FACULDADE TECSOMA

Administração de Empresas

 

 

 

 

 

 

Cristiane Lopes de Souza

Roseni J. G. Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO: Descrição de um sistema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paracatu

2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO.. 4

 

2 A ORGANIZAÇÃO PESQUISADA.. 5

 

2 DESCRIÇÃO DO NEGÒCIO.. 6

 

3 DESCRIÇÃO DO  SISTEMA.. 7

3.1 Sistema em termos de entradas, processos e saídas. 7

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.. 9

 

REFERÊNCIAS.. 10


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho descreveremos um sistema de informação usado por uma organização e faremos um breve comentário do negócio exercido, com ênfase as entradas, processos e saídas.

Foi utilizado  técnicas de pesquisa na Web para elaboração deste conteúdo.


2 A ORGANIZAÇÃO PESQUISADA

A empresa pesquisa na Web, como trabalho foi proposto, é a ITAMBÉ que trabalha no processamento de leite e produção de seus derivados.

 Empresa há mais de 60 anos no mercado se tornou a maior cooperativa de lácteos do país e conta com 31 cooperativas que congregam cerca de 8 mil famílias produtoras de leite. Todos os dias, esses cooperados enviam para as 5 fábricas da empresa cerca de 2,1 milhões de litros de leite, que são transformados em aproximadamente 152 produtos diferentes, agrupados em 13 linhas de produtos lácteos.

Faturando em média 2 bilhões de reais, a Itambé pode contar com aproximadamente 3,3 mil colaboradores, que ficam espalhados pelas fábricas de Sete Lagoas, Guanhães, Pará de Minas, Uberlândia e Goiânia e em dez centros de distribuição: Minas Gerais (2), Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Bahia. Há ainda operadores logísticos nos estados de Alagoas, Piauí, Maranhão, Pará, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


2 DESCRIÇÕES DO NEGÒCIO 

 

A empresa recebe o leite e o refrigera a uma temperatura entre 3º e 5º  conservando - o em silo térmico onde permanece estocado até  que seja enviado ao processo de  fabricação.

Todo o processo é feito através do sistema de informação (maquinas automáticas) sem nenhum contato manual, em condições e embalagens assépticas em máquinas de envasamento.

Ao final, existe ainda a etapa de degustação por especialistas, que só liberam o produto (através de informação de dados ao sistema) após certificar-se de que o padrão de qualidade Itambé foi alcançado.


3 DESCRIÇÕES DO  SISTEMA

 

3.1 Sistema em termos de entradas, processos e saídas

 

a)     entradas;

 

  • captação e análise do leite: A matéria prima é adquirida através de ordenha mecanizada e transportada pela empresa através de utilizando equipamentos e transporte adequado para essa finalidade ( caminhões com tanques térmicos).
  • dados: informações sobre o leite  (cor, sabor, aspecto) até exames microbiológicos, para assegurar a pureza do produto.

 

b)     processamentos;

 

  • resfriamento: Todo o leite recebido é refrigerado a uma temperatura entre 3° C e 5° C em silos isotérmicos de aço inox  

O leite é bombeado para o conjunto de pasteurização onde é pré-aquecido no pasteurizador de placas;

  • centrifugação: O Leite e enviado as centrífugas, com teor de matéria gorda mínima de 3,0%;
  • esterilização e resfriamento: O leite é bombeado ao conjunto de esterilização e é submetido a um tratamento térmico a 140 / 145 ºC, por um período de 2 a 4 segundos sendo refrigerado imediatamente a temperatura ambiente;
  • Envasamento ou embalagem: O envase é feito por máquinas, sem nenhum contato manual, em condições e embalagens assépticas em máquinas dosadoras automáticas.

c)     Saídas.

  • Estocagem:  O produto final é avaliado e após degustação e análise,  com o objetivo de assegurar a qualidade do produto, será estocado;
  • relatórios: informando as condições, validade e outras características importante sobre o leite , bem como quantidade produzida, pedidos e aspectos relevante para a administração da organização;
  • vendas: A empresa oferece como produto final leite integral, leite em pó, leite desnatado, bebidas láctea, queijo, requeijão, doce, margarina, manteiga, soro de leite e uma infinidade de derivados que são transportados em uma frota refrigerada e chegam em temperatura e condições ideais nos pontos de vendas.

 


  • 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O sistema de informação esta em todas as fases do processo da empresa, desde a chegada do leite à fábrica até a estocagem do produto final, com o objetivo de assegurar a qualidade do produto.

A qualidade e confiança são  motivos da conquista de um mercado  consumidor, exigentes e atento aos compromissos da empresa em todo o território nacional.

 

REFERÊNCIA

Conheça a Itambé/A empresa. Disponível em: <http://www.itambe.com.br/pagina/124/conheca-a-itambe---a-empresa.aspx>. Acesso em 27 fev. 2013.