ÁGUA, FATOR ESTRATÉGICO PARA O BRASIL


Luiz Carlos Arrais1



RESUMO



Este artigo tem como objetivo principal demonstrar a importância da água para os seres vivos e para as atividades agrícolas e industriais para o desenvolvimento da economia do Brasil. Apresentando a necessidade para a obtenção por água em quantidade e qualidade, e os fatores limitantes para o acesso desse recurso pela sociedade atual.




Palavras-chave: água, agricultura, planeta, Brasil.



INTRODUÇÃO


Á molécula da água é constituída apenas por três átomos, um de oxigênio e dois de hidrogênio, mas isso não tirou a sua relevância para o desenvolvimento da sociedade.
Todos os seres vivos têm na sua constituição a molécula da água. Ela está presente nas células e nas reações bioquímicas que ocorrem dentro do corpo dos seres vivos. A água faz parte do sangue, dos hormônios, e do citosol. Alguns seres marinhos são constituídos quase exclusivamente por água.
Segundo Machado, Sídio, "a água representa em média 70% do corpo humano, podendo variar de acordo com a idade do organismo".
A forma angular da água e o seu modo polarizado possibilitam a formar ligações com outras moléculas.
Ela está presente na maioria das atividades industriais e agrícolas realizadas pelo homem. A água sempre foi fundamental para as atividades agrícolas desenvolvidas pelo homem há milhares de anos. As grandes civilizações antigas da humanidade, como a egípcia, floresceram graças à presença dos recursos hídricos. A distribuição da água para as lavouras através da irrigação foi fundamental para o aumento da produção de grãos no Egito.


O SURGIMENTO DA ÁGUA


Quando o planeta Terra ainda estava em formação, a molécula da água ainda não existia. A Terra não possuía atmosfera, era muito quente e estava sendo bombardeada por corpos celestes, como meteoros. Foi necessário passar milhões de anos para que ocorresse a formação das primeiras chuvas. A mesma água que os dinossauros beberam há milhões de anos atrás, é a mesma que bebemos hoje. A molécula não é criada, apenas renovada pelos ciclos da natureza.
Á água que precipita da atmosfera na forma de chuva ou de neve abastece rios, lagos e se infiltra pelo solo até chegar ao lençol freático. Os animais e as plantas bebem e a devolvem na forma da transpiração, urina ou suor. As plantas absorvem a água do solo com sais minerais e restitui na forma da evapotranspiração. O processo de evaporação faz com que a água volte ao estado gasoso e suba para a atmosfera para a formação de nuvens, onde depois ocorre a condensação e o ciclo se renova. É um processo que ocorre continuamente no planeta desde o surgimento da primeira molécula de água.




BRASIL AGRÍCOLA


A história do Brasil foi marcada pelos ciclos econômicos de extrativismo e da agricultura. Ciclos que modificaram o espaço geográfico e a sociedade do país.
A extração do pau-brasil foi atividade pioneira como atividade econômica, que passou a utilizar mão de obra nativa, para levar riquezas para a Coroa Portuguesa. A cultura da cana passou a ser desenvolvida depois com o declínio do extrativismo. Portugal precisa de uma outra opção econômica. Com a introdução da cultura da cana na nova colônia, surgiu o desenvolvimento dos primeiros engenhos e a vinda da mão escrava africana.
Com o passar dos séculos, novas atividades econômicas surgiram como a cultura do café, a cultura da laranja e da soja.
Hoje, as atividades agrícolas e industriais expandiram mais e modernizaram buscando atender o mercado interno e externo.
A capitalização da agricultura, que vem ocorrendo na Europa e nos Estados Unidos desde a metade do século XIX dominada pelo impulso produtivista, procura maximizar os lucros do capital independente do impacto negativo sobre o meio ambiente (Goodman e Rediclifit,1991).
Novas fronteiras agrícolas estão surgindo no país, impulsionada principalmente pela soja e pela pecuária. Processo que pode causar um grande impacto ambiental, se não for bem planejado.



O MEIO AMBIENTE


A água é um dos elementos formadores dos Ecossistemas do Brasil e do mundo. A água faz parte dos fatores abióticos como a luz, o calor e os sais minerais que são fundamentais para os seres vivos. Ela está presente na formação da unidade ecológica auto-regulável chamada de ecossistema. Onde é formada pelo agrupamento dos seres vivos com o ambiente físico. A reunião de todos os ecossistemas do planeta é denominado de biosfera. A Biosfera corresponde à parte viva do planeta e situa-se na camada mais superficial da crosta terrestre.
O Brasil é um país rico em ecossistemas terrestres e aquáticos distribuídos pelo território. Porém muitos deles estão sendo ameaçados pela intervenção humana. Atividades como desmatamento; queimadas; caça predatória e tráfico de animais estão causando um grande impacto ao meio ambiente.
Conforme, Silveira, M.A. e Vilela, S.L.,"as relações entre o homem e a natureza devem ser revistas...".




O CONSUMO DE ÁGUA


Segundo Gonçalves, Alberto, "apenas metade da população tem acesso à água potável". Bem menos de 1% da água está disponível para consumo humano. 35% da população não conta com abastecimento de água tratada. O consumo diário recomendado é de 1,5 litro de água por pessoa. A água não é um elemento tão disponível para a vida no planeta como se pensa. Dados da UNICEF confirmam a má distribuição da água na humanidade. Onde a situação é pior nos países pobres ou em desenvolvimento. Outros fatores como o desperdício de água, a falta de saneamento básico e as mudanças climáticas agravam mais a situação da disponibilidade de água no mundo
O Brasil é um país rico em recursos hídricos como os rios e os aquíferos. Mas os locais que se concentram mais o volume de água estão na região norte. Estados da região nordeste sofrem constantemente com as secas há vários anos.
A água se tornou fator estratégico para o desenvolvimento dos países no mundo inteiro. O modelo econômico atual adota a água como elemento básico para o sistema produtivo nas indústrias e na agricultura. Sistema que causa muito desperdício e consumo de água. Reduzindo a sua disponibilidade e a sua qualidade para a população.
Práticas ambientais como o reuso da água tem colaborado a amenizar o desperdício de água. Atividades que visam a redução do consumo de água devem ser incentivadas para serem adotadas por todos. Residências, propriedades rurais e indústrias devem seguir práticas ambientais que buscam a diminuição dos recursos renováveis e não renováveis. Cabe a todos tomarem consciência da importância da água para que as gerações futuras possam ter um futuro melhor.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



MACHADO, Sídio. Biologia: volume único. São Paulo. Ed Scipione, 2003.

SILVEIRA, M.A. da; VILELA, S.L. de O., ed.Globalização e sustentabilidade da agricultura. Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1998. 156p. (EMBRAPA-CNPMA. Documentos 15).

GONÇALVES, ALBERTO COSME. MercoÁgua: O desafio ecológico e as reservas de água do cone sul / Alberto Cosme Gonçalves. ? Ribeirão Preto: Fábrica de Sonhos, 2001.