A VERDADE DA EXISTÊNCIA DE DEUS COM O ARGUMENTO ONTOLÓGICO EM SANTO ANSELMO

Flavio José Ricarte da silva[1]

Prof.Nalfran Modesto Benvinda[2]

RESUMO

Este artigo trata do argumento ontológico na perspectiva de santo Anselmo. Sabe-se que a existência de Deus na atualidade é motivo de grandes discussões, buscando argumentos que prove tal existência. A partir desta problemática iremos expor as partes mais importantes do argumento Anselmiano, que se configura autêntico e livre de pluralismos, a partir disso traremos comentários e pontos de vista de alguns filósofos que refutaram tal argumento, como também alguns que o aceitaram mesmo fazendo algumas modificações. Anselmo foi o primeiro a tratar da existência de Deus na perspectiva ontológica, o seu método é apriori. Assim traremos pontos relevantes deste argumento a fim de compreendermos sua influência na contemporaneidade e na filosofia cristã.

PALAVRAS-CHAVE: Ontologia. Verdade. Existência. Deus. Anselmo

1.INTRODUÇÃO

            Quem poderia imaginar que aqueles que eram tão perseguidos mais tarde teriam tanta influência na filosofia?Os primeiros séculos da era cristã foram de grande desafio para aqueles que defendiam o nome de seu fundador.A Igreja Católica estava construindo a sua doutrina firmada sob a fé dos apóstolos seguidores de Cristo. Em meio a todos os conflitos e perseguições sofridas pelos cristãos, a filosofia tinha como objetivo expressar a razão dentro do pensamento cristão afim de expor essa fé de maneira racional. Desde Tertuliano a Santo Agostinho a teologia se configurava com o auxílio da própria filosofia.

            A quem diga que a filosofia cristã é uma reprodução de tantas outras filosofias, talvez seja preciso compreender que toda filosofia sofre influências de outras. O mesmo ocorre com a filosofia cristã, talvez seja duvidosa por estar presente em uma religiã­­­­o especificamente, não esquecendo que os filósofos antigos jamais se desvincularam de suascrenças. A revelação é concedida por Deus. Para o arcebispo de Cantuária expor a sua fé racionalmente não fere a sua crença, ao contrário a torna mais autêntica.

            Abordaremos o argumento ontológico em santo Anselmo considerado o pai da escolástica, apesar de ter influências agostinianas, tem identidade própria, buscando resolver problemas de sua época. As suas obras foram feitas num período de governo em um mosteiro beneditino, ordem na qual ele pertencia.

            Assim o presente trabalho tem como objetivo trazer à tona este argumento, sua importância para a filosofia cristã, como também comentar argumentos de outros filósofos a este respeito, tendo em vista a sua contribuição para demais especulações filosóficas posteriores e atuais. Não é nosso intuito aprofundar as questões metafisicas e ontológicas, mas expô-las a fim de compreendermos melhor a filosofia alselmiana, particularmente a obra Proslógium que é denominada por Anselmo como argumento único.

            Veremos o argumento ontológico, para daí partimos para nossa discussão, onde será possível ver quais influências filosóficas esta filosofia recebe e em que isso implica. A dialética é um ponto relevante no argumento, por meio dela se chega à razão, não podendo esquecer que para se chegar a ela é indispensável a experiência da fé. Por fim traremos algumas objeções feitas por Gaunilo e outros filósofos posteriores, como também alguns que utilizam do argumento de Anselmo para formarem os seus. [...]