Isaac Newton nasceu na Inglaterra no dia 25 de dezembro de 1642 (segundo o calendário da época), ou em 4 de janeiro de 1643 (segundo calendário usado hoje).

Isaac Newton, foi talvez o cientista mais importante de todos os tempos, talvez nenhum cientista tenha trabalhado tão arduamente, sem dar qualquer atenção a alimento, sono ou relações humanas, como ele era uma figura muito sombria e solitária, ele não conseguia manter uma conversa descontraída, ele tinha uma verdadeira obsessão pelas suas pesquisas e seu trabalho. Ele é considerado por muitos, o maior cientista de todos os tempos, quando ele nasceu, mal se entendia o mundo físico, mas até sua morte, traçou as leis precisas que descrevem todo o movimento, desde a queda da maçã, até às órbitas dos planetas. Até hoje, não tivemos outro pensador como Newton.

Em 1642, Isaac Newton nasceu em uma vila inglesa remota, sua infância foi muito triste, seu pai morreu antes dele nascer, e com apenas 3 anos, sua mãe envia-o para uma avó extremamente rígida, ele nem sempre foi bem na escola, mas se tornou alvo de curiosidade na sua aldeia, ao construir aparelhos mecânicos extraordinários, como os moinhos. Um professor convenceu a sua mãe a enviá-lo para a universidade.

Na Universidade de Trinity, em Cambridge, a maioria dos estudantes mais se divertiam que estudavam, Newton preferia estar isolado e sozinho, não se esforçava para fazer amigos, e nem se ligava às pessoas, ele ia se afastando delas.

Na Universidade ele liberava toda sua paixão pelos os estudos, como Galileu Galilei, ficava cativado pela matemática, ele aprendeu matemática avançada sozinho, com essa base ele começa a criar uma nova matemática para analisar o movimento, inventando o cálculo. Newton se sentiu fascinado com a forma que o Sol nasce e se pões num arco perfeito, ele observou que quando os objetos se movem, Newton permitiu-se observar que quando os objetos se movem, podem ser visto de forma incremental, pedaço a pedaço, um pouco de cada vez, quando é adicionado movimento, obtemos espirais, elipses e círculos.

Se ele tivesse mostrado para alguém suas descobertas, tranquilamente naquele momento, ele teria sido reconhecido como maior matemática da Europa, isso com apenas 22 anos.

Com 24 anos, Newton vive na casa de sua mãe, nesse momento, ele tevê uma inspiração que revolucionou toda a física, ele desvendou o mistério que faz com que os planetas se movam.

Isaac Newton via o mundo através de imagens e de geometria, um dia enquanto caminhava, viu uma mação a cair, depois olhou para cima e viu a Lua, nesse momento ele colocou uma questão crucial, a questão que desvendou o segredo dos céus: “Se uma mação cai, será que a Lua também cai? E depois, talvez num dos seus maiores golpes de gênio, percebeu que a gravidade que pega numa mação e a faz cair ao chão, é a mesma força que pode pegar na Lua, a Lua dos céus, e fazer a Lua cair à volta da Terra.

Enquanto que Galileu Galilei iniciou o estudo sobre como a gravidade age na Terra, Newton foi o primeiro a reconhecer que a gravidade move planetas e estrelas, com isso ele conseguiu mostrar que as leis dos céus eram as mesmas que na Terra. Ele guardou essa descoberta para si durante quase 20 anos.

Newton foi professor de matemática na Universidade de Cambridge, com poucas responsabilidades de ensino, trabalhava constantemente na matemática e física. Os seus colegas rapidamente reconhecem o seu valor, assim como a sua natureza estranha e sensível.

Em 1972, a invenção de um telescópio fez ele entrar na “Royal Society”, a associação inglesa de grandes cientistas, lisonjeado Newton permite a publicação de um estudo brilhante sobre óptica.

Aos 42 anos, pedem a Newton para resolver o problema, que iludia os maiores físicos inglese: “Descreva a órbita dos planetas à volta do Sol?” Tomado pela inspiração, Newton começa a trabalhar em sua maior obra, como Galileu, é guiado por uma forte intuição, ele se preparava para descobrir a matemática complexa da gravidade, algo iniciado anos antes, por dois anos ele não se comunicou com quase ninguém,  ele dormia muito pouco, trabalhava de 18 a 20 horas por dia e saltava refeições, limitava-se a escrever, tinha a capacidade de sentar na sua cadeira sem se distrair, obcecado com um problema durante anos até resolver finalmente. Depois desse período, Newton surgiu com uma obra-prima que mudou o mundo; “O Principia”.

Nessa obra ele atacou os pontos básicos, descobriu como a massa interage com a força, inércia e aceleração, descrevendo a gravidade como uma força que age à distância e através de feitos matemáticos fabulosos ele apresenta as leis com precisão que determinam os movimentos de todos os objetos.

Newton foi respeitado como nenhum outro cientista e seus estudos marcaram uma revolução científica. O matemático Joseph-Louis Lagrange sempre falava que Newton foi o maior gênio que viveu. Em seus últimos dias, passou por muitos problemas renais que culminaram com sua morte. Ele nos deixou na noite do sai 20 de março de 1727.

Muitos cientistas sofreram grande influência dele, como Albert Einstein, Michael Faraday e James Clerk Maxwell.