O seu caminho está traçado e é um reflexo da organização e da disciplina que você vem cultivando em sua vida. Porém, para chegar ao seu destino, é preciso acreditar que a transformação é possível. Afinal, a mudança é a essência da vida, e sem ela estamos fadados à estagnação.

Assim como disse Lúcio Annaeus Sêneca (4 a.C - 65 d.C) _um filósofo, escritor e político romano. Ele é conhecido por suas obras filosóficas, incluindo cartas filosóficas que são consideradas importantes na tradição estoica (refere-se a um sistema filosófico que surgiu na Grécia Antiga e foi desenvolvido durante a Idade Média e a Renascença. Teve como principais expoentes Zenão de Cítio, Epiteto e Sêneca. Ele enfatiza a ética, a razão e a virtude como formas de alcançar a felicidade e a paz interior. Ensina que o indivíduo deve aceitar o que não pode mudar, buscar o autocontrole e a autossuficiência, e viver de acordo com a razão e a virtude, independentemente das circunstâncias externas)_ “a juventude é o momento de acumular conhecimento para usá-lo na velhice.” E você já acumulou conhecimento suficiente para dar o próximo passo em direção à sua transformação. Acredite em si mesmo e no seu potencial, pois não está sozinho nessa jornada.


Maurice Maeterlinck (1862 - 1949), um escritor e dramaturgo belga, é conhecido por suas peças de teatro simbolistas e por suas obras filosóficas, que exploram temas como a natureza da vida, da morte e do mistério. Ele nos ensina que “um pensamento pode ser excelente, mas é na ação que a realidade começa”. E a ação é o que o levará à sua transformação. É através dela que você poderá superar seus medos, limitações e obstáculos.

Não tema a dor, ela é o mestre que nos ensina a superar nossas fraquezas. Deste modo, “O ser humano é um aprendiz, a dor o mestre, e nada se conhece bem quando não se sofreu”, disse
Alfred de Musset (1810 - 1857), um escritor e poeta francês, autor de obras românticas, incluindo o poema "Noites" e a peça de teatro "Lorenzaccio". Musset foi um dos principais expoentes do romantismo francês. Portanto, encare os desafios como oportunidades de crescimento e evolução.

Lembre-se de que a transformação não se dá apenas no exterior, mas principalmente no interior. É uma mudança sutil. Para George Bryan Brummell (1778 - 1840), também conhecido como Beau Brummell, um dândi e figura social inglesa, com seu senso de moda e estilo refinado, que influenciou a moda masculina na época disse que “para ser bem-vestido não é preciso ser notado”. E essa transformação começa com a tomada de consciência da necessidade de mudança.

Por vezes, a transformação pode exigir muitas renúncias, como silenciar seus próprios medos. Mas, como disse Madeleine Delbrêl (1904 - 1964),  escritora e mística francesa, “o silêncio é mais do que calar, é escutar”. E é ao escutar sua voz interior que você poderá encontrar a força necessária para transformar sua vida.

Portanto, acredite em si mesmo, acredite na sua capacidade de mudança e busque apoio para essa transformação. Afinal, a vida é uma jornada constante de transformação e evolução, e cabe a nós abraçarmos essa mudança e evoluirmos para sermos a melhor versão de nós mesmos. Acredite na transformação, assuma o desafio e esteja aberto a ouvir os sinais que a vida lhe apresenta. E, por fim, lembre-se, como afirmou o poeta, místico e teólogo Jalal ad-Din Muhammad Rumi (1207- 1273): "Ontem eu era inteligente, então quis mudar o mundo. Hoje sou sábio, então estou mudando a mim mesmo".


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/