AUTORES (AS): ALEXIA CORRADI, HELLEN CRISTINA, LUIZA DORNAS, MARCELO TEIXEIRA, VERÔNICA FERRON

Professora: Regina Moreira Amorim

 

RESUMO

 

Os bastidores de um programa de TV possuem além de aparatos técnicos, uma equipe de profissionais, incluindo os jornalistas; que procuram através de reuniões de pauta buscar e apurar informações visando seu público alvo, por meio de notícias atuais e de interesse humano. O programa TV Verdade exerce uma função de aproximar os telespectadores para a reprodução de notícias de forma clara e informal, buscando a audiência.

Palavras-chaves: Programa, Bastidor, CríticaJornalista

 

ABSTRACT

Behind the scenes of a TV program in addition to have technical devices, a team of professionals, including journalists; looking through to seek and ascertain information agenda of meetings to your target audience through current news and human interest. The Truth TV program plays a role of bringing viewers for reproduction of news clearly and informally, seeking audience.

Keywords: Program, Backstage, criticism, journalist

 

 

 

I . INTRODUÇÃO

Os bastidores de televisão são uma parte fundamental na produção de um telejornal. É composto por uma equipe que trabalha por trás das câmeras, palco ou cenário, sendo que a maior parte do trabalho é feito antes e depois de alguma produção. A partir disso para a obtenção de noticias é necessário uma reunião de pauta para discutir questões e selecionar as noticias que entrarão no programa.

Mudanças significativas foram ocorrendo nas redações com o avanço da tecnologia, o que resulta numa reunião de pauta mais dinâmica e objetiva, com o uso de equipamentos eletrônicos para facilitar a captação de informações em menos tempo, como tablets, whatsapp, facebook, blogs e portais.

Do mesmo modo, o jornalista passa a ser influenciado pelas tecnologias e vem se tornando um profissional polivalente, onde seu trabalho não é centrado em apenas uma coisa, mas sim tendo uma visão panóptica.

O objetivo dessa pesquisa é analisar, de forma crítica, os bastidores e o papel do jornalista, de um programa televisivo brasileiro, TV Verdade, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, com o objetivo de entendermos como é feita a produção do programa e o que se passa por trás das câmeras. A coleta de dados foi realizada em parceria com o diretor do programa, Juliano Azevedo, bem como o apresentador Ricardo Carlini. Observamos todo o contexto, desde a chegada à emissora, até o estúdio do programa, onde o assistimos ao vivo e tivemos um debate com os participantes do mesmo.

Após a captação do conteúdo foi discutida a estrutura adotada e analisamos a norteação da pesquisa. Fizemos a análise do bastidor, do debate com o apresentador e da interpretação geral dos dados coletados. A produção deste trabalho nos dá acesso a novos aprendizados e conhecimentos de um telejornal. Concluindo, responderemos as questões norteadoras: “Como podem ser as atuações jornalísticas?” e “Em que medida a atuação do jornalista, em seu ambiente de trabalho, tem sido realizada de forma crítica, consistente e articulada com a realidade do entorno?”.

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO

 

  1. Visão critica sobre a televisão e seus programas.

Bourdieu diz que a televisão, em busca de audiência, expõe a um grande perigo não só as diferentes esferas de produção cultural como também a política e a democracia, e espera que aquilo “que poderia ter se tornado um extraordinário instrumento de democracia direta não se converta em instrumento de opressão simbólica (BOURDIEU, 1997 p. 13)”.

Podemos observar a respeito da televisão nos dias atuais, como um instrumento poderoso para a sociedade, pois assume uma linguagem de comunicação através de imagens, propagandas, notícias da atualidade. As imagens televisivas podem influenciar na educação em questão da consciência critica, e também formar diversas opiniões visando uma transformação social, e também autônoma. Algumas emissoras de televisão, programas, tendem a influenciar na visão critica de uma sociedade, em que cabe ao telespectador absorver e analisar o que vai ou não trazer benefícios para sua vida. Sendo que a intenção da mídia é justamente manipular a atitude de uma sociedade segundo os interesses da emissora.

Diante de diversos conteúdos existentes na televisão, observa-se de maneira critica os programas de televisão e seus bastidores. Podendo destacar um dos seus objetivos que é visar interesses ligados à sua posição na produção simbólica, abrangendo boa parte da sociedade, visando audiência. Na busca de espectadores, e concorrência do mercado, os programas televisivos recorrem ao sensacionalismo para causar impactos, emoções, buscando o sensacional, conseguindo assim o sucesso do programa. A dramatização é outra grande característica, visando o interesse humano, em que usa-se bastante cenas chocantes, imagens, vídeos, exagerando dando mais ênfase causando com caráter mais dramático e trágico.

A televisão possui um grande envolvimento com a sociedade. Tudo que aparece na televisão tem um alto poder expositivo, e sempre exibe o que esta propagado na sociedade. Assim, é incontestável a influencia dos programas de TV, servindo de referencia, modelo para diferentes gêneros dentro de uma sociedade. Observa-se também que diante dessa referencia, muitos temas abordados, tem causado polêmicas, diante de assuntos que ainda não são considerados tabus e que geram certos desconfortos.  

A produção de um programa é marcada por grandes traços básicos, é submetida ao mercado consumidor, obedece a uma lógica de predominância, funciona através de padrões de homogeneização e repetição, apresentando assim um perfil único diante do seu conteúdo. Se analisarmos um programa de TV, enquanto estrutura discursiva, devemos observar o falar dos sujeitos envolvidos, o que fala, aquele ao qual se fala, analisar também os estímulos vindo dos telespectadores, com isso conseguiremos nos situar quanto a relação entre o programa e a sociedade vigente.

Alguns programas vigentes na televisão, expressa claramente a falta de cultura, espelham o vazio e a pobreza cultural. Se analisarmos os conteúdos de tais programas não produz resultados animadores, pelo contrario nos assustam diante da falta de conteúdo que na verdade deveria estar contribuindo para um valor publico. Em muitos casos a atitude do cidadão frente a elas é de critica e denúncia. A classificação dos programas funda-se na presença de figuras populares ou dramas cotidianos do povo distinguindo assim a natureza de tais programas. Observa-se que a produção não é feita “pelo povo’ e sim” para o povo” com um sistema vinculado com o poder dominante e o seu apelo pela audiência.

Parte desta ação simbólica dos programas televisivos consiste em construir a realidade de maneira que não choque a sociedade, podendo, de formas variadas, ocupar o tempo com coisas fúteis. O repórter consegue criar uma concepção social do real, que exerce efeitos de mobilização, onde  pode-se observar e fazer crer naquilo que se vê.

 

1.2 A influencia do jornalismo nos programas de TV

 Para entender o que se passa em um estúdio de TV é importante também compreender a noção de campo jornalístico. O jornalista quase sempre faz uma apuração pelo sensacional, e ainda uma organização do que se é selecionado. A televisão convida de forma dramática, o telespectador à participar de um fato, excedendo sua importância e seu caráter comovente.

“Há objetos que são impostos aos telespectadores porque se impõem aos produtores; e se impõem aos produtores porque são impostos pela concorrência com outros produtores”. (Bourdieu,1997, p. 39).

Deste modo, no contexto sensacionalista, destacamos os mecanismos de circulação para a divulgação do jornalismo. Para manter-se visível e com audiência, é preciso criar matérias de interesse de toda a mídia, ou de no mínimo dois dos meios de comunicação, que pode ser reforçado com o efeito da concorrência.

O jornalista, por utilizar dos instrumentos de produção e difusão midiática, deve sua importância ao mundo social. As informações sensacionalistas, dadas mais ao entretenimento, se estabelecem ao campo jornalístico. Os jornalistas tendem a impor sua maneira e valores ao conjunto de informações selecionado. A pressão sobre o jornalista pelo furo de reportagem gera conseqüências se o faz tornar a traduzir suas escolhas entre a audiência e a presença. A área do jornalismo demanda de modo direto da clientela e do índice de audiência.

O grau de autonomia de um jornalista particular depende do grau de concentração da imprensa, da posição do seu jornal, de sua posição no jornal ou órgão de imprensa, de seu salário e de sua capacidade de produção autônoma da informação. No estúdio as mudanças de tom de voz, gestos, sorrisos, delicados movimentos de sobrancelhas e ênfases transformam o jornalista em ator, nas ruas o repórter transforma-se em diretor de cena, procurando transformar a notícia em caso e o cidadão em personagem, tentando encaixar os eventos em um modelo já definido anteriormente nas redações. 

Toda emissora possui um organograma de funções de uma redação de TV, em que obedece uma hierarquia, como em qualquer empresa. O jornalista faz parte de uma parte significativa dessa parcela atuando como:

 

  • Chefe de redação: jornalista responsável pelo funcionamento prático da redação, recrutamento de novos jornalistas, demissões, escalas de trabalho, entre outros.
  • Editor-chefe: jornalista responsável pelo conteúdo de cada edição do telejornal. 
  • Editor-executivo: jornalista que coordena e supervisiona os trabalhos da equipe técnica/operacional de um telejornal.
  • Chefe de reportagem: jornalista responsável por supervisionar as equipes de produção das reportagens.
  • Pauteiros: jornalistas que produzem as pautas definidas em reunião.
  • Produtor: jornalistas que auxiliam na produção das pautas e/ou reportagens na rua, como marcação e captação de entrevistas, levantamento de fontes e informações. 
  • Editor de imagem: jornalista que acompanha as edições das matérias que chegam das externas.
  • Repórter: jornalista responsável por fazer a reportagem na rua (entrevistar pessoas, gravar passagem e off). 
  • Repórter-cinematográfico: jornalista responsável pelas imagens da reportagem de TV, popularmente conhecido como cinegrafista.

 O bom jornalismo tem que ter apuração, diversidade, ser complexo, apresentar uma camada além da que ouvimos e vemos sempre, ajudar a construir discursos mais complexos. Além disso, precisa ter  responsabilidade social, principalmente na esfera pública.

  1. TV Verdade

Com o objetivo de procurarmos observar sobre os programas de TV em pauta, seus bastidores juntamente com suas técnicas, decidimos analisar sobre o programa TV Verdade. Tivemos a experiência de ver o programa ao vivo no estúdio, analisamos os bastidores, e através de um bate papo com o apresentador do programa, aprofundamos melhor nos requisitos do programa em questão da reunião de pauta, e seus objetivos.

TV Verdade é um programa de televisão brasileiro exibido pela TV Alterosa (filiada ao SBT) que tem como apresentador  Ricardo Carlini. O programa trata de questões do cotidiano, que convida participantes para debates com assuntos polêmicos, atuais e de interesse da população. O programa contém 16 convidados apresentados em dias alternados. Sua estréia na TV decorreu dia 10 de maio de 2010 até seu encerramento no início do mês de junho de 2011 para a estréia do programa Canal Urgente apresentado por Pedro Augusto, sendo que o horário passa a ser preenchidas por gerações locais da série Chaves. Um ano após a extinção do programa apresentado pelo radialista a TV Verdade voltou à grade da emissora.

Ao longo dos anos o programa não teve mudanças relevantes. Tiveram mudanças em algumas trilhas sonoras, em que antes eram mais impactantes, os temas abordados tinham caráter de noticia voltado para acontecimentos políticos. Hoje podemos notar que a abertura do plano é mais familiar, com temas sobre os acontecimentos do dia anterior, podendo entrar em pauta noticias momentâneas.

O programa preza por uma linguagem informal, mais forcado na classe C e D, em que 75% do publico que assiste a TV Verdade tem mais de 50 anos e é um dos programas com maior audiência em Belo Horizonte (MG). Podemos observar que ele é um programa aberto a toda origem, classe social, religião, diferentes culturas e etc. Passando em um horário estratégico para chamar a atenção do publico eles realizam debates, bate papo, sorteios e brincadeiras.

A TV verdade é um programa que visa à comunicação popular, com um quadro bastante dinâmico e real. É um programa aberto, sem preconceitos diante dos participantes, em que dependendo do tema em pauta, escolhido na reunião, opta pelo convidado afeto a discussão, como padres, garotas de programa, homossexuais entre outros, defendendo sempre que todo mundo tem seu lugar na sociedade.  

O programa é apresentado em cima de temas de maior relevância, entretenimento, fofocas sobre famosos, assuntos atuais. O programa visa uma aproximação maior com o publico, realizando dentro dele sorteios, jogos do baú, em que o telespectador liga para a emissora e tenta acertar o código, número , podendo ganhar uma fatura significativa em dinheiro. Ele é realizado ao vivo, baseado no improviso, sem corte e edição, porém, muitas vezes acaba em discussão e saia justa.  Em papo com o apresentador ele nos contou que muitas vezes a pauta é alterada  minutos antes do programa entrar ao ar, como foi à votação do Impeachment, em que o acontecimento era de suma importância e precisava entrar ao ar imediatamente, não sendo citado na reunião de pauta dias antes, afirma Ricardo Carlini.

Mediante as reuniões de pauta, são discutidos sobre os assuntos mais debatidos do dia, assuntos estes que estão em alta, selecionando imagens, vídeos, fazendo uma seleção para o programa ao vivo. É uma reunião sempre muito dinâmica, aberta a sugestões dos telespectadores, em que muitas enviam fotos, vídeos, textos, opiniões e podem ser selecionados para estar sendo exibido.

 

  1. Bastidores em geral – Técnicas

Dentro dos bastidores de uma televisão, encontram-se aparatos técnicos que facilitam na produção de um programa televisivo, como câmeras de vídeo, microfones, TP (Teleprompter – equipamento acoplado às câmeras de vídeo que exibe o texto a ser lido pelo apresentador), VT (fita fina, de material plástico, coberto por partículas magnéticas, geralmente usadas para registrar imagens televisivas gravadas previamente de programas destinados a transmissões futuras conhecido como vídeo-tape), tripé de câmera, luzes (refletores, lâmpadas, panelões e spots – que ficam presos ao teto e se pode suspende-los ou abaixá-los), assentos (poltronas, cadeiras), acessórios de cabeamento, computadores, isolamento acústico, além de toda uma equipe de profissionais que é responsável por operar os equipamentos, montagem de cenário, maquiagem, e direção do programa.

De acordo com Maria Francisca Canovas em 2005, normalmente nos bastidores de um programa, o número de funcionários e departamentos que estão ligados a ele é grande, sendo alguns deles:

  • Diretor Responsável: Responde pelo jornalismo da emissora fazendo a ponte com os outros departamentos. Orienta as abordagens editoriais, define orçamentos, contratações e promoções. É o líder.
  • Diretor Executivo ou Chefe de Redação: É o ponto de equilíbrio na redação. Ele acompanha o trabalho da chefia de reportagem, dos editores e dos repórteres. Deve conhecer bem o funcionamento da televisão e dos membros de sua equipe.
  • Chefe de Reportagem: É a base operacional do telejornalismo. Tem controle e conhecimento do pessoal e equipamento à disposição da reportagem.
  • Editor de Texto: Avalia as imagens e informações trazidas pela equipe de reportagem e dá formato ao texto final, junto com o repórter. É a ponte entre o telespectador e a reportagem.
  • Produtor/Editor: Concretiza a pauta, a pesquisa, o histórico e o contexto. Identifica entrevistado, acompanha a equipe, faz reportagens, escreve o texto final e edita.

No estúdio do programa TV Verdade podemos observar a presença de todos os equipamentos citados anteriormente, porém apenas três pessoas faziam parte da equipe que operava os equipamentos, o que é suficiente, pois a maioria dos equipamentos usados possuem funções automáticas e a transmissão do programa é feita ao vivo, o que requer uma maior atenção dos profissionais envolvidos.

A cenografia do programa é envolta do palco, e contém apenas um ambiente, que não é muito detalhado, limita-se apenas a um fundo preto com quatro telas no alto e uma bancada grande que se abre, ficando ainda maior. As cores predominantes são o preto e o cinza.

Na iluminação são utilizados dois sistemas de refletores: o panelões e os spots. Os panelões ficam presos ao teto e é possível suspendê-los e abaixá-los. Os spots servem para iluminações restritas, é uma lâmpada conjugada com espelhos refletores e um sistema de lentes, o que permite regular o tamanho da área que vai ser atingida. São os spots que produzem o jogo de luz e sombra bem demarcados.

No áudio são utilizadas várias fontes para formar a trilha sonora do programa, dentre elas estão pen drives com playlists diversificadas, contendo as músicas que tem relação com o tipo do programa. Essas trilhas sonoras são colocadas no ar quando o apresentador pede. Os microfones mais utilizados pelo apresentador e pelos participantes do TV Verdade é o de lapela (pequeno microfone preso à roupa), que cobre uma distância de mais ou menos 150 metros.

Cada detalhe técnico deve ser muito bem observado na realização de um programa, para que tudo alcance o resultado final esperado da gravação, seja ela transmitida ao vivo ou posteriormente. Técnicas como fotografia, figurino e enquadramento devem ser acompanhadas por um profissional experiente na área para não haver erro ou contraste.

A produção de um programa televisivo não consiste apenas em simplesmente gravar o programa. Após a gravação (se a transmissão não for ao vivo), o programa passa pela edição, onde os profissionais retiram trechos necessários e formatam de acordo com o padrão exigido, além de adicionar vinheta inicial e final, música, efeitos visuais e sonoros, nomeação dos participantes e créditos finais de produção.

 

III. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Percebe-se que atualmente os programas televisivos brasileiros buscam em suma a obtenção de lucro através de publicidades, informação e de certo modo, o sensacionalismo. Desta forma, os bastidores são compostos por aparatos técnicos e uma equipe de profissionais, que através de reuniões de pauta visam buscar informações atuais e almejadas pelos telespectadores para a produção de um programa que obtenha audiência.

 O jornalista de forma crítica se insere no programa apurando as informações coletadas e produzindo notícia para serem apresentadas no programa de televisão. Essas informações podem ser em forma de vídeos, textos, entrevistas, imagens e debates. Como exemplo, o programa TV Verdade seleciona previamente os convidados de acordo com o assunto que será tratado no programa, com isso, é necessário a atuação consistente e articulada de um bom profissional jornalista.

Deste modo os bastidores têm cada vez mais buscado a aproximação do público alvo, usando de entretenimento, músicas conhecidas e premiações para que o telespectador sinta-se aconchegado e inserido dentro do programa.

Conclui-se que a atuação do jornalista em um bastidor televisivo necessita da ética profissional, organizacional e do compromisso com a veracidade dos fatos. Por isso,é indispensável a participação do mesmo em um bastidor, sendo ele um papel importante e contribuindo com a formação de opinião da sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

 

 

Maria Francisca Canovas, Jornalismo Informativo. Disponível em:   www.sitetj.jor.br/ji.asp?idtexto=5 . Acesso em 14 de novembro de 2016.

 

Marcos Mariani Casadore, “Sobre a televisão”. Disponível em: HTTPS://psicologado.com/resenhas/fichamento-do-livro-sobre-a-televisão-de-pierre-bourdieu. Acesso em 14 de novembro de 2016.

 

Anne Kely da Silva Macêdo, O trabalho do jornalista nos bastidores da televisão na era digital. Disponível em: tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/8656/2/arquivototal.pdf. Acesso em 15 de novembro 2016.

 

Tatiana Caruso de Oliveira e Silva, Ánalise de produção de telejornalismo. Disponível em: repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1290/2/20111991.pdf. Acesso em 15 de novembro de 2016

 

Alfredo Vizeu, Decidindo o que é notícia. Os bastidores do telejornalismo. Disponível em: www.bocc.ubi.pt/pag/vizeu-alfredo-decidindo-noticia-tese.pdf.Acesso em 24 de novembro de 2016.

 

André Luis da Costa Moreira, A influência da televisão, na visão critica da sociedade. Disponível em:  http://pt.slideshare.net/aluismoreira/a-influncia-da-televiso-na-viso-crtica-da-sociedade. Acesso em 24 de novembro de 2016.

 

 

Lourdes Lúcia Goi, Resumo crítico do livro: BOURDIEU, Sobre a televisão. Disponível em:

 http://lourdesgoi.blogspot.com.br/2012/03/resumo-critico-do-livro-bourdieu-sobre.html. Acesso em 24 de novembro de 2016.

 

Fernanda Vieira, Os bastidores do jornalismo na TV. Disponível em: https://vivavozunivali.wordpress.com/2014/05/26/os-bastidores-do-jornalismo-na-tv/. Acesso em 25 de novembro de 2016.

 

TV VERDADE. Disponível em: http://www.alterosa.com.br/belo-horizonte/jornalismo/tv-verdade/