Com o encontro marcado com o Santo Padre para julho, no Rio de Janeiro, fiéis começam a se mobilizar para a viagem 

Considerado o maior encontro global entre os jovens e a santidade máxima da igreja católica – O Papa, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 irá reunir no Rio de Janeiro, mais de 2 milhões de fiéis de cerca de 150 países. 

O encontro, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho têm movimentado os guichês de rodoviárias e companhias aéreas. Visitantes vindos dos estados mais próximos do Rio estão se mobilizando por conta própria para organizar a viagem, enquanto algumas agências de viagens estão criando pacotes para atender aqueles que preferem deixar a compra de passagens e hospedagem por conta de profissionais especializados. 

O foco dos agentes são, principalmente, os idosos que pretendem assistir à missa do Pontífice na Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo. Por isso, os roteiros incluem desde uma visita rápida, com saída do Rio de Janeiro ou da capital de São Paulo, para o local da celebração, até viagens de ônibus ou avião que incluem hospedagem e transporte no dia da celebração religiosa no Santuário Nacional. 

Os pacotes turisticos com destino à Aparecida têm saídas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A maioria deles inclui passagens de ônibus ou avião, hospedagem em hotel com café da manhã, traslados para as missas e viagem de volta.