Resumo

A presenta monografia busca abordar sobre a valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem: caso da 6ª classe da Escola Primária Completa de Napipine. De modo geral, o estudo objectiva analisar a valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem, especificamente pretende-se explicar a importância da valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem, identificar as causas da fraca integração dos conteúdos dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem e sugerir medidas para a valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem. A perspectiva teórico-metodológica adoptada consistiu na abordagem qualitativa, com carácter descritivo e exploratório. Para a análise do objecto de pesquisa, o estudo privilegiou a pesquisa bibliográfica e documental que permitiram de forma importante a construção de uma fundamentação teórica sobre o currículo local e saberes locais em Moçambique. O estudo apurou que apesar de o currículo centralmente definido em Moçambique deixar uma margem de 20% do tempo lectivo de cada disciplina para a abordagem de conteúdos ou saberes locais, parece haver, ainda, falta de articulação entre a escola e a comunidade, aliada à fraca preparação dos professores para o tratamento de conteúdos localmente identificados pela comunidade como relevantes. A idealização da integração dos saberes locais no PEA, tem em vista o envolvimento da comunidade aonde se localiza a escola no sentido de, muito próximo, acompanhar a educação dos seus educandos, e mais, contribuir com os seus saberes apoiando também no processo de vinculação dos mesmos na escola.

Palavras-chave: Currículo escolar, Saberes locais, Processo de ensino e aprendizagem, EPC de Napipine.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a educação em Moçambique tem estado no centro de debates em todos os níveis da sociedade, uma vez que é vista como um factor essencial para o desenvolvimento da nação. Por isso, são traçadas mudanças políticas sociais, económicas e culturais que impõem novos desafios para a educação no país. Umas das mudanças é a introdução de novo currículo do Ensino Básico implementado em 2004, que pressupõe um conjunto de inovações e abre a possibilidade de integrar os conteúdos e as práticas locais nos programas do ensino, com finalidade de reduzir a distância entre a cultura da escola moderna e a cultura tradicional local.

É diante dessa perspectiva que se busca abordar neste trabalho sobre: “A valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem: caso da 6ª classe da Escola Primária Completa de Napipine, 2015-2017.” O objectivo geral do estudo é analisar a valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem. Como objectivos específicos pretende-se explicar a importância da valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem, identificar as causas das dificuldades da integração conteúdos dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem e sugerir medidas para a valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem. 

O estudo dos saberes locais tem uma grande importância na actualidade porque eles estão ligados à cultura, ou seja, às temáticas específicas da vida quotidiana dos alunos. Pela sua estreita ligação com a cultura estes devem ser resgatados para a escola com o intuito de revitalizar a cultura e dinamizar o PEA ligando a escola com a comunidade.

A escolha deste tema tem duas perspectivas: científica e social. A primeira prende-se com o facto de a escola estar virada para o reconhecimento da diversidade cultural, das culturas locais e os saberes neles veiculados. Nesta razão, articulada com a experiência da docência vê-se uma necessidade de relacionar os saberes locais com os saberes curriculares para tornar a prática pedagógica mais próxima do aluno. Na perspectiva social, o tema busca relacionar a sociedade e escola, pois a escola é considerada como meio para a inclusão sociocultural das crianças.

A escolha da 6ª classe deve-se pelo facto de ser a primeira classe no Ensino Básico em que os alunos iniciam a despertar de forma emocional a compreensão de práticas locais ou seja, é a fase que a criança sente pela primeira vez o impacto entre os ensinamentos morais que adquiriu no seu ambiente familiar e cultural e os conhecimentos morais e cívicos que lhe são transmitidos pela escola. Deve-se ainda por constituir a classe onde a docente-estagiária esteve inserida no acto das práticas pedagógicas na disciplina de Educação Moral e Cívica.

Apesar do currículo do Ensino Básico introduzido em 2004, deixar uma margem de 20% do tempo lectivo de cada disciplina para a abordagem dos saberes locais, parece haver, ainda, falta de articulação entre a escola e a comunidade, aliada à fraca preparação dos professores para o tratamento de conteúdos localmente identificados pela comunidade. Este aspecto é fundamentado pelas observações feitas aos professores do ensino primário, aquando da realização das práticas pedagógicas na Escola Primária Completa de Napipine.

Com objectivo de analisar a valorização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem na EPC de Napipine, colocamos as seguintes questões de investigação:

  1. Como são valorizados os saberes locais no processo de ensino e aprendizagem na Escola Primária Completa de Napipine?
  2. Que importância tem a inserção e sistematização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem na EPC de Napipine?
  3. Quais são as causas da fraca sistematização dos saberes locais no processo de ensino e aprendizagem na EPC de Napipine?
  4. Que medidas devem ser desenvolvidas para a sistematização dos conteúdos locais no processo de ensino e aprendizagem na EPC de Napipine?

A perspectiva teórico-metodológica adoptada consistiu na abordagem qualitativa, com carácter descritivo e exploratório. Para a análise do objecto de pesquisa, o estudo privilegiou a pesquisa bibliográfica e documental que permitiram de forma importante a construção de uma fundamentação teórica sobre o currículo local e saberes locais em Moçambique.

O estudo apresenta 4 capitulos. O Capitulo I é da fundamentação teórica que se centra na discussão da valorização dos saberes locais, cujos eixos norteadores orientam as escolhas de conceitos, princípios e procedimentos de implementação desse currículo. O capítulo II é da metodologia do estudo, onde descreve-se a estratégia metodológica utilizadas. O capítulo III é da apresentação e análise de dados. O capítulo IV apresenta-se a discussão dos resultados mediante os objectivos traçados neste estudo. Finalmente, apresenta-se as principais conclusões do estudo e recomendações.