Final do ano chegando e as provas finais estão aí, como sempre muita coisa fica para a última hora, muita criança tem dificuldades na hora de estudar para as provas de tanta cobrança dos pais. Como então ajudar na hora dos estudos dos seus filhos?

Ás vezes as crianças ficam horas tentando estudar, mas parece que os pensamentos levam para outro lugar. Qualquer detalhe do ambiente pode se tornar uma distração, isso fica ainda pior quando percebemos que o tempo está acabando, pois acabamos pressionando eles para obter a concentração nos estudos.

Alguns fatores podem atrapalhar (bastante) a capacidade das crianças de manter o foco nos estudos, principalmente nas tarefas que exigem um nível ainda maior de concentração. Mas então, o que podemos fazer para incentivar a se concentrar?

 Vejam abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar certas distrações e manter o foco nos estudos:

Organização é tudo!

Parece uma dica “ok”, mas você perceberá que estudar num ambiente organizado faz toda a diferença. Isso fará com que a criança pare de dar importância a coisas que não interessam na hora do estudo!

 Limpe a mesa de estudos de seu filho e deixe apenas o necessário. Outra dica é escolher um local confortável e bem arejado, com uma cadeira adequada e que a temperatura seja agradável (nem muito frio, nem muito quente).

Faça que seu filho seja organizado e crie um cronograma com atividades de estudo e prazos para executá-las. Assim será muito mais fácil alcançar os objetivos, pois ele deverá cumprir o que está no cronograma.

Foco-nos-estudos!

Elimine tudo o que não ajudar nos estudos!

Televisão? Nem pensar!!!

 Música? Deixe para depois!

 O celular deve ser desligado ou mantido longe, assim como qualquer outro objetivo que pode “roubar” a atenção. Se você deseja ajudar seu filho estudar, tire aquele tempo para ele ESTUDAR.

 Avise a todas as pessoas que moram com vocês que a criança precisa de concentração, por isso não pode ser interrompida. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você irá se adaptar e conseguir ajudar seu filho a se concentrar e estudar com mais facilidade.

É hora de pausar!

Você não precisa deixar a criança trancada no quarto e só sair após 5 horas de estudos. Não existe estudo sem descansar, estudar com pequenas pausas, necessário para manter o foco. Quando perceber que a concentração do seu filho diminuiu, faça com que pare por alguns minutos, para tomar uma água, fazer um lanchinho, para poder voltar renovado e com mais vontade ainda de adquirir mais conhecimento.

Respeite o tempo de cada um!

Tem quem prefira estudar de manhã, e também quem pense que se concentra muito mais à noite. Você deve observar saber em qual horário é mais produtivo para o seu filho, e deixar que estude as matérias mais difíceis neste período.

Uma maneira simples de ajudar seu filho a estudar e deixar que ele sinta confiança no que está fazendo, as vezes no começo a criança tem dificuldade de deixar o celular de lado, pois estão conectados no mundo virtual o tempo todo, nessa hora vale o diálogo e mostrar que esta é a melhor maneira de voltar logo as suas atividades.

 E lembre-se sempre que o tom de voz faz muita diferença, se você agir em tom de autoridade nada disso vai funcionar!

A criança precisa saber que você acredita na capacidade dela!