A principal ocupação de um bebê de poucos meses é dormir, e o faz a maior parte do dia, os pais não devem se preocupar se ele parece que dorme muito ou que dormem poucos os bebês têm um ritmo próprio e sabem perfeitamente bem quantas horas de sono precisam. Naturalmente, a cada mês que passa ele vai crescendo e menos ele dorme. Ás vezes acontece de o bebê trocar o dia pela noite, com efeitos desastrosos para o repouso do resto da família. Para evitar que isso aconteça e garantir um repouso sereno, algumas medidas podem ser tomadas manter o ambiente bem iluminado durante o dia e mais escuro à noite para que ele possa habituar-se ás diferenças; escolher pijaminhas confortáveis e de acordo com a temperatura, que deixe seus movimentos livres e permitam uma boa transpiração; evitar cobri-lo exageradamente, pois os recém nascidos são muito menos friorentos do que imaginamos ás vezes, o choro ou a inquietação do bebê é devido ao excesso de calor.
Quando se fala em bebê recém-nascido, provavelmente não pensa nele como particularmente social, pois ele não conversa, não flerta ele sorrir mais não com freqüência nas primeiras semanas, não anda. Porém os bebês se analisarmos bem podemos perceber que eles têm uma coleção de comportamentos efetivos para atrair e manter atenção dos adultos, enquanto também quando nos conversamos com eles, olhando para eles também estamos chamando a sua atenção, levando o adulto e o bebê para se unirem como se fosse uma "dança" social para principalmente a raiz do relacionamento entre pais e filho.
A criança vai se desenvolvendo e progredindo gradativamente os meninos são um pouco maiores e um pouco mais pesados que as meninas. A cabeça para ele é grande e pesada, pois ele ainda não está habituado a mantê-la erguida, porém aos poucos ele vai fortalecendo o pescoço e será capaz de erguê-la quando estiver de bruços. Nesta fase o bebê conseguirá mover simetricamente os pés e as mãos. Ainda não enxerga bem, por enquanto só vê sombras e apenas a uma distância menor de 30 centímetros.
Nesta fase ele já possuirá dezenas de reflexos, como o que o faz agarrar coisas com tanta força que seria capaz de se sustentar nas próprias mãos. No segundo mês, ele atingirá aproximadamente 56 cm e 4,800 kg já manterá a cabeça erguida por mais tempo e, quando deitado de bruços, será capaz de levantar o rosto, podendo perceber um ruído com rapidez.
Chegando ao terceiro mês o bebê possuirá em média 60 cm de altura 5.500 kg, conseguirá reagir a barulhos arregalando os olhos e parando de mamar. Sua visão estará melhor pois agora já poderá ver em cores. Suas mãos serão a grande descoberta desta fase e ele as manterá bem abertas, a grande maioria segura com firmeza um objeto. Nesta fase ele poderá aprender que, mesmo sem querer, batendo em móbile conseguirá com resultado um som ou um movimento. Por volta dos quatro meses o bebê possuirá aproximadamente 61 cm e pesará aproximadamente 6,100 kg. O bebê poderá chorar quando for deixado por alguns instantes. Para os cientistas esse é primeiro sinal do desenvolvimento da sociabilidade. Esta é a hora de dar para ele brinquedos que produzem sons e luzes, quando movimentados.
O quinto mês sua altura será de aproximadamente 62 cm e pesará aproximadamente: 6,7 kg geralmente ele morde e chupa tudo o que estiver ao seu alcance. Quando vira de bruços pode virar pela cama. Não o deixe sozinho sobre cama sofá etc pode ser perigoso nesta fase ele está aprimorando sua percepção de mundo. Já poderá discernir uma voz amável de outra brava e reage de maneira diferente a cada uma delas.
. Quase todos os bebês nesta fase reconhecem e gostam de ver sua imagem refletida no espelho. Brinquedos que tenham espelhos inquebráveis fazem sucesso nesta idade.
Por volta dos seis meses sua altura será de 65 cm e 7,3 kg, ela já virará totalmente a cabeça para localizar a origem de um barulho ou procurar um objeto que caiu de suas mãos. Já conseguirá levar o pé à boca, começará a fazer isso quando associa à habilidade motora a capacidade de acompanhar com os olhos os movimentos que faz com as mãos. Enxerga como um adulto (em visão tridimensional).
Lá pelo sétimo mês sua altura será aproximadamente de 67cm e pesará 7.7 KG ele já começa a entender o significado de algumas palavras, como o "não". Senta-se com certo equilíbrio e mostra determinação querendo brinquedos que estão fora do seu alcance. Tentará agarrá-los com as duas mãos. Gostam de identificar sons familiares e localizá-los.Nesta fase geralmente surgem os primeiros dentes, em geral os incisivos centrais e inferiores, como resultado, o bebê pode ficar com as bochechas vermelhas, gengivas inchadas, babão e, às vezes, irritado.
Oitavo mês o bebê poderá atingir à 68 cm de altura e 8.2 kg. Nesta fase os brinquedos são o mundo deles, gostam de brincar, os soltando no chão, esperando que o pai ou a mãe os pegue de volta. Procura o brinquedo sumido atrás dos moveis. Está desenvolvendo a noção de espaço e será provável que tente imitar os pais, emitira uma série de sons e parece prestar atenção á conversa dos adultos. Reconhecerá o próprio nome, olhando sempre para quem o chamou. Estará pronta para engatinhar, embora muitas vezes isso demore um pouco para acontecer
No nono mês sua altura será aproximadamente de 70 cm e pesará em média 8,6 kg, já saberá juntar o polegar ao indicador, os dedos funcionam como uma pinça para pegar pequenos objetos. É um dado da evolução tão importante quanto a primeira palavra ou o primeiro passo. Já conseguirá bater palmas e dar tchau. Balbuciara constantemente para ouvir a própria voz e se diverte quando imitam sons, como tossir, por exemplo.
Décimo mês seu bebê terá uma altura de aproximadamente de 71 cm e seu peso será aproximadamente de 9,1 kg é o momento o qual aprenderá a se expressar e, para tal, usa o dedo indicador para apontar o que deseja. Começa a entender os conceitos como "aqui", "lá" , "dentro", "fora", "para cima", "para baixo". Quando engatinha já percorre grande distancias. Levando-se em conta o que um bebê engatinha durante três meses, os mais animados podem chegar a 200 metros por dia ou 18 quilômetros no período.
Um ano de vida sua altura será em média de 75 cm e o seu peso será em média de 10 kg. Poderá está andando ou quase. De início o bebê anda com os braços abertos para se equilibrar melhor, não demonstra cansaço, porém quando chega a noite tende a dormir melhor, depois de um grande movimento.Já consegue empilhar objetos. E é um indicador fundamental do seu desenvolvimento motor, após perceberem que os objetos podem ser movimentados, ele constata que eles se firmam uns sobre os outros. Nesta idade é fundamental que os pais os levem para passeios ao ar livre, para que ela veja o mundo externo, fazendo-a perceber que a mãe é um ser separado deles, contanto que ela fique confiante e que sinta que estão protegidas pela presença dos pais e os terão sempre por perto.
A sociabilidade está aumentando. Ele pode até dar beijinhos, mais não gosta de ficar sozinho, ainda precisa da presença da mãe para se sentir seguro. Seu poder de compreensão continuará sendo maior do que sua capacidade de poder falar.
Já surgem os ataques de birra exercitando sua independência e reage com freqüência diante das limitações próprias ou impostas. É hora te ter muita paciência com ele. Fale, fale e fale. Aos poucos ele entenderá o que é certo ou o que é errado. Aproveite para mostrar ao seu filho livros infantis com figuras e desenhos. Nesta idade eles adoram novidades e provavelmente se divertem.Um ano e seis meses sua altura será em média de 80 cm e seu peso será aproximadamente: 11 kg. Nesta idade o bebê andará para os lados e para trás e já consegue até ensaiar uma corridinha. Sairá arrastando tudo o que ele encontrar pela frente, seu raciocínio já estará evoluindo, conseguirá pegar um objeto que cair debaixo de algum móvel, se necessário será capaz de usar uma vareta ou algo parecido, para conseguir pegá-lo. Suas mãos já estarão em perfeita harmonia conseguindo ate virar de duas a três páginas de um livro ou revista de cada vez.
Nesta fase a criança já consegue demonstrar claramente o que quer e o que não quer, na maioria das crianças já preferem caminhar ao ser empurrado pelo carrinho. Possuíra gostos pelas comidas que gosta e as que não gostam já conseguirá aprender a lavar o rosto lavar as mãozinhas. E até chorar para querer varrer a casa junto com a mãe. Vendo uma fotografia ela conseguirá identificar o personagem se for alguém muito próximo a ela poderá ate falar o nome. Vacinas: Contra Rubéola, Caxumba, Catapora (varicela) e Hemófilos Influenza. Reforço contra o sarampo e hepatite B.
Agora já com 2 anos sua altura será aproximadamente de 85cm e pesará aproximadamente de 12 quilos, possuirá habilidades como por exemplo: fechar um zíper, destampar potes, abrir trincos de portas e até calcar sapatos de fecho mais simples. Deverá ter em média dezesseis dos vintes dentes inicia o processo da fala e a retirada das fraldas. Se incentivada poderá ate chutar uma bola é o seu primeiro movimento com as pernas que não terá relação com o ato de andar. Conseguirá a responder a perguntas simples e já consegue conversar.
Geralmente nesta fase são muito ciumentas, aprenderá a usar o pronome possessivo meu, como que tudo fosse dela. Precisando assim paciência da parte dos pais pois está fase passará. Este ano é um ano conhecido como o "ano terrível", o segundo ano de vida é marcado pelo negativismo. Suas respostas serão: "não vou", "não quero", "não gosto".