Um dos momentos mais interessantes do final do século 19 foi o início do século 20, segundo o pesquisador romeno Eugen Weber  na obra (Bochrist 1925 - Los Angeles 2007), conhecido por seus estudos na história da França em particular.

Charles Begoy anotou em seus artigos que  o mundo mudou nos últimos trinta anos do final do século passado, trata-se mais de período, estendido ao nascimento de Cristo.

Este pensamento parecer ser exagerado, uma vez que  Eugen Weber  justifica  ao dizer que nos dois ou três períodos do fim do século dedicou  muitos ao estudo dos setores de vida, em termos de atividades sociais, culturais e técnicas as que caracterizam nossas vidas.

Este mundo moderno, no qual apreceu por exemplo o cinema e o carro, praças de lazer e de divertimentos, e de outras atividades de propagação de notícias, do esporte, os quais tinham suas raízes nos períodos anteriores, ficando confinado a um setor particular, o que passou para o período moderno a ser a propriedade de uma maioria esmagadora de pessoas.

Essência dos tempos

O autor deste livro não dá muita importância para a política, mas ele a aborda de forma  superficial,  ocultando um dito que se preserva sob o surgimento por exemplo da bicicleta e sua disseminação, embora isso manipula algo que não é comum para os especialistas neste campo, seja uma  tentativa de definição da essência do tempom  nos termos de "sem a essência dos tempos" seria difícil definir os modos de vida.

Assim, por exemplo, os fãs do esporte, originalmente da França, e da contenção que os levou a aparência deste instrumento devido à vontade nacional  para a renovação da fé na raça, no género ou mesmo na raça francesa. O que justifica em certos termos da época enfrentar o perigo iminente alemão, dados  sinais e características sinónimos do final deste século.  Uma ilusão de degeneração, da sensação de renascimento, e do desaparecimento de tudo o que parecia positivo até aquela data e o começo de ultrapasso e da superação de tudo que não se poderia ser anulado ou superado antes.

O que mais importante nesta obra, na realidade houve dois pensamentos, a saber: " como  vivem!" o "amor e ódio", com esses dois termos  se pode dizer sobre as temáticas que se parece normal para nós hoje. Enquanto o percurso da história da humanidade não justifica as etapas manchas de um povo, caracterizado como ignorante.

Por exemplo, no final do século XIX, começo a aparecer a iluminação nas ruas de cidades, dando uma atenção à saúde pública e aos cuidados básicos, apenas no início do século XX se espalha o transporte público dentro das cidades.  Uma forma de manter o uso de muitos costumes, tradições e práticas sociais que nos parecem remotas, enquanto de fato estes só se remeteram um século passado.

Deve-se fazer  referência à mudança da mulher dos últimos tempos.  As leis ocidentais naquele tempo passados consideram as mulheres  como uma  criatura inferior, e neste período, por exemplo, foi pela primeira vez que as mulheres conseguiram o direito de testemunho nos tribunais. O povo deve saber muito bem que sua história não colocou as mulheres na posição de ironia e desprezo.

Neste tempo também se apreenda  que, pela primeira vez, as mulheres possam abrir sua própria conta bancária e receber diplomas de pós-graduação, ou o doutorado. Em 1900, na França as mulheres, pela primeira vez, podem estudar o direito, como os homens, de acordo com a mudança no estatuto das mulheres que as possibilitou uma mudança significativa sobre a "tradição" e costumes, isto é sobre os métodos e inovações que as mulheres no mundo ocidental se destacaram. Quanto as vestes da mulher, por exemplo, passaram a ser simples e leves, sem as complexidades e os glamoures limitados a época que impunha e limita a tradição herdada.

Cultura e o final do século

O lado cultural exposto dessa época não se limita a um, aspecto definido  ou estreito de uma parte sem outra elite de pensadores ou artistas, mas sim este lado envolve o assunto no âmbito ampla e permeia os círculos culturais públicas, o que se chama hoje da: "cultura popular",  da atenção sobre alguns dos termos técnicos, das novas ondas que  surgiram e caracterizaram esta era, como falar sobre as "sensibilidades" ou "impressionismo", bem como sobre o teatro e cinema, um meio de reputação e de sucesso medido altamente pela vontade popular por parte de diferentes classes sociais.

O cinema nesse período, em particular, alcançou certos orogressos significativos, sobre tudo no que diz respeito a movimentação, a exibição  e a excitação.

O final do século  conheceu um fenômeno social ligao ao turismo, no ano (1900), por exemplo, apareceu pela primeira brochuras ou boletins de publicações turísticas, tais como o famoso guia "Michelin", especializado na organização de viagens turísticas longas e curtas.

Lembrando por outro lado da bicicleta considerada como a "Rainha pequeno" foi no final do século, o grande escritor francês Emile Zola, autor (do "paraíso das mulheres"), escreveu em um de seus romances que montar a bicicleta se tornou uma forma de movimentação mantido com vontade.!

Em 1903, pela primeira vez, a organização da corrida de carros começou com o chamado a "volta da França" ou "turnê francês" Nessas datas foi também introduzida  uma lei, proibindo a exibição em vias públicas como sinal de propagação de carros e da prevenção de acidentes.

Esporte popular entre os fãs

Todos os tipos de esportes viram um tremendo progresso e organização controlada, o que se começou a se espalhar amplamente entre o público e atrai muita a atenção. Muitos esportes  foram importados ou vindos da Inglaterra, onde se encontra uma aceitação pública. Acompanhando  essas atividades públicas  as mais importante que propagam em certas medidas um certas ideologias e processos políticos daqueles tempos.

Anotando que o esporte se espalhou através o planeta ou se limitou por causa da demanda pública, ou ainda segundo os círculos onde esses esportes se organizam.  O acompanhamento do povo desta onda revela sem dúvida um aspecto social e político sobre o futuro da humanidade através esses tipos de esportes e atividades, a idéia de futebol, por exemplo, que se propagou amplamente e se espalhou por todo o mundo,  do local para a condição social, de outras atividades, as outras restringidas,  a exemplo do que acontece dentro das instituições escolares privadas, onde por exemplo muitas vezes o futebol  tornou-se o jogo mais popular até sendo chamado " fãs das massas".

Na altura em que se recebe um novo século, despedindo dos séculos XIX e XX, a leitura desta história levanta a este respeito uma importante questão:  Para até que ponto se parece a vida diária na sua forma "normal" ou "habitual" en relação ao que se foi, em termos de desejo e o que se atrai  ...!

Lahcen EL MOUTAQI

Professor – universitário- Rabat- Marrocos