade.

A conjectura perspectiva com que os pesquisadores defendem é construir metidos satisfatórios que desperte nos alunos o interesse pela leitura, tomando-a prazerosa e divertida que prendam a atenção dos mesmos. E que venha a amenizar o analfabetismo nas escolas brasileiras.  Salientamos que, mesmo desenvolvendo uma proposta de intervenção pedagógica eficaz de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental, não será subsídio suficiente para a solução do analfabetismo funcional, porém irá a aliviar o problema já destacado. Para que isto se trone concreto, se faz necessário a dedicação de políticas públicas em várias decisões, que possibilitem sua efetiva contextualização com a devida qualidade, com os desafios encontrados os alunos e na escolha de uma proposta alfabetizadora coerente e satisfatória

2. ALFABETIZAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS MÉTODOS

O que vem a ser processo de alfabetização? Como esta abordagem culminou? Qual seria sua real funcionalidade no meio social? Como acontece sua efetivação? Quais as vias para concretização dessa abordagem? Dentre estas e outros questionamentos serão postos em pauto neste estudo. [...]