Todos sabemos que a igreja cristã romana era formada principalmente por judeus, mas também tinha um grande número de gentios (aquele que é estrangeiro ou não professa a religião judaica).

 

Paulo dirigindo-se aos seus irmãos judeus demonstrava sua preocupação com eles e explicava como podem ajustar-se ao plano divino. Paulo também explicava aos cristãos o significado de viver em completa submissão a Cristo: usando os dons espirituais para servir aos outros, amando-os verdadeiramente e sendo bons cidadãos.

 

Paulo estabeleceu os fundamentos da fé cristã de forma clara: todos somos pecadores. Jesus morreu para que nossos pecados fossem perdoados; a fé em Cristo nos torna justos perante Deus e proporciona uma nova vida e um novo relacionamento com Ele.

 

Paulo deu diretrizes práticas e claras aos cristãos de Roma. O Cristianismo não é uma teologia abstrata,  desligada da vida, mas tem implicações práticas que influem em nosso comportamento cotidiano. Não basta conhecer o evangelho; devemos deixar que ele transforme nossa vida e que Deus interfira em todos os aspectos dela.

 

Pecado:

Pecar significa recusar-se a fazer a vontade de Deus e deixar de praticar tudo que Ele deseja que façamos. Desde a rebelião de Adão contra Deus, nossa natureza tornou-se desobediente.

 

O pecado nos afasta de Deus e nos leva a viver como queremos, e não como Ele quer. Como Deus é moralmente perfeito, justo e reto, Ele tem todo o direito de condenar o pecado.

 

Todas pessoas pecam, seja por se rebelarem contra Deus ou por ignorarem a vontade dEle.

 

Não importa qual seja nossa formação cultural e religiosa, nosso passado e nossas tentativas de viver uma vida correta, não podemos por nós mesmos alcançar a salvação ou remover nossos pecados. Somente Cristo pode nos salvar.

 

Salvação:

Nossos pecados indicam a necessidade de sermos perdoados e purificados. Embora não sejamos dignos nem merecedores, em sua bondade, Deus nos estende seu amor e perdão.

 

Ele nos ensina o caminho da salvação. A morte de Cristo pagou a pena por nossos pecados.

 

É muito bom saber que Deus nos salva do pecado. Mas, para estabelecermos um novo e maravilhoso relacionamento com Ele, devemos crer que Jesus morreu por nós e que Deus perdoou todos os nossos pecados.

 

Crescimento:

Pelo poder de Deus, os cristãos são santificados: tornam-se santos. Isso significa que somos separados do pecado, capacitados a obedecer e a nos tornarmos mais parecidos com Cristo.

 

Quando aprofundamos nosso relacionamento com Cristo, o Espírito Santo nos liberta das exigências da lei e do medo do Juízo Final.

 

Por ficarmos livres do poder do pecado, das exigências da lei e do medo do castigo de Deus, podemos crescer em nosso relacionamento com Cristo.

 

Ao confiarmos no Espírito Santo e permitirmos que Ele nos ajude, podemos subjugar o pecado e a tentação.

 

Soberania:

Deus observa e cuida de seu povo; fez isso no passado, faz no presente e fará no futuro. Sua maneira de tratar as pessoas é sempre justa.

 

Como é responsável por toda a criação, Ele também pode salvar qualquer pessoa, segundo sua vontade.

 

Por causa da misericórdia de Deus, tanto judeus como gentios podem ser salvos. Todos nós devemos corresponder a essa misericórdia e aceitar sua bondosa oferta de perdão.

 

Como Ele é soberano, devemos deixar que reine em nosso coração.

 

Serviço:

Quando nosso propósito for dar o crédito a Deus por seu amor, seu poder e sua perfeição em tudo o que fazemos, poderemos servi-lo adequadamente.

 

Servir a Deus une os cristãos e permite que demonstrem amor e sensibilidade em relação aos semelhantes.

 

Nenhum de nós pode igualar-se completamente a Cristo. Ele se expressa por meio de seu corpo, sua Igreja.

 

Ao gerar outros irmãos, os cristãos podem transformar-se, de um modo ativo e vigoroso, em uma sinfonia a serviço de Deus.

 

Conclusão:

Com certeza você que leu atentamente os temas acima foi tocado pelo Espírito Santo de Deus e com certeza a partir de agora sentirá o desejo de atender ao pedido feito por Jesus em:  

 

 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.  Apocalipse 3.20

 

Caro leitor,  seja abençoado em nome de Jesus!

 

Fonte: CPAD