AFINAL, EU SOU DA DIREITA OU DA ESQUERDA?

 

Neste ensejo de acirrados debates políticos, não obstante jamais ter-me filiado e sem pretender nunca me filiar a qualquer partido político, por absoluta falta de vocação, eu venho discorrer sobre qual dos dois lados eu me posiciono, como cidadão singelo que sou.

Completamente alheio a quaisquer cartilhas políticas, contento-me apenas em cumprir com o meu dever cívico, comparecendo às urnas para a escolha do candidato que se me apresente como portador da maior honestidade possível (1Tm.2:1,2). Assim procedendo, obedeço também ao imperativo do Senhor: “Disse-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Mc.12:17)

Ora, num almoço frugal encontrava-me acompanhado de um eminente membro sindical, esquerdista da velha guarda (também não sou filiado a nenhum sindicato), quando, lá pelas tantas, disse-me ele que estudou meu perfil e chegou à conclusão de que eu sou um “indivíduo da direita”…

Intimorato, recebi esta declaração do nobre membro e, intimamente, rendi louvores ao nosso Deus, porquanto foi Ele quem me colocou à direita; e à destra me faz perpetuar. Com efeito, regozijo-me em realidades deveras maravilhosas, das quais destaco as seguintes:

Nas solenidades mil, o rei fica à direita do presidente da república, que fica à direita do governador, que fica à direita do prefeito…

O Regulamento das Forças Armadas estabelece que, quando dois militares caminham juntos, o superior hierárquico deve posicionar-se à direita do subalterno. A inversão desse posicionamento, por parte do militar de menor patente, imputa-lhe inocultável desonra.

Por sua vez, as Escrituras Sagradas revelam-nos que “O coração do sábio o inclina para a direita, mas o coração do tolo o inclina para a esquerda.” (Ec.10:2); e, no porvir glorioso, as ovelhas (crentes no Senhor Jesus Cristo) ficarão à direita de Jesus (Mt.25:33,34), que está à direita de Deus Pai (Sl.110:1; Mt.22:44; 26:64; Mc.12:36; 14:62; 16:19; Lc.20:42; 22:69; At.2:25,34; 7:55,56; Rm.8:34; Ef.1:20; Cl.3:1; Hb.1:3; 8:1; 10:12; 1Pd.3:22), e receberão esta culminante palavra de amor: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt.25:31-46)

Concluo dizendo que, no prazeroso cumprimento do meu dever cívico, diante da opção de ser um “indivíduo da direita ou da esquerda”, opto então por não me posicionar em nenhum dos dois lados, porque o meu anelo é ver, sem quaisquer preconceitos políticos, um governo absolutamente probo e transparente, seja de que lado for. Aliás, a bem da verdade, quero aqui deixar registrado, que os dois maiores prefeitos da história de minha amada cidade, que conta cento e nove anos de emancipação política; sim, os dois maiores prefeitos de toda a história da minha cidade, na minha humilde opinião, foram valorosos “políticos da esquerda”.

Diante do exposto, reitero que não rezo nenhuma cartilha política, porquanto o meu alvo é outro; meus olhos estão fitos numa Pátria mui distante daqui: “Mas a nossa Pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fl.3:20). Amém!

 

Lázaro Justo Jacinto