Junto da Magia Divina, um dos maiores legados do saudoso mestre Rubens Saraceni, foi a gênese de Umbanda ou o conceito Umbandista de como tudo foi criado a partir de Deus. Orgulhem-se, pois temos uma gênese sim! E temos também um conceito puramente Umbandista de como tudo foi criado por Deus, tal como as nossas irmãs Religiões também as tem!


Somos Umbandista, e segundo a concepção e visão da Umbanda, como Deus criou o mundo e os seres?
É verdade, ficou uma interrogação na resposta certo?
Pois é!  a Umbanda tem sim um conceito cosmogonico, teogonico e teológico. Cosmogonico que traduz como o mundo manifestado foi criado, teogonico que traduz a origem de Deus e a criação de suas qualidades divinas ou divindades, e genético que traduz a criação dos seres, nós os humanos, inclusive.

 

Admitam quando perguntavam a você, segundo a sua concepção religiosa umbandista, de que forma o mundo foi criado? A Primeira resposta era um silêncio constrangedor, a segunda resposta era um gaguejar que revelava nossa ignorância, a terceira resposta era usarmos da concepção da gênese de matriz judaico-cristã ou segundo a influência de nossa cultura católica apostólica romana e recorrer ao ensino do catecismo e descrever, os seis dias da criação do mundo, o sétimo onde Deus descansou, relatar ou dissertar sobre Adão e Eva, o homem e a mulher feito do barro, a segunda mulher feita da costela de Adão, a maçã ou o pomo da discórdia, a árvore do conhecimento, a serpente e a desobediência dos primeiros seres humanos, a expulsão do paraíso.

As vezes refletiamos e elocubravamos a respeito dessa gênese justificando a alegoria cristã, pois a nossa visão Umbandista sobre a gênese do universo e dos seres nos era desconhecida.

Admitam que era isso que falávamos, ou recorriamos as lendas e alegorias de matriz africana e confundiamos ainda mais o nosso interlocutor, tendo em vista não conhecer nada sobre Orixás.

Pois é, temos uma visão teológica de gênese e cosmogenese,  ou origem do universo e dos seres que nele habitam.

Todo esse conceito foi trazido por mestres da luz que assistia o saudoso Pai e Irmão Rubens Saraceni. Esse conceito e conhecimento trazido por ele através de seus guias e mestres espirituais, foi, é e será sempre um marco e um divisor de águas dentro da Umbanda, pois através dessa obra, ela a nossa querida Umbanda assume de uma vez por todas o conceito de Religião, pois passa a possuir uma visão e uma concepção só sua de como tudo se originou em Deus, tal como o islamismo a tem, no cristianismo, no judaísmo, no hinduísmo, na religião de matriz africana ou candomblé, etc. Todas elas bem fundamentada e com seus conhecimentos teológicos e litúrgicos descritos nos seus livros sagrados ou nas lendas propagadas por gerações e que já se inscreveram na mente de seus fiéis e seguidores.

Pois é, foi do esforço desse grande irmão Rubens Saraceni e das forças espirituais e guias protetores que o assistem que uma intenção religiosa foi estimulada para que a Umbanda nos moldes das grandes religiões fosse também fundamentada nesse sentido, tendo sua Teologia, liturgia e conceito próprio de como tudo foi criado a partir de Deus, isso a partir de obras literárias inspiradas pelos seus guias e mentores e que fundamentaram nossa religião justificando as nossas práticas religiosas em comum.

Entenda que todas as religiões se mostram com uma mesma estrutura e procedimentos universais, pois entendemos que Abrão o patriarca do judaísmo, não iniciou uma gênese mas ajudou a compô-la, que Jesus Cristo não fundou uma religião, porém foi base filosófica e um exemplo de vida que deu origem há uma religião fundamentada em seus conceitos e que leva o seu nome como doutrina cristã ou cristianismo, com o budismo, o mesmo acontece na pessoa do grande mestre Sidharta Gautama ou Buda, porém mantida a filosofia que dá base a sua religião, os conceitos foram sendo construídos e reconstruídos, não se encerrando com a existência física dos mestres e profetas acima citados. Entendemos que a Umbanda foi fundada pelo grande e saudoso Pai Zélio Fernandino de Moraes e pelo amado Caboclo das Sete Encruzilhadas, tendo na base imutável da religião os fundamentos ou viga mestra que são os dois maiores mandamentos que individualiza e caracteriza a religião de Umbanda, os mandamentos ditos pela boca do Caboclo das Sete Encruzilhadas o espírito fundador da Umbanda, são estes: “a Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade onde nada seria cobrado do assistido” o outro mandamento é: “ com os espíritos mais evoluídos aprenderemos e aos menos evoluídos ensinaremos e a nenhum renegaremos, evoluindo todos juntos rumo ao criador”. Também entendemos que a partir dessa estrutura ou desses dois  mandamentos maiores da Umbanda, tudo vem sendo fundamentado, com a contribuição de muitos Papais, Mamães e Filhos de Santo, por Umbandistas inspiradíssimos que vem trabalhando com afinco na estruturação e fundamentação de conhecimentos dentro da religião, assim foi com todas as religiões, por isso a exaltação de profetas e mais profetas do judaísmo, que ajudaram a contribuir com os livros sagrados que fundamentam sua religião, cada um ao seu modo e todos em particular estruturaram  sua religião, não permitindo que o ego ou a Vaidade indicassem um mais sábio ou melhor que o outro, pois é impossível uma religião com mais de dois mil anos de existência ser fundamentada somente por uma pessoa, não mesmo!

E na Umbanda não é diferente, pois ela é uma religião nova que vem se fundamentando e se renovando continuamente, sinal de evolução, crescimento e expansão.

Sendo assim, se nossa Religião possui uma gênese e um conceito de como tudo se originou a partir de Deus, vamos nos orgulhar e propagar esse conhecimento trazido através do nosso irmão e saudoso Pai Rubens Saraceni, cuja dedicação ímpar como tantos outros Pais e Mães de Umbanda, nos permitiram compartilhar de um legado que só contribuíram com a Religião e com os fiéis da nossa amada Umbanda, tendo certeza que cada um desses Pais e Mães que contribuíram e estão a contribuir com obras que fundamentam a nossa Religião, permitindo que ela cresça e se expanda cada vez mais, esses saudosos Pais que no Orum já estão assentados no degrau da Religião de Umbanda e de lá desse degrau divino, todos juntos do saudoso Pai Zélio Fernandino de Moraes, estão no anonimato inspirando seus pares encarnados para que a Umbanda continue a crescer e não termine com a morte ou o desencarne de seus Pais e Mães sacerdotes-dirigentes.

Hoje temos uma gênese e um conceito de criação do universo e dos seres que nele vivem, um conceito de como tudo se originou em Deus e esse presente foi nos dado pela espiritualidade através do nosso amado e saudoso Pai Rubens Saraceni, em livros e centenas de livros que fundamentam a religião e a coloca no mesmo patamar das nossas irmãs religiões mais velhas, como o judaísmo, o cristianismo, o hinduísmo, o budismo, o islamismo, etc.

Este texto me foi estimulado através de uma pergunta que me foi feita a uns vinte anos atrás no meu início na Umbanda como médium já agregado a corrente de passes e afeito a falar sobre religiões, na época respondi ao ser perguntado pelo meu amigo e interlocutor cristão: como sua religião acredita que tudo foi criado?

Minha resposta foi: a partir de Deus, porém  não tenho idéia de como isso tenha acontecido, e aí escutei ele me ensinar como tudo foi criado segundo a tradição religiosa dele, que era de base cristã da família Congregação Cristã do Brasil.

Na época não tive condições em responder, porém graças a minha religião que está num processo de expansão e não de recolhimento, e que está num processo evolutivo que se renova, pois está viva e pulsante, hoje vinte anos depois, ministro cursos que fala da teologia, cosmogônia e teogônia segundo a visão de Umbanda de como tudo se originou a partir de Deus, graças aos Pais e Mães saudosos que passaram por aqui no Aye e deixaram suas marcas e lá do Orum continuam todos a fazer o que já faziam quando encarnados,  a estimular o crescimento da Religião de forma horizontal, expandido e fundamentando seus conceitos. Ao Pai Rubens Saraceni, muito Obrigado pelo amparo que continua dando a Umbanda, pois nesse ano de 2016, na bienal do livro e após um ano e cinco meses de seu desencarne, ele ainda contribui fisicamente com dois lançamentos inéditos de livros que ajudam desenvolver o crescimento humano e ajudam a despertar um estado de consciência mais elevado.

 

Um dos grandes legados e contribuição para o despertar do humanismo desse saudoso Pai e Mestre Rubens Saraceni foi com toda certeza ao lado da Magia Divina, a Gênese de Umbanda, ou a concepção muito bem fundamentada de como tudo se originou em Deus. Orgulhem-se meus irmãos Umbandistas, sua Religião tem um inicio 15/11/1908, fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através de seu par encarnado, o saudoso Pai Zélio Fernandino de Moraes, daí em diante ela só vem crescendo… e no século XXI ela também tem uma Gênese e um conceito de como tudo se originou em Olorum, conceito este inspirado por um Preto-Velho de Umbanda através do seu escriba ímpar e par encarnado Rubens Saraceni. A minha gratidão a todos Pais e Mães que vem contribuindo com a Umbanda, numa corrente que se iniciou com Pai Zélio, e vem se expandindo com todos os Pais a partir desse Pai de Pais chamado Zélio Fernandino de Moraes, a Umbanda está em expansão contínua onde todos sem exceção contribuem para o crescimento da Religião. Que todos os Pais que já retornaram a faixa vibratória espiritual e estão assentados no degrau evolutivo da Religião de Umbanda, possam continuar o trabalho que já faziam aqui e  nos amparar e nos inspirar para que sejamos elos firmes dessa corrente expansora.

Ao saudoso Pai Rubens Saraceni, nossa gratidão eterna por esse grande legado deixado como herança de conhecimento que só enriquece a Umbanda e a todos os Umbandistas.

Como sua religião de Umbanda descreve a criação do mundo? Ahhhh hoje eu sei e como sei! Nossa gratidão eterno Mestre Rubens Saraceni.