Ação Comunicativa: dialogar sempre

 

Jürgen Habermas é o principal estudioso que acredita na Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt.

Essa teoria mostra que precisamos trabalhar para conseguir atingir os objetivos de uma sociedade, os quais são: o fim da coerção, a busca racional da autonomia, a harmonia de interesses entre todos, o fim da injustiça e a administração, por meio da razão, da justiça.

Habermas acredita que a comunicação deveria ser usada para chegar a um consenso, sem conflitos. Para chegar a essa conclusão, que é a raiz de seu pensamento, inspirou-se no Iluminismo, época em que os pensadores tentavam explicar ou contrariar as teorias religiosas, que dominavam aquela época.

Segundo o pensador, toda a esfera pública deveria ser como um espaço para todas as pessoas discutirem sobre o meio em que elas vivem. Esse tem sido diminuído pela influência das grandes corporações e da mídia. Felizmente, houve outras estratégias para esses lugares continuarem presentes na sociedade. A Internet transformou-se em esfera pública, por exemplo.

Ele ainda ressaltou a diferença da comunicação e na cultura entre os homens e os animais, visto que a dos irracionais é mais simples.

Mas, para essa comunicação ser transmitida corretamente, temos que saber se comunicar por meio de diversas línguas, além de não podermos mentir. Toda a comunicação deve, também, ser analisada, para todos poderem entender. Ela tem que ser usada, somente com o uso da razão.

Essas regras garantirão a qualidade da comunicação.