Hoje um paciente  me procurou, dizendo que quer estudar teologia e se posso ajudar de alguma forma.
Então disse a ele pra procurar se certificar se é o que realmente  o seu coração deseja.

Falei para ler as Escrituras com uma  frequência diária tentando estudar particularmente os evangelhos e  entender seus significados.

Falei da importância  de ter o hábito da oração e da fé, aprendendo a  buscar  arrependimento, perdão e direção.

Disse para desconfiar do velho homem que vive dentro dele  e buscar   um novo homem, com valores e seja ético em tudo que fizer, que seja honesto, verdadeiro, íntegro  primeiro com ele  mesmo e depois um bom exemplo para todos aqueles que convivem, que isso  é uma luta diária,  uma luta muito  difícil e  independente de religião.

Falei par que procure uma igreja local, sem uma  igreja, o estudo da teologia é vago.

Vá  se  aconselhar-se  com pessoas  mais experientes na fé e, particularmente, com o pastor de sua igreja que você  escolheu de exemplo  para seus estudos.

É necessário estudar bastante, estou  falando de  escola e dos livros mesmo, faça  dos seus estudos uma profissão e se especialize nela, seja o seu melhor,  um profissional competente no que faz.

Tenha uma cultura de leitura diária , leia bons livros cristãos e aqueles  que falam especialmente das pessoas e do mundo que vivemos hoje.

Dai quando isto for uma realidade em sua vida você saberá  que  esta certo de sua escolha.

As vezes queremos muito algo e no meio do caminho descobrimos que não era bem isso ou que faltava vocação, estudar teologia não  é  diferente disso, então  posso ajudar    com essas palavras para que você  reflita.
Peço que Deus te ilumine com sabedoria  na sua decisão.