Sabemos pouco sobre estas forças públicas, de extrema importancia na proteção e preservação da integridade territorial.

Eles apresentam  grandes esforços e valiosos para subguardar a lei, e respeitar os valores da soberania nacional.

 São Forças ditas Especiais da Direção Geral de Controle do Terretório Nacional, raramente que se fala desta força de segurança, e da proteção territorial, desempenham um missão especial para lutar contra o trabando e trafigo de drogas e intropecentes.

As noticias da TV marroquina sobre esta forças dito policiais, membros desse esquadrão da Diretoria Geral de Segurança Nacional, eles são la linha da frente para lutar contra a violência e terrorismo, na frente para desperdiçar estas celulas que constituem umperigo para o país e a ordem social, política e económica, "missões difíceis" contra a ameaça do dentro e de fora das fronteiras.

Grupo secreto no eixo do sistema

Algumas ocasiões podem ser oportunidades para conhecer esta força militar e policial, uma vez aproveitada no seu tempo, houve momentos em que a Tv mostra este grupo policial, armada de forma repetida, mas com  as portas fechadas, dentro da administração da Direção Geral de Segurança Nacional.

Raramente que as portas se abertem, o que leva a perguntar sobre "a importância deste grupo de intervenção policial, nos casos bem definidos, caracterizados perigosos e urgentes".

Ultrapassar os portões desta instituição de segurança pública e da proteção territorial, não é algo facil, os segredos e a atenção são poucos critérios a ter na hora de levantar algo  sobre estas forças de segurança, compostas de diferentes fileiras, objetivo responder as questões  numa demonstração  cidadão, e no clima da segurança nacional.

Esta missão atribuída a esta força especial, indisponsável no conexto da proteção da integridade territorial, lembra o rol dos mártires que sacrificaram suas vidas, com reconhecimento e apreço pelos esforços em troca manter a ordem e a segurança dentro e fora dessa terra natal, cujos cidadãos sob suas diferentes faixas etárias contribuem nos corredores e nas colméias .

Muitas perguntas podem ser levantadas, mas as respostas devem ser dadas quando assiste uma operação de  larga escla contra os crimes organizados, envolvendo mulheres e homens, cujas vidas a preservar no contexto da legalidade e legitimidade nacional e internacional.

Heróis da Guerra contro os Terroristas

Qualquer olho que enxerga não pode deixar de ver este grupo. Agente com caracteristicas e detalhes, forte estrutura física, habilidades extraordinárias,  denomindado "força especial", ou estrelas do país. Tratados no corredor diante dos crimes organizados, praticados segundo diferentes ângulos, seja dentro ou fora das fronteiras.

Mesmo sem definir outras parte desta força, simulações das operações mostram o papel desta força face ás equipes antiterroristas e do crime organizado, anota-se a prevalência do ambiente privado desta "Força Especial", participação nos atos de terrorismo como no caso  do terrorismo do Marrakech, ou do trafigo internacional de drogas e cocaína, proveniente da América latina, Brasil, Colombia e outros.

A sensibilidade da missão do grupo faz crer que este grupo compostos de diferentes categorias de policiais, nível especial e intelegência, estilo marroquino, envolve outras questões, sendo preparado para as missões especiais.

Seus equipamentos e uniformes, os destinguem, como estrutura de unidade da defesa especial, e territrial, caso   do "Saara Marroquino", constituem atores para preservar a soberania do país e respeitar a lei de sul ao norte.

 "Elite da Elite" da policia especial

Esta "Força Especial", policia encarregada para lutar contra as drogas e outros crimes, além de questões de segurança nacional, que os atribuem este título de "elite da elite", um esquadrão de segurança, altamente treinado para executar tarefas extremamente perigosas.

Esta unidade, fazendo parte contra os sangrentos ataques de Casablanca, 16 de maio de 2003, ligados ao terrorismo e ao crime organizado, tal estrutura denominada "Dasti", tem rol que diz respeito ao "Saara Marroquino", mantendo elementos treindados de forma especial para combater o terrorismo e crime organizado. São equipes multidisciplinares, compostos dos franco-atiradores, penetração e escalada de cordas, desmantelamento de explosivos e outros encarregados de proteger personalidades.  Além de outras missões especiais como combater o terrorismo, prender terroristas e rastrear seus movimentos.

Esta equipe, dito esquadrão preparado com altas competências físicas e técnicas são o mínimo, para a intervenção e manusear armas e equipamentos de alta tecnologia.

No lado logístico, a força tem diferentes equipamentos de penetração e armas muito sofisticadas, carros "4X4" e outros veículos blindados à prova de balas, têm escadas com mais de 9 metros de comprimento, além de habilidade para controlar e lidar com armas.

Tal unidade, na maioria das vezes, foi encarregado de operações precisas. No âmbito da coordenação com a Diretoria Geral de Segurança Nacional, apoiando ações importantes em relação a outros serviços de segurança durante missões especiais.

Suas tarefas são confiadas, para intervir e deter os traficantes de drogas, os mais perigosos e interferir em operações de grande sensibilidade, que exigem eficácia e rapidez.

Esta força opera também, em coordenação com o braço judiciário da Direção Geral de Controle do Solo Nacional, do Escritório Central de Pesquisa Judicial, mas estar afiliado directamente. Como "Basij" visa o trabalho de campo, proteger o território e as instituições governamentais contra eventual risco.

Fianlmente, a lembrar no seio deste grupo, o trabalho do elemento feminino presente de maneira forte, a Direção Geral para o Controle da Sujeira Nacional, atualmente está em processo de treinar um grupo para ingressar na unidade. Tal  grupo é composto por elementos altamente treinados e experientes, para envolver o grupo regular de artes marciais e de tiro com arco.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat- Marrocos