O grande problema da nossa atualidade, e que todos tem conhecimento é a escassez de água em todo o mundo. Embora seja repleto de rios, mares e oceanos, o planeta Terra tem apenas 3% de água doce disponível para o consumo de cerca de sete bilhões de pessoas. Abundante em alguns países, escasso em outros, esse recurso natural essencial para a sobrevivência humana é usado intensamente pela agricultura, indústria e em atividades domésticas, só que de forma cada vez mais insustentável.

            A grande atuação famigerada do homem no mundo, sem controlar o uso e equilíbrio de seus recursos naturais, vem causando grandes mudanças climáticas sobre todo o globo terrestre. A água como fonte vital às espécies existentes na Terra, é o elemento que a cada dia fica mais escasso.

            Desde a evolução das espécies e o surgimento do homem na Terra, e sua socialização no mundo como animal racional e dominante, o homem vem devastando os recursos hídricos da Terra, de forma desordenada e irracional.

            Com a urbanização, o homem migrou do campo para as cidades, com o surgimento das cidades veio a grande concentração de pessoas num determinado lugar, com crescimento desordenado e sem controle.

            Com o crescimento das cidades e o alto desenvolvimento da indústria, veio a poluição do ar com a fuligem industrial, e da água com a contaminação pelos esgotos sem tratamento, e dejetos químicos, com ocorrência em todo o mundo de forma indiscriminada.

            O homem como ser racional que é, só se preocupa em desenvolver-se intelectualmente de forma vaidosa, deixando de lado a consciência, não podemos desenvolver de forma racional e prejudicar a vida terrestre de forma irracional, destruindo os recursos naturais da Terra. Mas isso vem ocorrendo desde os primórdios de sua existência, mas até quando.

            Hoje todos sabem o que se passa no planeta, a elevação da temperatura, as grandes catástrofes: como tsuname, terremotos, acidentes nucleares, ect...

            Mas o que nós seres racionais estamos fazendo para tentarmos ao menos melhorar o lugar em que vivemos “Terra”, os recursos estão acabando, e estamos de olhos fechados, mas todos sabem da realidade, e não contribuímos em nada para melhorar, nem eu, nem você, e nem nossos governantes fazem nada.

            Hoje lutamos por justiça, por passagens baratas, por um emprego melhor, mas como vamos lutar por algo, se não lutamos nem pelo essencial “A ÁGUA”, elemento essencial à vida de qualquer espécie. Ainda temos, mas até quando vamos ter, as gerações futuras vão conhecer o que conhecemos hoje.

            Preservar a vida sustentável e o papel de todos, e principalmente daqueles que foram preparados para isso como o “Engenheiro Agrônomo”, e por isso é uma questão que me chama muita atenção, porque caberá a mim uma grande responsabilidade como profissional da terra, tendo o dever moral de conscientizar aqueles que não contribuem para um desenvolvimento sustentável.