O airsoft é um esporte que vem crescendo em diversos países. Sua prática consiste em simulações extremamente realistas de combate armado moderno. Se usa armas de pressão, que são réplicas fieis de armas reais, o que aumenta ainda mais o realismo. O único equipamento obrigatório para a prática do airsoft é o óculos de proteção, porém é extremamente importante usar outros equipamentos de proteção para o corpo. A munição usada se trata de pequenas esferas de plástico chamadas de BBs que possuem 6mm de diâmetro.

As armas de airsoft, assim como as armas reais, existem nos mais variados tipos, tamanhos e pesos. Elas podem possuir um mecanismo elétrico (AEG), a gás (GBB) ou de molas. Podem ser pistolas de airsoft, fuzis, sub-metralhadoras, snipers e shotguns. Na hora de comprar uma arma de airsoft, é muito importante considerar para que tipo de partida você vai usar, qual o estilo de jogo você pretende seguir, entre muitos outros fatores. Para quem é novo no airsoft é extremamente aconselhável que estude muito o esporte antes de começar a praticá-lo. Use a internet para pesquisar as coisas mais básicas. Vá em uma partida para assistir e conheça jogadores mais experientes que poderão lhe ajudar e guiar no começo.

Voltando a falar das armas de airsoft, elas são de pressão e possuem três tipos de funcionamento diferentes. As armas AEG (elétrica, sigla do inglês automatic electronic gun) são as mais comúns, geralmente fuzis e sub-metralhadoras, elas possuem uma bateria interna que precisam ser carregadas, mas o seu custo de uso é muito pequeno. Um motor elétrico é usado para o disparo, que tem um alcance preciso de aproximadamente 20 metros. As armas GBB (gás, sigla do inglês gas blow back) são geralmente pistolas. O gás e a munição são armazenadas no carregador. O gás precisa ser abastecido antes de uma partida, e periodicamente , se for uma partida prolongada. Existem também armas de maior porte que usam o mecanismo a gás, mas essas são raras e caras. As armas de mola são mais antigas e menos efetiva, porém as snipers e shotguns usam esse sistema, e conseguem alcançar uma potência e precisão consideráveis.

Lembre-se de que uma arma de airsoft não é um brinquedo. Sua aparência é extremamente parecida com armas reais, porém o seu mecanismo é completamente diferente, impossibilitando a conversão para o uso de munição real. Use a sua arma de maneira inteligente e cuidadosa, e somente em partidas, e se divirta praticando o airsoft!