As comemorações do Bicentenário foram fantásticas, um dos atos marcantes foi à reabertura do Museu do Ipiranga que fica na cidade de São Paulo, foi totalmente reformado e merece caro leitor uma visita, nem que seja via youtube (https://www.youtube.com/watch?v=_isZIHQw4L0). Ficou fantástico e sua reabertura com o balé de drones, ficará para sempre na memória de todos, espero em breve visitá-lo.   

            A vida continua e a cidadania precisa ser exercida. Não há dúvidas, a melhor forma de exercer o papel de cidadão é pelo voto consciente e sem sua compra ou venda. Um de meus sonhos é ver as pessoas empenhadas, não para ganhar ‘grana’ no período eleitoral, mas, buscando ter um país, um estado e um município melhor, sem desigualdade. Às vezes é difícil viver em um país democrático, onde prevalece o individualismo e o ‘olhar apenas para o seu umbigo’. Na semana que passou, encontrei um grupo que ‘trabalhava’ para um determinado candidato, tiveram a ‘cara de pau’ em afirmar que faziam aquele ‘serviço’ por dinheiro e nada mais. Que pena, não tinha intenção em votar no referido candidato, mas, caso tivesse, teria perdido o meu voto.

            Infelizmente ainda temos milhões de cidadãos sem a conscientização do valor do seu voto que não tem preço, apenas consequência. Jesus do céu quanto tempo venho escrevendo ou falando sobre essa questão. A memória trouxe-me o ano de 1986, quando no colégio Mater Dolorum, em Capinzal SC, nas aulas de Educação Moral e Cívica e OSPB essa era uma das temáticas, portanto, faz 36 anos que estamos nesta luta de conscientização, entre acertos e erros. Entretanto, não se deve esquecer: ainda vivemos num país com grande desajuste socioeconômico, aonde há políticos especializados na ‘arte da politicagem’, sendo sua função/profissão viver desta artimanha, pois atualmente os salários e os ‘penduricalhos’ são altíssimos!

            E, aqui novamente escrevo sobre eleição e o pleito de dois de outubro, falta pouco mais de quinze dias, onde estarei desempenhando meu trabalho voluntário, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, como Presidente de Seção, função da qual tenho orgulho em ser fiel cumpridor há mais de trinta anos.

Amigo leitor, não deixe para a última hora, escolha seus cinco candidatos e torne, na urna, o seu voto valioso! Faça sua ‘cola’ e com honra e vontade vote com consciência. Sei que muitos estão fartos e cheios com os políticos e até com o ‘voto’, são muitos que encontro e afirmam não querer ouvir sobre ‘política’, dizem sentir ‘nojo e náuseas’ (confesso às vezes ter estes sintomas), contudo, verdade seja dita, a democracia e a liberdade de expressão sempre serão os melhores caminhos.

Tenha cautela nestes últimos dias, sobretudo com pesquisas ou manipulações enganosas. Busque a sinceridade, prudência, luz, discernimento e clareza para não atribuir a ‘falsos cordeiros’ o destino de seu país, estado ou município. Pense nisso: em nosso país, o Poder Legislativo tem uma força fantástica para pressionar as mudanças, mas, isso vai depender de quem vamos colocar no Congresso Nacional (Senador e Deputado Federal) e nas Assembleias Legislativas (Deputado Estadual). Outra questão importante, caso seu candidato seja vencedor, não deixe de acompanhar e cobrar as suas promessas de campanha.

Que Deus e os bons espíritos nos inspirem e nos guiem.

Até o Próximo!