1 Introdução

O aleitamento materno é um processo fisiológico que traz inúmeras vantagens bio-psico-social para as puérperas. A produção do mesmo é estimulada após a saída da placenta, que faz decair os níveis de estrógeno/progesterona e aumentar os de prolactina, incitando a fabricação do leite pelas glândulas mamárias. (AZEVEDO et al, 2010)

Amamentar significa bem mais do que nutrir uma criança,é um processo de geração de vínculo entre a mãe e seu bebê,que repercute no estado nutricional da criança e o protege de infecções,ajuda a desenvolver a criança,e além disso pode implicar na saúde física e mental da mãe.

As recomendações da OMS e UNICEF assentam na exclusividade do aleitamento materno até aos 6 meses de idade e até aos 2 anos como fonte láctea preferencial.

Porém,no Brasil apesar das evidências de que o aleitamento materno exclusivo fornece a criança todos os nutrientes necessários para sua saúde,as mães na maioria oferecem inúmeros alimentos a criança,quebrando a amamentação exclusiva.

O profissional de saúde possui bastante responsabilidade para orientar bem as mães para que amamentem exclusivamente seus filhos até os seis meses de idade,possuir um olhar bem atento e dar apoio a mulher e ao bebê.

Alguns fatores afetam a motivação para amamentar, como a escolaridade da mãe. a mãe que possui um nível de escolaridade maior tende a amamentar por mais tempo, tendo em vista que têm mais acesso a informações sobre os benefícios do leite materno. em países em desenvolvimento, as mães de classes menos favorecidas e instruídas, começam o pré-natal e decidem a forma de alimentação do bebê mais tarde (ARAÚJO et al , 2008).

O leite humano,irá variar quanto a sua composição durante a lactância,proporcionando os nutrientes necessários e adequados a cada etapa da amamentação.Por isto não existe técnica que possa produzir artificialmente os efeitos totalitários das substâncias presentes no leite humano.

A composição única do leite materno desempenha importante função no desenvolvimento neuropsicológico e também proporciona nutrição ótima aos bebês pelo seu balanço apropriado de nutrientes de fácil digestão e aproveitamento. o leite humano também reduz a mortalidade infantil, o número de internações hospitalares, as manifestações alérgicas, a incidência de doenças crônicas, melhora o desenvolvimento da criança, protege a nutriz e promove vínculo mãe e filho (CIMINI, 2010).

2.Composição do Leite materno

*Colostro:

O colostro é amarelado,e levemente salgado,possui alto valor nutritivo e transmite ao bebê anticorpos protegendo assim ele contra doenças.É rico em vitamina E,vitamina A,colesterol,e gordura.Favorece a liberação do mecônio que são as primeiras fezes do bebê.Geralmente o colostro dura até o sétimo dia,podendo variar de mulher pra mulher.

*Leite Anterior e Posterior:

Nos dez primeiros minutos da mamada ocorre a saída do leite anterior,que possui mais água e mata a “sede” da criança,por isso não devemos complementar com água,pois o leite já irá se encarregar da hidratação do bebê.Nos próximos dez minutos será liberado o leite posterior,que possui muitíssimo mais gordura e irá nutrir e engordar o bebê.