ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO: Descrição de um sistema
Publicado em 30 de agosto de 2013 por ROSENI DE JESUS GONÇALVES
FACULDADE TECSOMA
Administração de Empresas
Cristiane Lopes de Souza
Roseni J. G. Silva
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO: Descrição de um sistema
Paracatu
2013
|
1 INTRODUÇÃO.. 4
2 A ORGANIZAÇÃO PESQUISADA.. 5
2 DESCRIÇÃO DO NEGÒCIO.. 6
3 DESCRIÇÃO DO SISTEMA.. 7
3.1 Sistema em termos de entradas, processos e saídas. 7
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.. 9
REFERÊNCIAS.. 10
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho descreveremos um sistema de informação usado por uma organização e faremos um breve comentário do negócio exercido, com ênfase as entradas, processos e saídas.
Foi utilizado técnicas de pesquisa na Web para elaboração deste conteúdo.
2 A ORGANIZAÇÃO PESQUISADA
A empresa pesquisa na Web, como trabalho foi proposto, é a ITAMBÉ que trabalha no processamento de leite e produção de seus derivados.
Empresa há mais de 60 anos no mercado se tornou a maior cooperativa de lácteos do país e conta com 31 cooperativas que congregam cerca de 8 mil famílias produtoras de leite. Todos os dias, esses cooperados enviam para as 5 fábricas da empresa cerca de 2,1 milhões de litros de leite, que são transformados em aproximadamente 152 produtos diferentes, agrupados em 13 linhas de produtos lácteos.
Faturando em média 2 bilhões de reais, a Itambé pode contar com aproximadamente 3,3 mil colaboradores, que ficam espalhados pelas fábricas de Sete Lagoas, Guanhães, Pará de Minas, Uberlândia e Goiânia e em dez centros de distribuição: Minas Gerais (2), Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Bahia. Há ainda operadores logísticos nos estados de Alagoas, Piauí, Maranhão, Pará, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
2 DESCRIÇÕES DO NEGÒCIO
A empresa recebe o leite e o refrigera a uma temperatura entre 3º e 5º conservando - o em silo térmico onde permanece estocado até que seja enviado ao processo de fabricação.
Todo o processo é feito através do sistema de informação (maquinas automáticas) sem nenhum contato manual, em condições e embalagens assépticas em máquinas de envasamento.
Ao final, existe ainda a etapa de degustação por especialistas, que só liberam o produto (através de informação de dados ao sistema) após certificar-se de que o padrão de qualidade Itambé foi alcançado.
3 DESCRIÇÕES DO SISTEMA
3.1 Sistema em termos de entradas, processos e saídas
a) entradas;
- captação e análise do leite: A matéria prima é adquirida através de ordenha mecanizada e transportada pela empresa através de utilizando equipamentos e transporte adequado para essa finalidade ( caminhões com tanques térmicos).
- dados: informações sobre o leite (cor, sabor, aspecto) até exames microbiológicos, para assegurar a pureza do produto.
b) processamentos;
- resfriamento: Todo o leite recebido é refrigerado a uma temperatura entre 3° C e 5° C em silos isotérmicos de aço inox
O leite é bombeado para o conjunto de pasteurização onde é pré-aquecido no pasteurizador de placas;
- centrifugação: O Leite e enviado as centrífugas, com teor de matéria gorda mínima de 3,0%;
- esterilização e resfriamento: O leite é bombeado ao conjunto de esterilização e é submetido a um tratamento térmico a 140 / 145 ºC, por um período de 2 a 4 segundos sendo refrigerado imediatamente a temperatura ambiente;
- Envasamento ou embalagem: O envase é feito por máquinas, sem nenhum contato manual, em condições e embalagens assépticas em máquinas dosadoras automáticas.
c) Saídas.
- Estocagem: O produto final é avaliado e após degustação e análise, com o objetivo de assegurar a qualidade do produto, será estocado;
- relatórios: informando as condições, validade e outras características importante sobre o leite , bem como quantidade produzida, pedidos e aspectos relevante para a administração da organização;
- vendas: A empresa oferece como produto final leite integral, leite em pó, leite desnatado, bebidas láctea, queijo, requeijão, doce, margarina, manteiga, soro de leite e uma infinidade de derivados que são transportados em uma frota refrigerada e chegam em temperatura e condições ideais nos pontos de vendas.
- 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O sistema de informação esta em todas as fases do processo da empresa, desde a chegada do leite à fábrica até a estocagem do produto final, com o objetivo de assegurar a qualidade do produto.
A qualidade e confiança são motivos da conquista de um mercado consumidor, exigentes e atento aos compromissos da empresa em todo o território nacional.
REFERÊNCIA
Conheça a Itambé/A empresa. Disponível em: <http://www.itambe.com.br/pagina/124/conheca-a-itambe---a-empresa.aspx>. Acesso em 27 fev. 2013.
