Agências de viagens focam na terceira idade

Por Camila Oliveira | 29/08/2013 | Economia

Uma companhia de viagens criou um programa de pacotes turísticos para o público da terceira idade. Com tempo livre maior, pessoas com mais de 60 anos representam 13,2% dos clientes de uma das maiores empresas do setor de turismo. Os planos conciliam melhores preços nos pacotes para idosos em tempo de baixa temporada ao destino desejado, quando o volume de turistas é menor. Segundo a agência, eles costumam viajar, ao menos, uma vez por ano.

Ao contrário do que se pode imaginar, os destinos dos mais experientes não são cidades tranquilas. Muito pelo contrário. A companhia revela que a preferência de compra é por lugares mais agitados, como os pacotes para Disney, por exemplo. "Hoje em dia, eles têm predileção pelas localidades que ofereçam atrações durante o dia e a noite e que possam ser curtidas com a família, os amigos ou o companheiro", explica a operadora.

Um dos exemplos de senhores que gostam de movimento é Osvaldo Guerreiro, 64, que visitou a Disney pela primeira vez, acompanhado da genra Ana Paula de Carlos Vale e dos netos. “Gostei de tudo, nunca tinha visto algo assim”, diz Osvaldo sobre o parque, que tem os brasileiros na quarta posição entre o volume de turistas estrangeiros que o visitam.

O parque da Disney, assim como outros diversos destinos tem se adaptado a pessoas com necessidades especiais, como é o caso de alguns idosos. É tendência a interação e a preocupação em proporcionar conforto e diversão na mesma medida a todos, sem distinção.