O tempo, se bem administrado, pode nos ajudar a conquistar objetivos importantes na vida. Eu acredito que existem vários fatores que podem impulsionar uma carreira: trabalho árduo, persistência, disciplina, foco, responsabilidade, lealdade, proatividade, disponibilidade, pontualidade, boa comunicação escrita e oral e aprendizado constante. Note que não há, nessa lista, nada que não possa ser alcançado apenas com a vontade, e aí é que está o grande problema: sair do lugar.

A internet coloca à nossa disposição uma infinidade de distrações e ferramentas de entretenimento e as pessoas disponibilizam um tempo cada vez maior para aproveitá-las. A facilidade de acesso e a evolução dos smartphones e tablets nos tornam, digamos, “escravos” dessas pequenas caixinhas tecnológicas, que são a nossa porta de acesso ao mundo moderno. Nada contra o entretenimento, a diversão, o relax. A questão preocupante é que essas distrações estão ocupando completamente o tempo disponível e com isso se perde uma grande oportunidade de crescer não apenas na profissão, mas como pessoa.

Muita gente ainda não se deu conta, mas estamos vivendo nesse início de 2015 um momento gravíssimo na economia devido à crise institucional e política em nosso país. Embora milhões de pessoas optem por desperdiçar o seu tempo assistindo novelas ou inúteis realit shows e torcer pelas pseudo celebridades, as consequências dessa crise já são reais e visíveis e tudo indica que se prolongarão ainda por muito tempo. Por isso, é extremamente necessário e urgente que cada um se aperfeiçoe e cresça profissionalmente. Não se trata de uma tese alarmista, mas de uma necessidade que independe de circunstâncias políticas ou econômicas. É obvio que em situações mais delicadas, as pessoas e as empresas devem estar cada vez mais aptas a enfrentar os desafios, a dar contribuições valiosas em seu trabalho e oferecer um diferencial competitivo. Afinal, são nos momentos de crise que se apresentam as grandes oportunidades, mas apenas alguns estarão preparados para enxerga-las e aproveitá-las.

Sempre fui um entusiasta do ensino à distância. Não apenas pelas vantagens tais como flexibilidade de tempo e qualidade dos cursos disponíveis, mas porque os cursos online revogaram de uma vez por todas as desculpas de quem não tem iniciativa para estudar. Falta de dinheiro, de tempo, afazeres em casa, filhos. Bem, não quero subestimar as responsabilidades domésticas, e sei que não são poucas. Mas é curioso ouvir de muitas pessoas que reclamam da falta de tempo, relatos detalhados das tramas novelísticas, da personalidade deste e daquele “brother”, ou mesmo de séries completas das grandes produtoras americanas. Concluo que tudo é uma questão de foco. Uns dedicam-se às desculpas e outros à solução.  E aí eu penso no início da minha vida profissional, no tempo em que eu gastava cerca de uma hora e meia no trajeto de ônibus até o trabalho e perco a conta de quantos livros li naquelas viagens. Recentemente pude assistir a um documentário local sobre aquela mesma linha de ônibus, que ainda circula normalmente. Uma jovem estudante entrevistada disse ter lido numa só viagem 96 páginas de um livro. Fiquei surpreso de saber que tantos anos depois e mesmo na geração smartphone, há pessoas jovens buscando aproveitar o tempo disponível para ler, estudar e aprender. É quase inevitável que essas pessoas não ocupem os melhores lugares nas empresas e que não alcancem os seus objetivos.

A antiga MTV Brasil exibia uma vinheta que dizia: “tédio, confusão, burrice e conformismo. Desligue a televisão e vá ler um livro”. Destaco a última frase e cito ainda outra vinheta, desta vez da Globo News: “quanto mais interesses você tem, mais interessante você fica”.

Um curso de pós graduação pode representar um aumento de 25% a 30% no salário e por outro lado, a falta de cursos no currículo pode significar a perda de uma oportunidade de emprego. No entanto, há excelentes opções de cursos online gratuitos disponíveis e engana-se quem pensa que eles não agregam valor ao currículo e à carreira. Profissionais que se dedicam a cursos como os oferecidos pelo site VEDUCA, FGV ONLINE ou DUOLINGO, só para citar apenas alguns exemplos, além de terem acesso à educação de alto nível, demonstram iniciativa, disciplina, determinação e sede de conhecimento. 

Se você já trabalha, a minha recomendação é que estude, aprenda, seja um profissional melhor a cada dia, e que justifique e valorize a sua posição e o seu emprego. Se estiver em busca de oportunidade, que seja um candidato altamente diferenciado nos processos seletivos. Em ambas as situações, sempre haverá oportunidades e é necessário estar preparado.

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento". (Albert Einstein)