A VERDADEIRA AMIZADE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

A existência só ganha sentido quando nela encontramos verdadeiros amigos! Eles são raros, às vezes difíceis de ser encontrado. Entretanto, podemos parafrasear o grande autor do livro chamado de “Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry, escrito em 1943, ele argumentou que a verdadeira e autentica amizade, uma vez solidificada em sua essência, nunca na aparência, ela se torna um tesouro. Assim, torna-se possível entender a expressão: ‘quem encontra um amigo, encontra um tesouro!’

 Ainda lembrando o ‘Pequeno Príncipe’ na relação entre amizade e tesouro – também devemos lembrar-nos de outra frase é significativa: ‘só se vê bem com o coração’. Sim, a verdadeira amizade vai além da aparência, envolve sentimento e uma dupla reciprocidade, onde o tempo não consegue apaga-la!

 Neste pequeno espaço, desejo expressar o valor de uma amizade, especialmente ao se perder um grande amigo, no meu caso, uma amiga. Dizer que seria uma homenagem póstuma, pois se trata de alguém falecido, não é a ideia. O meu desejo é eternizar esta amizade e afirmar: vale a pena cultivar a boa, sólida, autentica e verdadeira amizade.

A questão não é o número de amigos que temos. Esta experiência qualquer pessoa pode vivenciar. Veja na rede social chamada de facebook, observe lá as dezenas, centenas ou milhares de ’amigos’ que você tem; contudo, ao encontrar com um destes ditos ‘amigos’, poderá ter a insatisfação de sequer ser reconhecido ou ao menos receber um simples cumprimento. Portanto, em nada esta rede deve ser dada como conquista de amizade, pois nem como forma de coleguismo de ser chamada.

Ao encontrar um amigo, encontra-se um tesouro! Este artigo é uma forma de deixar viva a amizade de uma amiga falecida a algum. Ela me fez sentir qual é a importância da verdadeira amizade e de quanto à vida tem sentido!

Foi uma incrível criatura. Amável, solícita e sabia valorizar os pequenos, como por exemplo, no dia do aniversário, enviar pequena mensagem ou até mesmo ligar. Não havia o costume do encontro com frequência, mas a cada encontro os laços da amizade eram fortalecidos.

Não tenho a menor dúvida que Deus se manifesta em uma autentica amizade. Neste artigo irei ocultar o nome desta minha amiga que faleceu com seus noventa anos. Ela era mais velha que minha mãe, mas não me importava com sua idade, pois a verdadeira amizade vai muito além das aparências.

Dentre tantos ensinamentos, aprendi com esta amiga, quando passou a conviver em um leito de dor e já próximo de seu falecimento, pois foi acometida por um forte câncer, neste intervalo, nas visitas que fazia à ela, percebia sua serenidade e que é verdadeiro o ditado: ‘desta terra nada se leve, apenas o bem que foi plantado’.

 Muitas vezes Deus introduz em nossa jornada terrestre pessoas, elas na verdade, mas que amigos tornam-se anjos que acabam nos motivando e impulsionando a nossa caminhada, neste ‘vale de lágrimas’! 

Na antiguidade, surgiu um pensador com o nome de Confúcio, entre seus ensinamentos estava que o autentico amigo é conhecido quando você passa pela desgraça, assim terá não a quantidade de amigos, mas a qualidade do (s) amigos (s). Eis o pleno sentido da amizade: sua qualidade.

Na existência podemos ter momentos angustiantes ou de abismo, contudo tendo um amigo de qualidade, teremos um diferencial que nos fará ver a existência sob outra ótica: da beleza do viver pautada na simplicidade; na busca do semear o bem (sem olhar a quem), assim cultivamos o tesouro, chamado amizade!

Ao Deus da vida a eterna gratidão por esta amizade e pelas que ainda estou conseguindo cultivar nesta vida!