ADEUS ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Mais uma vez estamos encerrando um ano com o famoso jargão: adeus ano velho! Mas, como terminar um ano sem fazer a avaliação do que foi produtivo e trouxe alegria, mas também daquilo que proporcionou tristeza e amargura? Muitas podem pegar o caminho religioso e, fazer sua reflexão, alguns podem chamar isto de confissão; outros irão pelo caminho da luminosidade e da energia de tantos meios, inclusive da força cósmica! Queiramos ou não, teremos que afirmar que este será um ano velho, uma vez que em 31 de dezembro um novo ciclo se iniciará e com ele, dia 01 de janeiro, todos irão começar um ano novo!

Mas como ter um feliz ano novo? De boas intenções e desejos, o mundo anda cheio. Na verdade precisamos ter atitudes, diria, mudar algo na vida para que o ano que vai iniciar seja, de fato, um ano feliz, com expectativas de mudança e, quem sabe de prosperidade!

Lembrem-se: se continuarmos na mesmice do ano velho, o ano novo em nada irá mudar, mesmo que tenhamos mudança de presidente e de tantos outros subterfúgios externos. O que valerá será sua atitude frente à vida e aos seus problemas.

Vivemos do ‘eterno reclamar de tudo’! Parece que nada está bom e nada agrada! Mas, procure olhar o mundo em sua volta e perceba que há pessoas com muitos menos que você tem e elas são mais entusiasmadas!

Portanto, o feliz ano novo deve começar a ser preparado agora, não deixe para o dia 31, na virada do ano para ‘fazer de conta que este será um feliz ano novo’, pois, agindo desta forma, a felicidade não virá ao seu encontro!

Família, religião, trabalho, vida social ou afetiva podem contribuir, mas realmente conta é seu coração, o sentimento, a vida interior e o encontro que você terá com consigo mesmo!

É preciso parar de empurrar a vida com a barriga, não viver no faz de contas ou no oba-oba. Os romanos afirmavam que a vida é bela para quem sabe viver e para quem enfrenta seus problemas diariamente.

Que neste encerrar de mais um ano velho, possamos, com profundidade afirmar o adeus ano velho, principalmente para as péssimas experiências obtidas, mas possamos dizer feliz ano novo para as boas coisas que obtivemos no decorrer do ano que encerra, projetando com expectativas e pés no chão, os sonhos e projetos no ano que se inicia!

Deus abençoe todos, especialmente os esperançosos, os batalhadores e entusiastas  que são guerreiros e driblam os percalços da existência. Nesta expectativa, podemos afirmar, com toda a força: Adeus ano velho, feliz ano novo.