ADOÇÃO: UM ATO DE AMOR

 

Anne Karoline Castão[1]

Debora Nogueira da Silva[2]

 

RESUMO

A adoção é uma maneira de proteger e da uma nova oportunidade de transformar a vida de crianças e adolescentes em abrigos. Mostrando quais são os direitos o poder assegura aos que estão sobre estes que estão sob custódia da justiça, a adoção é  importante para haver a possibilidade de os mesmo terem um futuro cheio de oportunidades. A psicologia é uma grande aliada deste processo, por meio dela se dá as avaliações e os destinos de cada abrigado, é necessário à ajuda ainda de toda uma equipe multidisciplinar que auxilia os mesmo em outras atividades. Para abordar o tema será usado artigo com enfoque na área e consulta a leis que garante os cuidados dignos como um direito humano. O estudo foi desenvolvido com aplicação de um projeto à campo como método para a construção do que se pretendeu pesquisar.

Palavras chave: Adoção. Psicologia. Afeto.

ABSTRACT

Adoption is a way of protecting and giving a new opportunity to transform the lives of children and adolescents into shelters. By showing what rights power assures to those over who are in the custody of justice, adoption is important for them to have a future full of opportunities. Psychology is a great ally of this process, through which it gives the evaluations and the destinies of each sheltered, it is necessary to the aid of an entire multidisciplinary team that assists them in other activities. To approach the topic will be used article with focus on the area and consultation of laws that guarantees the dignified care as a human right. The study was developed with the application of a project to the field and also a bibliographical research as a method for the construction of what was intended to be researched.

Keywords: Adoption. Psychology. Affection.

[1] Graduando em Psicologia pela Faculdade de Sinop – FASIPE

[2] Graduando em Psicologia pela Faculdade de Sinop – FASIPE

INTRODUÇÃO

Neste artigo iremos mencionar a importância do ato de adotar, salientando o quão importante é esse processo, como ele ocorre e quais são os direitos e deveres de quem adota uma criança ou adolescente, suas responsabilidades entre outros itens que os mesmos necessitam.

O processo de adoção não é fácil, porque às vezes demora algum tempo para conseguir a guarda que a família tanto almeja, e quem é adotado necessita de todo um amparo da família para poder ter um bom convívio afetivo e psicológico no âmbito familiar.

Adoção necessita ser um ato de amor, não um ato de obrigação ou até mesmo por dó, para querer adotar é necessário se sentir tocado em querer amar alguém que muitas vezes nem sequer viu na vida. Porque quer ajudar o próximo e se sente satisfeito em querer vê-lo satisfeito e feliz.

Ainda há pessoas que tem um certo receio em querer adotar alguém porque tem medo e não quer ter contato com toda a burocracia que existe para adotar uma criança ou adolescente.

Já há aqueles casais em que lutam muito para conseguir a guarda e ter sua tão sonhada família, com seus filhos adotivos e seus filhos biológicos, e suas famílias vivem naturalmente, tendo um convívio tranquilo e favorável.

Foi realizado uma dinâmica em que foi possível observar que os adolescentes realmente cuidariam bem e zelariam se tivessem um novo membro da família em suas casas. A dinâmica do balão mostrou aos mesmos que se eles realmente amam alguém, irão cuidá-los e amá-los independentemente das circunstâncias em que estão vivenciando sejam elas boas ou ruins.

Portanto, adoção é um ato de amor e solidariedade por alguém, lembrando que esse amor precisa ser conquistado diariamente por quem irá adotar, para que a criança ou adolescente não se sinta rejeitada ou frustrada com a ausência afetiva que está havendo em sua família.

Adoção no Brasil

A adoção é um processo legal no qual permite integrar um novo membro a família, que depende de um poder judicial, consentimento dos pais biológicos e vários outros fatores que são avaliados para garantir que a criança ou o adolescente irá viver de forma digna seus direitos. Antigamente a adoção era vista como uma forma de consolar famílias que não podiam ter filhos, a realidade atual mostra que não é mais dessa forma, as famílias fazem para cuidar, proteger e amar o adotando, o que torna muito mais fácil trabalhar a afetividade e o desenvolvimento do mesmo.

Em um processo de adoção é muito importante uma avaliação e entrevista com um psicólogo da Vara da Criança, para avaliar e saber as intenções da família interessada em adotar. É um processo um pouco lento e bem avaliado, pois se trata de uma vida. Existem leis que protegem e garantem ao adotado que ele será inserido em uma família na qual o ame. A garantia de uma adoção correta se dá pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela Lei 8069 de junho de 1990 e da Nova Lei da Adoção, Lei 12.010 de agosto de 2010.

É muito importante a entrevista para que o psicólogo possa avaliar e saber o perfil da família se assim condiz com as necessidades da criança ou adolescente, todos os processos antes da adoção são avaliados para que os mesmo possam ter uma vida “normal”, sem traumas, revoltas, ou ate mesmo sofrer algum abuso ou agressão.

O acompanhamento psicológico deve ser continuo para garantir o bem estar psíquico do adotado por toda sua vida, garantindo não ter traumas e estar vivendo de maneira feliz e digna. Afinal são pode ser levado em conta apenas as condições físicas que os possíveis pais possam dar.

A adoção deve ser vista como uma medida protetiva, visto que são crianças abusadas, abandonadas, que sofrem e precisam de uma esperança e uma nova oportunidade para ser feliz. No Brasil têm em média 7 mil crianças para adoção, segundo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Cadastro Nacional de Adoção (CNA). E o número de famílias e casais que querem adotar passa de 30 mil.

Apesar de ter muitos querendo adotar uma dificuldade encontrada ainda é a adoção por crianças mais velhas, com problemas de saúde, físico, mental, apesar de assim mesmo serem a adotadas mesmo que menor quantidade. Campanhas sempre são realizadas para incentivar e garantir que tenham a mesma oportunidade de ter uma nova família que a cuide. Considerando que a eles tem preferência por crianças com menos de um ano, porém quase 90% tem 5 anos ou mais.

PROJETO: BALÃO ADOTIVO

Realizamos uma dinâmica na qual as crianças levaram um balão para casa, com o objetivo de cuidar como se fosse um irmão adotivo, um novo membro da família, por isso avaliamos as experiências. De acordo com o que foi observado na intervenção foi possível analisar que os participantes gostariam de terem um irmão adotivo, até mesmo porque eles cuidaram muito bem de seus balões.

Mencionaram o quão importante são suas famílias e que mais um componente seria realmente bem vindo a família, e não teriam nenhum problema ao inseri-lo e integrá-lo no ambiente em que estão residindo.

Até mesmo porque os adolescentes da comunidade em que nós aplicamos o projeto são muito carentes, e como gostam de carinho e muito amor não enfrentariam nenhuma dificuldade ao ter mais um membro da família.

Geralmente o processo de adoção não é fácil, até porque precisam averiguar qual família será mais viável para cada família que almeja adotar. As vezes esse processo demora um tempo maior, porque precisam averiguar vários dados da família e tudo mais, sem contar que existe uma parte muito burocrática.

Esperar para que a guarda do tal almejado filho chegue, pode levar meses ou anos, dependendo do caso. E isso acaba gerando ansiedade na família, pois, realmente aguardam ansiosos a chegada do novo membro familiar.

Os abrigos servem para que essas crianças ou adolescentes esperam até que sejam adotados e tenham uma família para amarem e se sentirem amados, pois adoção é um ato de amor.

Sendo que nos abrigos os mesmos têm tudo que têm por direito, educação, lazer, alimentação saudável, moradia, higiene pessoal, vestimentas, calçados, fisioterapeuta, dentista, horários determinados para tudo, dia de pizza, dia do cachorro quente, enfim, tudo que necessitam para viverem bem.

O que realmente essas crianças e adolescentes necessitam são um investimento afetivo muito grande e a capacidade de acolhimento, para que se sintam satisfeitos por estar naquele ambiente familiar e não se sintam excluídos mesmo estando no seio familiar.

É importante ressaltar que a criança ou adolescente for adotado terá os mesmos direitos perante as leis como os filhos biológicos, isso é de extrema importância porque a partir disso os mesmos irão se sentirem valorizados e motivados a estarem juntos entre seus irmãos e se unirem mais.

            Portanto, os mesmos exigem cuidados e atendimentos especiais, assim como os demais filhos, necessitam de ter muita confiança para que se sintam acolhidos e em casa.

ADOÇÃO E PSICOLOGIA

Visto que a prioridade de uma adoção seja cuidar e garantir o bem-estar do adotado, alguns tribunais permitiram a adoção por casais homoafetivos, mesmo que não tendo nenhuma legislação falando sobre. O importante é a forma de cuidar e não o gênero que vai cuidar, seja homens ou mulheres.

A psicologia tem um papel de extrema importância na adoção, devido um momento de muitas emoções e adaptações. É normal que a criança ou adolescente fique estressada, grite, queira agredir, os pais precisam saber lidar e entender que é comum essas reações no começo, por isso devem estar todos passando por acompanhamento relações do dia a dia vão se amenizar.

Para que realmente ocorra o processo de adoção a decisão precisa ser tomada pelo casa, ou o homem e a mulher que forem adotar, sendo que todo esse processo precise ser avaliado e planejado para que a criança ou o adolescente realmente se sinta acolhido na nova família em que está sendo inserido.

Precisa ser feito todo um preparo antes da chegada dos mesmos, para que no momento da chegada a família já estar ciente da chegada de um novo integrante. Sem contar que com a chegada de filhos adotivos o ambiente familiar deve ter afeto e amor sem medidas para poderem se acolher, nesse momento tão fundamental e imprescindível para quem está chegando à família. Onde tudo é novo, família, regras, crenças, valores, é uma longa fase de adaptação.

Temos como exemplo de estagio de psicologia em abrigos como no de Sinop-MT, O Centro Social M.J de Sinop é uma entidade sem fins lucrativos, localizada no município de Sinop, Estado de Mato Grosso, às margens da BR 163, Km 815. Foi fundado em 1987 com o surgimento no município de crianças abandonadas por suas famílias.

Na busca de acolher tais crianças, foi firmado um convênio entre a Mitra Diocesana de Sinop e a extinta FUNABEM para a construção de infra-estrutura básica em uma área (chácara) da Mitra Diocesana de Sinop. As casas foram construídas também com a participação da comunidade através de trabalho voluntário com o objetivo de abrigar temporariamente as crianças até que pudessem retornar para suas famílias ou serem adotadas, dependendo cada situação.

A entidade teve sua gestão através de casais voluntários do grupo "Encontro de Casais com Cristo – ECC" e atualmente é administrada pela ADESTEC – OBRA PADRE PIO e tem sua atuação norteada pela doutrina  da Igreja Católica, Apostólica Romana.

A instituição tem acolhida em média 30 crianças de 0 a 12 anos que foram abandonadas por suas famílias ou afastadas das mesmas por ordem judicial, devido a maus tratos, violência física, psicológica ou sexual e também órfãos. Em média 80 crianças são atendidas ao ano.

Com o aumento considerável do número de crianças, principalmente aquelas afastadas por ordem judicial, tornou-se necessário institucionalizar o então “abrigo/orfanato” sendo fundado oficialmente o Centro Social M .J de Sinop no dia 02.08.1990.

Ao chegarem à entidade, as crianças trazem consigo uma história de vida com traumas, tristeza e sofrimento; na instituição recebem os cuidados básicos de alimentação, saúde, educação e acima de tudo respeito e carinho.

As crianças acolhidas no Centro Social recebem atendimento diário através de uma psicopedagoga. As crianças a partir dos 6 anos estão matriculadas no ensino fundamental, freqüentando escola, no restante do tempo permanecem na entidade realizando as tarefas educacionais complementares e participando de atividades de lazer e cultura.

A manutenção mensal da instituição e a origem de recursos para a reestruturação da entidade se dá através de: convênio com a Prefeitura Municipal de Sinop; doações de instituições; termos circunstanciados via judicial e principalmente doações da comunidade em dinheiro ou bens de consumo.

Baseados no Plano Diretor já foram totalmente reformadas as duas casas de moradia, a cozinha-refeitório-lavanderia, a criação de um espaço de recreação ao ar livre juntamente com a edificação de um Centro Pedagógico e a construção de um centro de múltiplo uso para atendimento médico, religioso, psicológico, etc.  Também foi construído um novo playgraud.

No Centro Social M. J há um esforço coletivo em proporcionar às crianças um ambiente propício ao compartilhamento da alegria de viver, a seqüência da formação educacional com qualidade, a inserção digital e consequentemente o preparo completo para uma vida normal visando o retorno, se possível, das crianças ao seio de suas famílias ou em último caso a inserção em uma nova família mediante adoção. Busca-se assim que as famílias (naturais ou adotivas) tenham em seus lares filhos preparados para a convivência familiar e social.

CONCLUSÃO

O processo de adoção é um ato muito bonito, pois, ajudar alguém sempre é bom, ainda mais ajudar alguém que necessita de tanto amor e carinho.

Com base na intervenção e nos estudos realizados foi possível perceber que muitas crianças e adolescentes são adotadas, mas há pessoas que ainda tem um certo receio com medo de que não irão conseguir e acabem desistindo sem mesmo terem tentando.

Aos casais que tentam, acabam vencendo e ganhando a guarda que tanto almejavam, o mais importante é que quem é adotado se sente revigorado e satisfeito porque alguém os escolheu da maneira como ele realmente é.