A NOSSA REFLEXÃO DE SÁBADO                                                                                                (A Verdade Sobre a Esposa de Jó)

“Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2:9)

Sempre que alguém traz até a sua memória esta passagem bíblica, certamente a primeira reação que lhe vem à mente é um sentimento de indignação e de revolta pela atitude da esposa de Jó por ela ter dirigido tal infâmia contra o Senhor. Só que isto não tem muito sentido porque essa palavra “amaldiçoa” não consta nos originais hebraicos, e sim a palavra “renuncia”. Então seria “renuncia a Deus e morre”. E mesmo que a Bíblia não cite o seu nome próprio; no entanto, esta mulher tem muito a nos ensinar; principalmente a outras mulheres. E é exatamente isto o que será mostrado no conteúdo desta Reflexão.

Conforme eu já divulguei em outra ocasião, o sofrimento de Jó teria durado por longos 19 anos – isto segundo os mais renomados historiadores e exegetas. Sendo que os dados sobre a sua biografia dão conta que ele perdeu tudo o que possuía, a começar pelos seus nove filhos que foram assassinados: “E SUCEDEU UM DIA, EM QUE SEUS FILHOS E SUAS FILHAS COMIAM, E BEBIAM VINHO, NA CASA DE SEU IRMÃO PRIMOGÊNITO, QUE VEIO UM MENSAGEIRO A JÓ, E LHE DISSE: OS BOIS LAVRAVAM, E AS JUMENTAS PASTAVAM JUNTO A ELES; E DERAM SOBRE ELES OS SABEUS, E OS TOMARAM, E AOS SERVOS FERIRAM AO FIO DA ESPADA; E SÓ EU ESCAPEI PARA TRAZER-TE A NOVA” (Jó 1:13-15).

Pense agora comigo: Se a morte de um só filho já traz tanto pesar e sofrimento para a vida de uma mãe, imagina como se encontrava o coração da esposa de Jó. Logo, ela estava revoltada com todas aquelas perdas. Sendo assim, ao invés de nós nos indignarmos tanto com a atitude desta mulher, vamos conhecer com detalhes a sua história dali por diante. Normalmente, a coisa mais comum que nós temos testemunhado é o fato da esposa repudiar, rejeitar o seu marido – ou vice-versa –, e isto por qualquer motivo. Só que não foi isto o que fez a esposa de Jó: “O MEU HÁLITO SE FEZ ESTRANHO À MINHA MULHER; TANTO QUE SUPLIQUEI O INTERESSE DOS FILHOS DO MEU CORPO. ATÉ OS PEQUENINOS ME DESPREZAM, E, LEVANTANDO-ME EU, FALAM CONTRA MIM” (Jó 19:17,18). Veja que até essa altura, a sua esposa permanecia ao seu lado mesmo tendo que aturar tantos constrangimentos, ou seja, situações repugnantes. Logo, tem muitas esposas precisando aprender com a esposa de Jó.

Veja, ainda, que mesmo tendo que enfrentar um estado de putrefação do seu marido, e cheirava muito mal, mesmo assim ela não o abandonou: “ENTÃO, SAIU SATANÁS DA PRESENÇA DO SENHOR E FERIU A JÓ DE TUMORES MALIGNOS, DESDE A PLANTA DO PÉ ATÉ AO ALTO DA CABEÇA. JÓ, SENTADO EM CINZA, TOMOU UM CACO PARA COM ELE RASPAR-SE” (Jó 2:7,8). O que você espera em termos de flagrâncias de um corpo coberto por câncer?  Ademais, mesmo privada do contato íntimo para com o marido, a esposa de Jó sempre esteve ao seu lado. Quanto a isto, eu não vejo ninguém pregar.

Existe no nosso meio teológico a teoria que diz que quando Deus restaurou a sorte de Jó lhe dando tudo em dobro, alguns defende que essa dupla honra também envolvia uma nova esposa com a qual Jó teve mais 10 filhos: “ASSIM, ABENÇOOU O SENHOR O ÚLTIMO ESTADO DE JÓ MAIS DO QUE O PRIMEIRO; PORQUE VEIO A TER CATORZE MIL OVELHAS, SEIS MIL CAMELOS, MIL JUNTAS DE BOIS E MIL JUMENTAS. TAMBÉM TEVE OUTROS SETE FILHOS E TRÊS FILHAS” (Jó 42:12,13). Concluindo, a Bíblia não diz que essa mãe que lhe deu esses dez filhos teria sido com outra mulher; depois também, nós não encontramos qualquer “nota de falecimento” da esposa de Jó para que ele tivesse o direito de se casar de novo. Agora, quanto a Jó houve sim essa nota:de falecimento: “ENTÃO, MORREU JÓ, VELHO E FARTO DE DIAS” (vers. 17). Logo, nós deduzimos que a esposa de Jó nunca se divorciou dele, mas permaneceu até os últimos dias ao seu lado. Sendo assim, é dúbia a interpretação que diz que a esposa de Jó não participou da prosperidade do seu esposo por conta de suas duras palavras dirigidas contra Deus. Então, antes de você pensar em abandonar o seu marido - ou sua esposa -, pense bem nessa história de fidelidade conjugal por parte da esposa do nosso conservo Jó. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)