INTRODUÇÃO 

O presente trabalho é uma síntese das observações de todas as atividades realizadas durante esses quatro anos de curso desenvolvido no Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu, na turma do 4º ano de Agroecologia. E tem como objetivo apresentar o estudo e a realidade que vivenciei durante esta trajetória. Portanto, a princípio destacam-se estes principais conteúdos:

- Agricultura orgânica- termo utilizado para a produção de alimentos que não adotam o uso de produtos químicos, e com base nesse contexto também foi estudada a história da agricultura orgânica desde seu nascimento até os dias atuais, sua finalidade e origem.

- Olericultura- estuda a horticultura bem como as hortaliças, compostos orgânicos para os cultivos das hortaliças, cobertura morta, rotação de culturas etc. Para a obtenção de um bom resultado na implantação da olericultura em uma área agrícola é essencial que o produtor se adapte as praticas da instalação, ao meio ambiente, as condições de higiene pessoal, a qualidade da água usada na irrigação e no preparo, métodos para controle de pragas, e o controle do uso de produtos químicos na adubação e no combate das pragas e doenças.

- Manejo e conservação do solo e da água- O principal objetivo do manejo e conservação do solo é propiciar um estado aproveitável à produção socioeconômico estabelecendo um trabalho de boa qualidade beneficiando o homem e a natureza.

- Adubação verde- A adubação verde resume-se no uso de plantas em rotação ou consórcio com as culturas de proveito socioeconômico. O agricultor precisa obter os conhecimentos técnicos e científicos em relação ao cultivo da adubação verde para possibilitar não somente o desenvolvimento de uma agricultura mais tecnificada, mas também a recuperação de locais degradados pelo intensivo, e o melhoramento das propriedades do solo. Ela favorece tanto ambientalmente quanto economicamente, pois reduz os custos de produção com o uso de fertilizantes químicos e melhora as propriedades do solo, além de reduzir o ataque de pragas e doenças, sendo um meio alternativo para os produtores rurais que se dispõem de poucos recursos financeiros tratar suas plantações.

Esse processo oportuno, pelo qual tive a oportunidade de momentos de aprendizagem, permitiu-me analisar contextos diferentes, concedendo-me bases para fazer interferência sendo razões de uma grande experiência prazerosa a qual acrescentou muito na minha formação como técnica em Agroecologia.