Aprende-se nas aulas de metodologia de pesquisa científica, que qualquer afirmação precisa ser devidamente comprovada antes de ser levada a sério. Isso ocorre em bons cursos de graduação e também de pós-graduação. Quando uma autoridade faz afirmações sem nenhuma base científica, coisa de tiozinho em dia de churrasco, as coisas podem se tornar um problema.
A afirmação do ministro da educação, evidentemente não foi fundamentada em uma pesquisa científica em que o pesquisador, um psicólogo, sociólogo ou antropólogo, utilizou uma amostra significativa de jovens homossexuais e de heterossexuais, fazendo entrevistas em profundidade com cada um dos participantes.
Além disso, seria de grande relevância para a compreensão do problema estudado, estabelecer quais seriam os padrões de ajuste familiar. O conceito é muito abrangente e pode ser influenciado por variáveis como: valores éticos e morais, cultura, religião, nível sócio econômico, ideologias etc.
Pais frequentadores assíduos de cultos evangélicos, como a família da Flordelis, poderiam até pouco tempo, ser considerados como ajustados. Hoje parece que há dúvidas quanto a isso.
Famílias sem nenhuma religião podem ser consideradas como desajustadas ou a informação é irrelevante?
Pais separados, mas com um bom relacionamento, seriam desajustados ou não?
Feito isso, os resultados seriam analisados afastando-se o pesquisador de sua visão de mundo, identificando se realmente o desajuste familiar tem alguma relação com a orientação sexual dos indivíduos.
Como o ministro fez mestrado e doutorado, deveria ter o mínimo cuidado ao fazer esse tipo de afirmação sem base em pesquisas sérias e apenas fundamentada em achismos. A impressão que fica, é que sua dissertação de mestrado e tese de doutorado, não passaram pelo crivo de verdadeiros cientistas.
À guiza de mero palpite, posso dizer para a turma do churrasco, que as duas variáveis (orientação sexual e desajuste familiar não se relacionam), pois conheço pais ajustados que tem filhos adolescentes homossexuais e também, pais "desajustados" com filhos heterossexuais.