ADEUS “JORNAL A SEMANA”

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Este é o meu último artigo de opinião ao Jornal A Semana, semanário que deixará de circular na forma impressa. São vinte anos que semanalmente escrevia e cortar uma relação como essa, não é fácil! Quantos finais de semana foram passados tendo a preocupação com a escrita dos artigos aos nobres leitores deste Jornal! Na verdade, essa foi uma maneira que encontrei de manter vínculo com a Terra Natal, mesmo estando mil quilômetros de distância. Esse semanário fará parte de minha existência, serei grato por integrar essa equipe nestes seus vinte anos de existência!

            Preparei-me para esta edição de encerramento, tanto na escrita como emocionalmente. Obviamente que apesar da tristeza, a vida ensina que todo e qualquer ciclo precisa ter seu começo, o seu desenvolvimento, tento seus altos e baixos e, consequentemente haverá o seu fim, sendo assim, chegou este momento para o ‘Jornal A Semana’ que vai tendo a sua despedida. Desta forma, direi também o meu adeus, mas confesso que estou me despedindo com os olhos lagrimejados! Como cristão, mesmo na angustia, busquei uma inspiração bíblica para compreender esse momento de desligamento. As palavras do apóstolo Paulo: “combati o bom combate...” (2Tim 4,7). Esse versículo bíblico leva-me a entender que tive meu dever cumprido par com esse Jornal.

O combate que enfrentei junto com este Jornal foi o da coragem de expressar opiniões sobre temas variados, como: religião, política, sociedade, economia, família, educação, esporte, valores, ética e tantos! Alguns acabaram tendo grande polêmica, inclusive tendo críticas, mas, havia a consciência que o artigo de opinião expressa justamente àquilo que penso! Mas, em sua esmagadora maioria, os leitores gostavam e elogiavam os artigos!

Esse é um momento de agradecimento, especialmente para dois grandes amigos pelo convite, quando o semanário foi lançado, Frei Luizinho Marafon e Ademir Bellotto (in memoriam). Essas foram criaturas que acreditaram em meu trabalho e deram visibilidade para este que vos escreve. Também, atual direção deve ser agradecida na figura do Senhor Luiz Scarton e do Senhor Nadilce Dambrós, pois tive liberdade em publicar os artigos de opinião.   

Contudo, foi com o diagramador do Jornal, Douglas Varela, com quem acabei tendo maior comunicabilidade, pois em cada semana nos havia o envio do artigo. Confesso às vezes ter chegado à segunda-feira e não ter enviado a matéria, mas, de maneira gentil o Douglas cobrava. Todas as energias positivas a este diagramador e sucesso em sua profissão.

Um agradecimento muito especial é à leitora assídua, minha mãe Romilda que deverá sentir, pois aguardava com expectativa a chegada do Jornal na sua caixa de correio. Contudo, também deverá compreender que ciclos devem ser abertos e precisam ser fechados.

Quanto aos demais leitores, assinantes ou não, agradeço pela sintonia que mantinham conosco, sabendo que essa energia positiva foi o combustível que nos deu força para escrever mais de mil artigos, nestes vinte anos. Obrigado de coração a todos.

Este Jornal era com a Rádio Capinzal FM 102.3, para a qual também deixo minha gratidão. Sempre tive respeito desta emissora, principalmente ao solicitar leituras de alguns artigos. Para tanto, lembro-me de Jardel Martinazzo, Jorge Soldi, Marlo Matielo e Marines Varela, pois irão ficar em minha memória. Desejo a vocês e a toda essa emissora radiofônica de Capinzal, muito sucesso, rogando que Deus abençoe com prosperidade e avanço para que continuem fazendo dessa rádio o grande veículo de integração com a comunidade.

            A despedida não é fácil, sinto um nó na garganta, um aperto no coração, pois se trata de um ‘adeus’! A experiência de vida faz entender que ciclos devem ser encerrados, pois essa decisão foi pensada e refletida por toda a equipe deste semanário! Seja como for, o importante foi a sua existência, ousadia e coragem em ser um meio de comunicação impresso que chegou a muitos lares.

Não tenho dúvidas, como historiador que daqui alguns anos, muitos estudantes e acadêmicos de vários setores do Ensino Superior estarão fazendo pesquisas e buscando entender como foi atuação do Jornal A Semana em meio a gama social! A história é feita em cada dia, em cada espaço e este semanário tem sua trajetória demarcada em todo o Vale do Rio do Peixe!

            Adeus, meu querido Jornal A Semana, foi muito bom estar contigo durante este tempo de sua existência!

Busquemos a perfeição! Que a espiritualidade maior guie todos.