ACREDITAR NA EDUCAÇÃO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

                O povo grego com sua magnífica inteligência e cultura, no esplendor do século V antes de Cristo, apontava que a essência da vida humana se encontra no ponto de equilibro entre a razão (aspecto intelectual) e o carnal, ou seja, quando se consegue equilibrar os aspectos racionais, com o uso acertado da sabedoria e também se pondera nos prazeres carnais, não os escondendo, poderemos chegar ao ponto de elevação que se chama de equilíbrio.

                Talvez tenhamos dado muito ênfase ao lado carnal, material e da mera aparência da existência, quando na verdade, usar a massa cefálica torna o humano um verdadeiro ser.  Ora, tornar o humano ser completo, desenvolvendo sua intelectualidade, não tem como o fazer sem o ligar com a educação.

Neste sentido, o caminho educacional deveria ter maior credibilidade e seriedade por parte das famílias, autoridades constituídas, instituições e por quem se sente responsável por ela. Acreditar na educação é algo maior que os anos de estudos na escola ou por agregar uma formação acadêmica; vai além, pois precisa ser cerceado pela vontade de transformar o mundo em que se vive!

É medíocre e hilariante perceber a forma insensata de muitos defensores da educação, mas não envolvidos no caminho da intelectualidade. Acreditar na educação requer vontade, determinação, ação e o investimento desde a tenra idade, com disponibilidade de poder frequentar excelentes escolas que não apenas visem dinheiro, mas que oportunizam o passo inicial para mudar uma criatura e quem sabe toda uma nação!

  Mas, muitas vezes o problema não se encontra na família, no estado, na sociedade, mas, nos subterfúgios de um sistema ‘podre’ e medíocre que faz muitos deixar de acreditar na educação. Ele (sistema podre) molda de tamanha forma a educação que transforma seus membros em meros jogadores da defesa de seus interesses.  Neste diabólico jogo se encontra, por exemplo, o corporativismo: de professores engessados em suas convicções ideológicas e com seus interesses individuais (muitas vezes apenas no aspecto econômico), do estado que se embrenha em meros fins estatísticos e das famílias que não conseguem ver a escola além de um depósito onde seus filhos devem ser cuidados e paparicados!  

Gigantescos devem ser os desafios para todos acreditar na educação. Quiçá muito olhassem para os gregos que no passado enalteceram a educação, mas também tivessem a coragem de um Japão que no presente acredita, investe e coloca todas as suas oportunidades sob a égide da educação. Crianças que são levadas para a escola logo pela manha e nela permanecem todo o dia. Professores respeitados por todos. Sistema que ensina pensar a buscar soluções aos problemas. Enfim, gregos antigos, japoneses atuais nos ensinam que acreditar na educação é melhor maneira da transformação e da mudança.

Infelizmente estamos na via contrária da educação. A cada dia deseducamos nossas crianças e jovens! A curiosidade perde sentido no ato do educar! A busca de solução tornou-se utopia, focamos o sentido educacional na questão ideológica que não agrega e pior, não leva para o equilíbrio do ser humano, especificamente no sentido intelectual e quando os prazeres carnais enraízam-se, perde-se o senso do equilíbrio.