Nenhum cientista vivo abalou as fundações da física como Galileu, Newton ou Einstein. Mas, entre aqueles que fizeram avançar as fronteiras da cosmologia, está um antigo aluno preguiçoso chamado Stepehn Hawking. Hoje ele leciona a mesma cadeira de matemática na Universidade de Cambridge que Isaac Newton ocupava, Stephen Hawking nasceu em 1942, em Oxford, na Inglaterra. Como Galileu, Newton e Einstein, quando criança, sentia-se fascinado pela forma como as coisas funcionam. Na Universidade de Oxford, Hawking quase não trabalha, em vez disso usa a sua facilidade extraordinária na matemática para conseguir se formar no curso, passava a maior parte do seu tempo a socializar, e no rio com sua equipe de remo.

Nunca pareceu ser uma pessoa destinada à grandeza, nunca foi um aluno muito esforçado, ele mesmo diz que todo o tempo passado em Oxford, só estudou uma hora por dia, ele se sentia aborrecido e apático, pois não encontrava nada que fazia valer a pena, até que uma tragédia chegou em sua vida, que transformou um intelecto aborrecido em uma mente apaixonada.

Em 1962, Hawking acabava de começar a estudar cosmologia, agora na Universidade de Cambridge, mas os sintomas da doença eram demasiado difíceis de ignorar, uma ligeira deficiência na fala, dificuldade em servir uma cerveja, é diagnosticado esclerose lateral amiotrófica, conhecida normalmente como doença de Lou Gherig, as áreas do seu cérebro que controlam o movimento estão a degenerar, e não existe cura, um jovem de 20 anos descobre que seu corpo ficará paralisado, os músculos que permitem a respiração irão atrofiar, sufocando-o, os médico na época lhe deram apenas dois anos de vida, Hawking cai em uma depressão profunda. De maneira inexplicável a doença progride menos do que se pensava, ele conhece Jane Wild, a mulher que se tornou sua esposa, e encontra um propósito na vida.

Agora ele começa a trabalhar arduamente pela primeira vez na vida, e para sua surpresa, ele descobre que isso lhe agrada, no início dos anos 70, já era um cosmólogo famoso, e também já estava sobre uma cadeira de rodas, mas como sempre teimoso, nada impede que ele tenha uma vida normal, tem filhos, trabalha de forma intensa, e estava prestes a fazer um grande feito, que expandiu a teoria de Einstein numa direção inesperada.

A teoria da relatividade geral de Einstein, prevê o movimento de objetos enormes, como galáxias, mas não explica o comportamento das mais pequenas partículas subatômicas, que são os blocos de construção do universo, o seu movimento é apenas previsto por uma teoria diferente, chamada mecânica quântica. Para a frustração de Einstein e qualquer outro físico desde então, as duas teorias parecem ser completamente incompatíveis, mas Hawking é corajoso suficiente para enfrentar o impossível, e tentar unir essas duas teorias.

Como Einstein Hawking tem um forte instinto, e sua intuição faz com que tenha perguntas interessantes para fazer, e permite-lhe saber como fazê-las.

Os buracos negros são a previsão mais bizarra e extrema da teoria da gravidade de Einstein, teoricamente, se uma massa estiver extremamente concentrada, por exemplo, se uma estrela fosse comprimida numa bola, apenas com alguns quilômetros de largura, o espaço à sua volta tornar-se tão alterado, que a gravidade impediria tudo de escapar, incluindo a luz. Um buraco negro é uma área do espaço onde a gravidade étão forte que a luz não pode escapar, é uma membrana de sentido único em que as coisas podem entrar, mas de onde nada pode sair, incluindo a luz, por isso chamamos de buraco negro.

Nesse instante Hawking tentava o que mitos achavam impossível, usou as equações da teoria quântica para analisar o que acontece às partículas presas pela gravidade, na orla dos buracos negros, nessa altura já não consegue escrever, se fosse um experimentalista a sua carreira teria terminado, mas ele raramente utilizou sequer um telescópio, para continuar sua teoria, só precisava do seu cérebro. Como Newton e Einstein, Hawking tem grandes poderes de concentração, revê mentalmente equações enormes e tortuosas vezes sem conta, verificando vezes sem conta os seus cálculos. Os resultado de Hawking chamam atenção, pois os buracos negros não estão completamente separados do universo, como se pensava, em vez disso, as suas orlas soltam pequenas partículas, a que agora se chama radiação de Hawking.

Hawking demonstrou que, como a água a ferver numa chaleira, os buracos negros evaporam-se lentamente, igualmente importante provou que num caso em especial que a teoria geral da relatividade e a teoria quântica pode ser combinadas com sucesso.

Encontrar a “Teoria de Tudo” uma teoria mais profunda que unifica as equações de Einstein na mecânica quântica, é agora o Santo Graal da Física, isso explicaria a origem do universo, e Howking criou uma nova esperança para a solução do verdadeiro quebra-cabeça.

Ele escreveu muitos títulos que ajudaram a divulgar as teorias cosmológicas em uma linguagem fácil para leigos. O primeiro foi “Uma Breve História do Tempo”, que ele escreveu entre 1982 e 1984 e conseguiu vender mais de 10 milhões de cópias. Depois lançou “O universo numa casca de Noz” (2001), “Uma nova história do Tempo (2005) “God Created the Integers em tradução livre ficaria “Deus não é necessário?” (2006), e em 2007 em parceria com sua filha Lucy, escreveu o livro “George e o Segredo do Universo” e suas duas continuações.

O asteroide 7672 Hawking é assim chamado em sua homenagem.