Formosa, 11 de dezembro de 2009.

Joacir Soares d'Abadia[1]

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Irmãos e amigos obrigado por estarem aqui. Impulsionado pela necessidade sempre mais crescente em anunciar Jesus Cristo a todos os povos, escolhi como lema de Ordenação Diaconal o mandato universal de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15). Nos tempos atuais, meus amigos, são muitas as ideologias que ameaçam a vida humana seja no seu aspecto religioso, cultural, político e moral. Isso porque a vida está marcada pela secularização, globalização, relativismo, hedonismo e etc. Estas realidades que hoje tornaram inerentes ao homem moderno, refletem diretamente no comportamento humanitário levando o homem perder seus valores de uma forma banal.

Para que o homem possa voltar à sua integração faz-se necessário que ele tenha um ponto referencial. Esta referência, creio firmemente, ele poderá encontrar somente nos Evangelhos, os quais contêm a Boa Nova de Jesus Cristo, modelo de vida cristã.

Deste modo, o meu lema, citado anteriormente, leva-nos repensar nossa vivência de Cristãos, que muitas das vezes não expressa o que se aprendeu de Jesus.

A Constituição Dogmática "Lumen Gentium" diz que "Este mandamento solene de Cristo, de anunciar a verdade da salvação, a Igreja recebeu-o dos apóstolos para lhe dar cumprimento até aos confins da terra (cf. At 1, 8)" (n. 17). E São Paulo nos diz ainda: "Ai de mim se não evangelizar!" (1Cor 9, 16). "Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22, 27). Quero iniciar meu serviço agradecendo a todos pela presença.

Excelência Reverendíssima Dom Paulo Beloto nós vos agrademos por esta Ordem que nos conferistes. Agradecemos a Deus pelo dom da vida; aos benfeitores que ao longo da nossa caminhada tem nos ajudado em nossa formação vocacional; às Irmãs Colégio São José pelos estudos que nos dispensastes em nossa formação acadêmica e também pelo salão onde logo mais será nossa recepção; ao Movimento Serra tanto da Formosinha como aqui do Centro pelas orações e incentivo vocacional e, claro, pela organização da recepção; às Paróquias:

a)Cristo Rei;

b)Catedral;

c)São Sebastião.

Agradecemos ainda as Casas de formação com seus respectivos formadores: Seminário Menor Nossa Senhora d'Abadia (Formosa-GO); Seminário São João Maria Vianney (Goiânia-GO) e Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa senhora de Fátima (Brasília-DF).

Também agradecemos às pessoas, empresas e comunidades que contribuíram para que esta Celebração pudesse acontecer.

Ao clero e aos Seminaristas de nossa Diocese nossos sinceros agradecimentos. Bem como os padres que nos têm acompanhado em nossos Trabalhos Pastorais. Agradecemos todos os nossos professores... e também ao Coral da Catedral...

Aos nossos Familiares nossa eterna gratidão por tudo. Que Deus os recompense na eternidade.

Agradecemos, por fim, à Nossa Mãe Virgem Santíssima nos seus infinitos títulos. Que Nossa Senhora d'Abadia interceda sempre por nós!! Amém.



[1] Joacir Soares d'Abadia, foi Ordenado Diácono por Dom Paulo Roberto Beloto, no dia 11 de dezembro de 2009 na Catedral de Formosa_GO às 19h juntamente com Pedro N.