ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por Isa Mara Antunes Baptista

 

RESUMO: O presente trabalho busca realizar um levantamento bibliográfico sobre a importância da adaptação E o processo de entrada da criança na escola de Educação Infantil. O acolhimento na educação infantil, das famílias e da instituição, tendo como objetivo principal o planejamento do processo de adaptação e acolhimento. Buscamos abordar a importância da adaptação da criança na educação infantil, e qual interferência traz no ambiente para o seu ensino e aprendizagem.

 

Palavras Chave: Adaptação, Acolhimento, Educação Infantil.

 

 

ABSTRACT: This study aims to conduct a literature review on the importance of adaptation and the child's entry process at the School of Early Childhood Education. The host in early childhood education, families and the institution, having as main objective the planning process of adaptation and acceptance. We address the importance of child adjustment in early childhood education, and which brings interference in the environment for your learning.

 

Keywords: Adaptation, Reception, Early Childhood Education.

 

 

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo é subsidiar as discussões da equipe escolar trazendo princípios e aspectos do acolhimento e adaptação na educação infantil, apresentando quais são as principais influências no fator psicológico e comportamental da criança, bem como a relação da sua aplicação em fase pré-escolar. Nesse procedimento buscamos investigar a importância do ambiente para o desenvolvimento da adaptação na educação infantil.

Quando mais cedo a criança entrar na escola, melhor será, pois a criança aprenderá a se expressar, interagir, a conviver com outras crianças, além disso ela vai aprender a lidar com o mundo e sua personalidade. Na educação infantil, a escolas são preparadas para acolher a crianças. A adaptação faz parte do desenvolvimento da criança.

"A educação infantil introduz a educação da pessoa. Essa educação começa pela família, na sociedade e nas escolas.  Com o passar do tempo, as instituições de educação infantil estão se tornando essenciais, para auxiliar na ação das famílias, isso já foi demonstrado em um documento internacional de educação no séc. XXI, referendado no PNE do Brasil de 2002". (FORTUNA, 2013)

Em 1988, surgiu a primeira escola de educação infantil, apesar de existir a escola de educação infantil, é um direito da criança e escolha da família." Apesar de não ser obrigatória não precisaria desobrigar o estado a proporcionar o acesso universal à escola infantil e os álibis, que aparecem, são muitos: não é demanda da população, as famílias preferem deixar seus filhos em casa, não há orçamento aprovado para isto, a prioridade é o ensino fundamental, etc.etc.etc. Por outro lado sabemos que a educação infantil é um serviço caro, pois deve haver poucas crianças por adulto, os ambientes requerem cuidados redobrados e os profissionais devem ser altamente preparados para a função". (COSTA, 2010)

A grande maioria das escolas da rede de ensino, sobretudo na Educação Infantil, um determinado período no início do ano letivo planejado com horário flexível e atividades distinguidas, para que os alunos se adaptem à escola.

1.1. Objetivo da Pesquisa

O objetivo da pesquisa documental é abordar a importância da adaptação e acolhimento na educação infantil.

1.2. Problema

É importante que se ofereça uma educação pré-escolar de qualidade, sobretudo, em um ambiente favorável, para que as crianças possam sentir motivada e satisfeita, com um sucesso educativo e o bem-estar social. Muitas crianças no período de adaptação choram ou ficam envergonhadas na escola e que algumas famílias sentem-se inseguras quanto ao acolhimento que seus filhos terão por parte dos profissionais que atuam no espaço escolar. Sendo assim, qual a importância da adaptação e acolhimento na educação infantil?

1.3. Justificativa

Um dos maiores desafios sociais do século XXI que a educação possui é a adaptação ou inserção das crianças.  A escola não é o primeiro passo para a socialização da criança. Mas é a primeira experiência com diferentes pessoas que não são os seus familiares, ou responsáveis de contato constante, onde, se faz necessário o entrosamento entre todos os atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem para a humanização e melhoria da qualidade de vida de todos, inclusive da educação.  Assim, não se pode negar, que acolher é parte essencial da adaptação escolar e vários são os aspectos que devem ser revisados para um bom acolhimento. Portanto, optei por este tema por acreditar ser um desafio imprescindível o entrosamento da tríade: ESCOLA - FAMÍLIA - COMUNIDADE. Onde através deste artigo é importante mostrar alguns apontamentos teóricos como meios de reflexão sobre a importância do acolhimento e adaptação na educação infantil. Desse modo, é importante que a escola leve em consideração estes sentimentos e que tenha atenção e cuidados para que todos se sintam acolhidos em suas angústias e precisões.

1.4. Metodologia

A metodologia da pesquisa bibliográfica e exploratória é para a análise e interpretação crítica sobre o tema em estudo.

O processo de pesquisa é desenvolvido a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

O levantamento bibliográfico realizado é constituído de artigos científicos e as pesquisas descritivas.

2. ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO

O trabalho tem como princípio, abordar neste capítulo a adaptação do ponto de vista do acolhimento. A percepção sobre a adaptação proporcionada sob esse aspecto apresenta a idéia de que o ato de educar não está destacado somente no ato de cuidar (DIESEL, 2013).

Ao acolher o aluno (seja ele criança ou adulto) em seus primeiros momentos na escola ou a cada nova etapa escolar, precisamos fazer com que se sintam cuidados, confortáveis e, acima de tudo, seguros. A forma como cada escola planeja o período de adaptação demonstra qual a concepção de educação e de aluno direcionam sua prática. A adaptação é necessária, porém não precisa acontecer de forma passiva e o acolhimento é que garantirá a qualidade dessa adaptação. (ORTIZ, 2009, p. 21)

Em relação ao aspecto da adaptação e acolhimento, podemos analisar sobre o aspecto de acolher, aconchegar, proporcionar o bem estar, conforto físico e emocional, amparar, amplia expressivamente o papel e a responsabilidade da escola neste processo. (DIESEL, 2013)

É necessário garantir no acolhimento a qualidade da adaptação; assim sendo, é preciso que haja uma decisão institucional, pois existe uma inter-relação entre os movimentos da criança e da instituição e as duas estão incluídas no mesmo  processo. Para a concretização de uma adaptação e acolhimento com qualidade destacamos determinado aspectos a serem analisados. (ORTIZ, 2009)

2.1. O Desenvolvimento Infantil

Aprendizagem é um método relacionado com efeito de aprender e tem ligações entre estímulos e respostas tendo em causa uma adaptação de um ser vivo, ao seu meio que os envolve. (SILVA, 2012)

Através das atividades a criança é desafiada a ir ao encontro do novo, produzir, elaborar e reelaborar conhecimentos, sendo o professor o mediador desse processo. Sendo aquele que planeja as atividades produtivas para estabelecer aprendizagem. (COSTA, 2010)

Para que se consiga a aprendizagem é necessário que se institua em um ambiente onde o ajustamento afetivo seja a condição primordial. A criança deverá sentir-se segura, acolhida e protegida por todos envolvidos no seu processo de aprendizagem; é necessário que a família, comunidade e escola estejam sempre presentes. (COSTA, 2010).

Aprendizagem, nada mais é do que esse maravilhoso e complexo processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativa essas sinapses (ligações entre os neurônios por onde passam os estímulos), tornado-as mais “intensas”. A cada estimulo novo, a cada repetição de um comportamento que queremos, que seja consolidado temos circuitos que processam as informações, que deverão ser então consolidadas.

(SILVA, p. 56, 2012)

Aprendizagem consiste na codificação e decodificação, aquisição de uma técnica numa estreita relação entre emissor e receptor. Deve-se considerar também o conhecimento cultural, isto é, da interação e diálogo. O conhecimento, sendo ele social, a criança constrói, reconstrói e internaliza, de acordo a seus esquemas, nível de desenvolvimento e participação.  (COSTA, 2010)

Verifica-se que inúmeras são as maneiras que este contato pode ocorrer e, portanto, o que está em questão é a metodologia, o saber e o saber fazer, entendido como pratica transformadora. É importante o desenvolvimento da criança tendo atenção específica a cada fase. A criança aprende por estímulos, desde seu nascimento através das experiências com meio em que vive (GALVÃO, 2013).

Aprendizagem é toda atividade cujo resultado é a formação de novos conhecimentos, habilidades, hábitos naquele que a executa, ou a aquisição de novas qualidades nos conhecimentos, habilidades, hábitos que já possuam. O vínculo interno que existe entre a atividade e os novos conhecimentos e habilidades residem no fato de que, durante o processo da atividade, as ações com os objetos e fenômenos formam as representações e conceitos desses objetos e fenômenos. (MALAQUIAS, 2013)

A família ainda é o lugar privilegiado para a promoção da educação infantil. Embora a escola, os clubes, os companheiros e a televisão exerçam grande influência na formação da criança, os valores morais e os padrões de conduta são adquiridos essencialmente através do convívio familiar (MALAQUIAS, 2013).

A escola é um local, onde, são conduzidas uma série de conhecimento que influenciam o desenvolvimento da aprendizagem. É caracterizada como uma instituição organizada e tem como objetivo promover o desenvolvimento do saber e do ensino, ou seja, o desenvolvimento de uma criança é algo indispensável, além de proporcionar, uma relação de vínculos afetivo, social, e mental de acordo com a idade do aluno (MALAQUIAS, 2013).

O choro sempre está presente na nossa vida, sobretudo nos momentos em que não conseguimos expressar apenas em palavras ou gestos o que sentimos, mesmo quando somos adultos ou idosos. Muitas vezes no cotidiano, quando “engolimos” o choro nos sentimos muito mal e depois o choro chega sem controle. (ZANG, 2012, p. 40)

O choro é uma reação humana e geralmente na infância ela é mais constante, pois na maioria das vezes o sentimento não conseguem ser explicitados com a linguagem oral (MALAQUIAS, 2013).

No período de adaptação e acolhimento, é necessário ter um olhar atento para o choro ou algumas outras manifestações diferentes, pensando em intervenções diferenciadas para cada choro diferente e para cada criança que chora, empregando estratégias caracterizadas até parar o choro. Algumas delas são:

a)             Oferecer diferentes propostas de atividades, o professor também pode envolver o aluno, aconchegando-o, solicitando seu auxílio na organização de materiais, ou para ajudar os colegas.

b)            Utilizar estratégias podem ser a mudança de espaço por um momento, a intervenção de outros adultos ou deixar que a criança leve para a escola algum objeto de apego.

c)             A colaboração da família é essencial, compartilhando com a escola os costumes da criança a fim de que os educadores possam pensar em procedimentos para que a criança pare de chorar. (ZANG, 2012, p. 41)

O ambiente escolar tem como iniciativa propostas de interação. A escola, assim como as famílias vem sofrendo modificações constantes, embora as mudanças ocorridas na família aconteçam de forma muito mais rápida. Já   a escola precisa acompanhar e aceitar tais mudanças, e a implantação de um mecanismo de representatividade dos educadores em relação às crianças e a comunidade essa é uma forma de interagir o diálogo e aproximar uns dos outros. (CAMARGO, 2013)

São vários aspecto que precisam ser trabalhados em relação a adaptação e acolhimento na educação infantil, entre esses fatores destacamos alguns deles que são:

  • O período de adaptação precisa favorecer o conhecimento mútuo, a interação com os colegas e os adultos.
  • Os relatórios individuais de aprendizagem devem estar a serviço deste processo também, pois trazem as experiências anteriores vividas na escola: suas aprendizagens, seus avanços, suas superações, vistas a partir de outro olhar, em outro tempo, e que auxiliam no prosseguimento de suas vivências.
  • É de extrema importância que os professores tenham acesso aos relatórios do ano anterior para que conheçam melhor o aluno e com isso possam planejar o trabalho pedagógico necessário à turma nova e às intervenções individuais necessárias a cada aluno. (ZANG, 2012, p. 41)

O desenvolvimento infantil é muito importante para a criança. É nessa fase que as escolas contribuem sua integração na sociedade, permitindo a participação da sociedade nas tomadas de decisões. A creche faz parte de uma instituição que acolhem crianças de 0 a 03 anos, a pré-escola acolhe crianças dos 04 a 06 anos. (CAMARGO, 2013).

Foi em França no século XIX, que surgiu a primeira creche, logo começou a expandir nos países ocidentais. O surgimento da creche no Brasil foi com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil, atendendo a famílias carentes e promovendo campanhas sobre a importância da amamentação (CAMARGO, 2013).

Diante da concepção de acolhimento é necessário organizar da melhor forma possível o espaço físico da escola para atender às especificidades de cada turma e dos alunos individualmente. Indicamos que esta organização seja feita considerando-se alguns aspectos: que os materiais estejam ao acesso dos alunos, que haja uma boa circulação entre os espaços para favorecer a construção da autonomia, o uso ou não de mesas e a organização destas em grupos ou isoladas, conforme os objetivos a serem atingidos em cada proposta, a limpeza e manutenção dos materiais visando a saúde, segurança e integridade dos alunos.. (CAMARGO, 2013, p. 47)

As creches desempenham um papel muito importante no desenvolvimento infantil, além de ajudar populações infantis e adulta, oferecendo para as crianças um ambiente prazeroso de convivência fora do âmbito familiar. Diante disso, percebemos a grande importância do ambiente para o desenvolvimento infantil. (HAMZE, 2013)

É através desse ambiente que a criança vai aprender a ter relação com o mundo e com as pessoas, é através desse ambiente que a criança vai adquirir sua formação, ganhando uma qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. Sendo assim, o ambiente em qual a criança vai está inserida é muito importante para o desenvolvimento humano. (HAMZE, 2013)

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. (HAMZE, 2013)

2.2. O Avanço no Desenvolvimento na Educação Infantil

Para haver avanços no desenvolvimento de nossas crianças na educação infantil, é necessário realizar atividades desafiadoras, atrativas e criativas que contribuem de forma significativa para a mesma. (COSTA, 2010)

Até pouco tempo atrás nas creches é pré-escolas e até mesmo nas escolas de ensino fundamental parecia não haver outro jeito: ou as crianças se adaptavam ou se adaptavam. No entanto, isso vêm mudando. As boas instituições de educação têm se preocupado em acolher bem a criança que chega. (FORTUNA, 2013, p. 31)

Os momentos de leituras e contação de histórias são prazerosas e que contribuem para o desenvolvimento da oralidade, é necessário realizar todo os dias com as crianças, escolhendo sobretudo seus livros preferidos. (COSTA, 2010)

Realizar atividades de desenho riscantes; ou tinta guache; ou outro tipo de pintura são atividades que as crianças gostam de realizar e isso ajudam na linguagem e percepção visual da criança, despertando nela sua criatividade e imaginação.  (MARCELINO, 2012)

A música e a dança fazem parte da rotina e ajudam as crianças a perceber e reagir a diferente sons. Através da música a criança vai se adaptando e assim sentirá acolhedora em um ambiente favorável. Por meio da música as crianças demonstram maior interesse. (COSTA, 2010)

Na educação infantil, a crianças podem vivenciar diversos momentos divertidos e prazerosos na adaptação com outras turmas, proporcionando interação, socialização e aprendizado. A criança tem a oportunidade de conhecer e vivenciar outras culturas por meio de imagens, utensílios, roupas, brinquedos e brincadeiras. (FORTUNA, 2013)

Muitas quando entra na educação infantil, consegue de adaptar bem, muitas apresenta boa interação com os colegas e professores da turma. Muitas crianças apropriam-se de forma gradativa do limite do seu corpo e identifica gosto e preferências, como alimentos preferidos, e brinquedos. (HERDEIRO, 2011)

Através da adaptação e acolhimento a criança aprende a ter autonomia, aprende a se alimentar sozinha, comendo bem os alimentos oferecidos. Algumas crianças que estão ou entraram na fase da educação infantil está com a sua oralidade em desenvolvimento, no entanto, elas sabem expressar por meio de gestos. (COSTA, 2010)

Na educação infantil a criança aprende a interagir a cada dia mais com seus colegas, aprende a escolher objetos e espaços para brincar, deslocando-se com independência. Através da adaptação a criança aprende de forma gradativa os hábitos de higiene. (MARCELINO, 2012)

Elas aprendem a vivenciar diferentes práticas de movimentos, correr, pular, rastejar, entre outras, elas participa de muitas atividades, no entanto, algumas crianças ainda se sente insegura com algumas atividades. (HERDEIRO, 2011)

A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. “Depende também da forma como é acolhida.” (ZANG, 2012, p. 54)

Na educação infantil, as crianças aprendem nas relações sociais a vivenciar situações de colaboração e solidariedade, desenvolvendo a atitude de respeito um pelo outro. Nas práticas de integração são trabalhados cantos, relações naturais e desenhos com pinturas. (COSTA, 2010).

2.3. Aprendizagem

A escola é um local onde são conduzidas uma série de conhecimento que influenciam o desenvolvimento da aprendizagem. É caracterizada como uma instituição organizada e tem como objetivo promover o desenvolvimento do saber e do ensino, além de proporcionar uma relação de vínculos afetivos e sociais, onde são utilizados variados métodos de acordo com a idade do aluno. (MALAQUIAS, 2013)

A família e a escola são responsáveis pelo ensino de conhecimentos, valores, cultura e também pela formação de personalidade social dos indivíduos. (MALAQUIAS, 2013)

À educação fundamental é um direito para todos. Atualmente existe maior acessibilidade e a gestão das escolas públicas tornaram-se democráticas, permitindo a participação de toda comunidade local e escolar nas tomadas de decisões, porém, muitos nem sabem desses direitos. (CAMARGO, 2013).

A escola secundária é fortemente determinada pelo modo como age seu diretor. E isto também é verdadeiro para a escola particular, mas acho que pela razão de o diretor da escola particular prestar contas para um curador ou diretoria, existe mais pressão sobre para obter resultados do que o diretor da escola secundária estadual que presta contas para uma Secretaria de Educação. A escola particular produzirá em média melhores diretores porque se estes não realizarem serão despedidos ou a escola irá decair muito rapidamente. (CAMARGO, 2013)

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.  A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem. (HAMZE, 2013)

Então o objetivo da aprendizagem seria classificado em três: domínio cognitivo que seria (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor. (HAMZE, 2013)

No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades claras e física. ( HAMZE, 2013 )

“(…) para que os resultados escolares melhorem e as aprendizagens sejam significativas é necessário (…) espaços físicos condignos e funcionais, materiais e instrumentos essenciais para a prática docente e que estejam em condições de serem utilizados (…)” (HERDEIRO, 2011, p. 47)

É importante que a aprendizagem do docente não se processa no vácuo é preciso deixar ela acontecer, dependendo, em parte, dos ambientes e das condições nas quais os professores exercem a sua atividade. Para que o professor seja transformador do seu desenvolvimento profissional ao longo da carreira, ou seja, para que a aprendizagem profissional aconteça na escola há a necessidade de ocorrerem determinadas condições, bem como de tempo e espaço propícios que permitam ao professor aceder facilmente à aprendizagem de novas competências (HERDEIRO, 2011).

CONSIDERAÇÕES

A finalidade deste trabalho é subsidiar a reflexão da instituição sobre este momento essencial na vida das crianças: sua entrada ou retorno à escola.
Apesar de haver datas e regras estabelecidas de forma alguma devemos esquecer dos princípios básico sobre a construção das relações humanas.

Não almejamos nos regularizar de forma simples no mecanicismo e nas questões burocráticas, mas sim, na humanização da educação. Diante desta concepção é necessário contemplar desde os primeiros dias na escola e seu longo percurso no processo educativo.

Desse modo,  a adaptação e  acolhimento faz parte de um princípio a ser analisado em diversas situações: nos atrasos na chegada e saída dos alunos; no retorno depois de ficar um período afastado; na mudança de sala de aula; afastamento por doença; um incidente ou acidente no período letivo; e por fim em qualquer situação precisamos viver situações que precisem de acolhimento e é importante que todos estejam preparados para concretizá-lo da melhor maneira, desempenhando a humanização das relações na educação.

Em relação ao estudo focado aqui, percebemos que no decorrer do trabalho que o brinquedo na educação infantil podem interferir no desenvolvimento e comportamento da criança, apesar de isso existir há bastante tempo, ainda existe contrito quando toca nesse assunto.

O brinquedo faz parte da vida da criança, pois quando a criança está brincando ela estão desenvolvendo seu processo cognitivo, motor, afetivo, psicológico e social e tantas outras. Porém, se o brinquedo for utilizado da maneira errada, ou principalmente em locais desapropriados, ele pode atrapalhar a aprendizagem da criança. 

Ter um olhar mais determinado sobre o dia-a-dia escolar do aluno, propícia um fazer profissional depurado cauteloso às características dos estudantes e suas demandas e vontades. Assim sendo, com este objetivo que procurou pensar sobre o desempenho profissional do educador. A equipe de trabalho é convocado sempre para colaborar para a melhoria das qualidades dos alunos no espaço escolar abrangendo enquanto o sujeito de direitos e tentando diminuir a exclusão social.

O processo de ensino-aprendizagem vai depender de como é o relacionamento da criança com o professor. O professor precisa ser o mediador, o orientador, e ensinar o aluno a construir o conhecimento e ser um bom cidadão. Porém, presenciamos que poucas atitudes e comportamentos do professor terminam prejudicando este processo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

MEC/ SEF/ DPE. Referencial Curricular Nacional de EI. Volumes I, II, III, 1998.

Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Lei nº 8069 de 13 de Julho de 1990, Brasília, DF. [ECA]

BALABAN, Nancy. O início da vida escolar: da separação à independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido S. Ed. RJ: Paz e Terra, 1978.

CAMARGO, Itamar X. Interação Entre Escola e Família no Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança. Dissertação (Mestrado em Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.

 

COSTA, Fabiana, R. Como Desenvolver a Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil. Revista Cientifica Eletrônica de Pedagogia. Ano XI, nº21, 2010.

 

DIESEL, M. Adaptação Escolar, Sentimentos e Percepções do Educador Diante da Questão. Revista do Professor, p.10, Porto Alegre, 2013.

 

FORTUNA, Tânia Ramos. O brincar na educação infantil. Revista Pátio – Educação Infantil. Ano I - Nº 03, 2013.

 

GALVÃO, Gilda. Creche, organização, montagem e funcionamento. 3ª Edição. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 2013.

 

HAMZE, Paulo Nunes de. Educação lúdica. Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª edição. São Paulo: Loyola, 2013.

 

HERDEIRO, Rosalinda. Desenvolvimento Profissional Docente: Contextos e Oportunidades de Aprendizagem na Escola. 4 ed. São Paulo. Ática, 2011.

 

MALAQUIAS, Maiane S. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. 1ª ed. – São Paulo. Moderna, 2013.

 

MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Lazer e recreação: Repertório de atividades por fases da vida. 1ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2012.

 

NADAL, Paula. Educação Infantil, lugar de Aprendizagem. Brasília. s/ v, n. 40, 2012.

 

ORTIZ, C. Cuidados Compartilhados, um Planejamento para Acolher os Pais, Revista Avisa Lá ed. 1. São Paulo, 2009.

 

SILVA, Josemara H. Demanda Escolar no PROEJA: Uma Contribuição do Serviço Social. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ, 2012.

ZANG, Elisamar. Um Estudo Sobre as Cores e sua Aplicabilidade em Ambientes de Creches Infantis. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade do Oeste de Santa Catarina, 2012.

 

 

Informações sobre a autora Cientista Social pela PUC/SP e estudante de Pedagogia UMESP