Alexis de Tocqueville veio de uma antiga família aristocrática, com antepassados que participaram da Batalha de Hastings em 1066. Seu pai um oficial da Guarda Constitucional do rei Louis XVI, escapou por pouco da guilhotina devido à queda de Robespierre em 1794.

Depois de um exílio na Inglaterra, sua familia volta para a França durante o reinado de Napoleão. Sob a Restauração Bourbon, seu pai tornou-se um nobre.

Tocqueville, que desprezava a Monarquia de Julho (1830-1848), começou sua carreira política em 1830. De 1830 a 1851, ele atuou como vice-presidente do departamento de Manche (Valognes). No parlamento, ele defendeu o livre comércio, apoiando a colonização da Argélia.Tocqueville também foi eleito conselheiro geral da Mancha em 1842, e tornou-se o presidente do Conselho Geral entre 1849 e 1851. De acordo com um relato, a posição política de Tocqueville ficou insustentável durante este tempo no sentido de que ele estava desacreditado tanto pela esquerda e pela direita, e estava à procura de uma desculpa para deixar a França.

Em 1831, ele obteve da Monarquia de Julho uma missão para examinar as prisões e penitenciárias na América, e passeou lá com seu amigo Gustave de Beaumont. Embora Tocqueville visitou algumas prisões, ele viajou por toda a América e escreveu um extenso relatorio. Ele retornou no prazo de 9 meses, e publicou um relatório, mas o resultado real de sua turnê foi o livro Democracia na America, que apareceu em 1835. Beaumont também escreveu um relato de suas viagens a América: Marie ou escravidão nos Estados Unidos'' (1835).

Além de América, Tocqueville também fez um passeio de observação na Inglaterra, produzindo Memória sobre pauperismo. Em 1841 e 1846, ele viajou para a Argélia. Sua primeira viagem inspirou seu Travail sur l'Algérie, no qual ele criticou o modelo francês de colonização, preferindo o modelo britânico de governo indirecto, o que evitou a mistura de diferentes populações. Ele foi tão longe quanto abertamente defendendo a segregação racial entre os colonos europeus e os árabes através da implementação de dois sistemas legislativos diferentes.

Em 1835, Tocqueville fez uma viagem através da Irlanda. Suas observações forneceram um dos melhores relatos de como a Irlanda enfrentou a Grande Fome 1845-1849. As observações crônica relata as péssimas condições em que a maioria dos agricultores arrendatários católicos viviam crescente classe média católica e Tocqueville fez tanto suas simpatias libertárias claras e sua afinidade com seus correligionários irlandesas.

Após a queda da Monarquia de Julho durante a Revolução de fevereiro de 1848, Tocqueville foi eleito membro da Assembleia Constituinte de 1848, onde se tornou um membro da Comissão encarregado da elaboração da nova Constituição da Segunda República (1848-1851). Ele defendeu o bicameralismo e à eleição do Presidente da República por sufrágio universal. À medida que o campo foi pensado para ser mais conservador do que a população trabalhadora de Paris, o sufrágio universal foi concebido como um meio para contrariar o espírito revolucionário de Paris.

Durante a Segunda República, Tocqueville ficou do lado do partido da Ordem contra os socialistas. Poucos dias depois da insurreição fevereiro, ele acreditava que um confronto violento entre os trabalhadores parisienses liderados pelos socialistas agitando em favor de uma "República Democrática e Social" e os conservadores, que incluíram a aristocracia e a população rural, era inevitável. Como Tocqueville havia previsto, essas tensões sociais finalmente explodiu durante a jornadas revolucionárias de 1848.

Liderada pelo general Cavaignac, a repressão foi apoiada por Tocqueville, que defendia a "regularização" do estado de sítio, e outras medidas que promovem a suspensão da ordem constitucional. Entre maio e setembro, Tocqueville participou da Comissão Constitucional que escreveu a nova Constituição.

Um apoiante de Cavaignac e do partido da Ordem , Tocqueville, no entanto, aceitou um convite para atuar como Ministro dos Negócios Estrangeiros de 3 junho - 31 outubro 1849. Lá, durante os dias conturbados, de Junho de 1849, ele defendeu com Jules Dufaure, ministro do Interior, o restabelecimento do estado de sítio na capital e aprovou a prisão de manifestantes. Tocqueville, que desde fevereiro de 1848 apoiou leis que restringiram as liberdades políticas, aprovou as duas leis votadas imediatamente após junho de 1849, que restringiam a liberdade dos clubes e liberdade de imprensa.

Este apoio activo em favor de leis que restringiam as liberdades políticas contrasta de sua defesa de liberdades no livro Democracia na América. De acordo com Tocqueville, ele favoreceu a ordem como. Ele espera trazer um tipo de estabilidade para a vida política francesa que permitiria o crescimento constante da liberdade desimpedida pelos rumores revolucionários.

Tocqueville tinha apoiado Cavaignac contra Louis Bonaparte para a eleição presidencial de 1848. Em oposição ao golpe de Louis Bonaparte em 02 de dezembro de 1851, Tocqueville estava entre os deputados que se reuniram em 10º arrondissement de Paris, em uma tentativa de resistir ao golpe. Detido em Vincennes e, em seguida, liberado, Tocqueville, que apoiou a Restauração dos Bourbons contra Napoleão III, Tocqueville abandonou a vida política e retirou-se para seu castelo.

Uma pessoa que sofre de tuberculose como Tocqueville acabaria por sucumbir à doença em 16 de abril de 1859. Ele foi enterrado no cemitério Tocqueville na Normandia. A religião professada de Tocqueville foi o catolicismo romano. Ele via a religião como sendo compatível com a igualdade e o individualismo.

Em Democracia na América, publicado em 1835, Tocqueville escreveu sobre o Novo Mundo e sua crescente ordem democrática. Observando a partir da perspectiva de um cientista social individual, Tocqueville escreveu sobre suas viagens pela América no início do século 19, quando a revolução do mercado ainda estava em curso.

Um propósito de escrever Democracia na América, era ajudar o povo da França a obter uma melhor compreensão de sua posição entre a ordem aristocrática e a emergente ordem democrática, e para ajudá-los a resolver a confusão. Tocqueville viu a democracia como uma equação que em relação a liberdade e igualdade, a preocupação com o indivíduo, bem como para a comunidade.

Tocqueville foi um ardente defensor da liberdade. Ele escreveu "Eu tenho um amor apaixonado pela liberdade, direito e respeito pelos direitos". Sua visão sobre o governo reflete sua crença na liberdade e da necessidade de indivíduos para ser capaz de agir livremente, respeitando os direitos dos outros. Sobre o governo centralizado, ele escreveu que "se destaca na prevenção, não fazendo."

Finalidade principal de Tocqueville foi analisar o funcionamento da sociedade política e várias formas de associações políticas, embora ele trouxe algumas reflexões sobre a sociedade civil. Para Tocqueville como para Hegel e Marx, a sociedade civil era uma esfera do empreendedorismo privado e dos assuntos civis regulamentadas por código civil. Como um crítico do individualismo, Tocqueville pensou que através da associação, a reunião de pessoas para fins mútuo, tanto em público e privado, os americanos são capazes de superar os desejos egoístas, tornando tanto uma auto-consciente e ativa da sociedade política e uma vibrante sociedade civil funcionando de acordo com políticas e leis civis do estado.

Tocqueville advertiu que a democracia moderna pode ser adepto de inventar novas formas de tirania, porque a igualdade radical poderia levar ao materialismo de uma burguesia em expansão e ao egoísmo do individualismo.Em tais condições, perdemos o interesse no futuro dos nossos descendentes... e humildemente nos permitir ser conduzido na ignorância por uma força despótica ainda mais poderoso, porque não se assemelha a um. Tocqueville temia que, se o despotismo vier a tomar raiz em uma democracia moderna, seria uma versão muito mais perigoso do que a opressão sob os imperadores romanos ou tiranos do passado que só podia exercer uma influência perniciosa sobre um pequeno grupo de pessoas ao mesmo tempo.

Tocqueville argumentou que a dominação através de meios violentos, embora desagradável, é necessário para a colonização e justifica-se pelas leis da guerra. Tais leis não são discutidas em detalhe; no entanto, dado que o objetivo da missão francesa na Argélia foi a obtenção de interesse comercial e militar, em oposição à auto-defesa, pode-se deduzir que Tocqueville não concordaria com a teoria da guerra justa. Além disso, dado que Tocqueville aprovou o uso da força para eliminar a carcaça civil em território inimigo, a sua abordagem não está de acordo com a Teoria da Guerra Justa.