A VIVÊNCIA FAMILIAR.

         Vivemos no tempo onde tudo é permitido. Poucos se preocupam com o exemplo e a vivência do que poderia ajudar o ser humano a se realizar. Essa despreocupação leva muitos  terem colheitas indesejadas, uma vez que se voltam apenas para aparência e o prazer momentâneo. Assim, cada vez mais vamos tendo criaturas insatisfeitas e sem entusiasmo para enfrentar seus problemas. Nessa perspectiva, vemos os valores da vida familiar, do matrimônio e do convívio com os filhos indo para o lixo.

Essa constatação nos leva há um dos maiores problemas da atualidade: temos inúmeras crianças e jovens desequilibrados por não contar com o apoio, tempo  e exemplo dos pais  na boa educação dos filhos. Esse abandono deveria levar toda a sociedade repensar sua trajetória. Sem sombras de dúvidas é preciso rever algumas atitudes e valores presentes em nosso meio. E, esse é o momento de se valorizar a convivência familiar que ajuda o ser humano a se preparar para a boa convivência social.

 Os ensinamentos da Igreja demonstram que aqueles que encaram a vida familiar com seriedade, levando os filhos crescerem em ambiente acolhedor, seguro e com equilíbrio emocional, vão ter maior senso de integração social e  independência. As famílias não podem ter em seu cotidiano raivas, agressões, brigas, desentendimentos de toda a espécie, pois isso pode tornar adolescentes e adultos propensos ao álcool, fumo e outras drogas. Quem tem uma boa convivência familiar pode vislumbrar melhoria e ter perspectivas de vida. Quem tem uma família, precisa se empenhar na realização de encontros onde se estimulam boa e saudável conversa, onde os pais escutam os filhos e onde há testemunhos de vida.

Muitos já vivenciam essas experiências na família. Não vamos deixar banalizar a célula mãe da sociedade que é a família. Esse é um dos grandes ensinamentos da Igreja Católica, pois os filhos não podem crescer a revelia, sem exemplo e preocupação dos pais.

Viver em família é uma arte e os pais e avós podem nos ensinar muito. Hoje, com tantas facilidades, muitos deixaram de lado o exemplo, a educação e a preocupação com a vida familiar.

Onde desejamos chegar? Essa resposta, sem sombras de dúvida passa pela preocupação que vamos dar para a família e, tudo que for feito relacionado com ela, vai se tornar a sobrevivência da sociedade em que estamos inseridos.  

Professor Ciro José Toaldo