A importância das minhocas para a fertilização e recuperação dos solos já era conhecida há mais de dois mil anos. O filósofo Aristóteles definia as minhocas como “arados da terra”, graças a sua capacidade de escarificar os terrenos mais duros. Com a intensão de saber mais sobre as minhocas, e proporcionar alternativas ao uso de adubos químicos na produção de hortaliças e difundir essa pratica nas propriedades rurais, desenvolveu-se a construção de um minhocario na Escola Municipal Minuano. 

            Após estudos e pesquisas realizados sobre as espécies das minhocas que melhor se adaptavam a produção de húmus na nossa região, seu ciclo de reprodução, predadores deu - se a construção do minhocario. Decidiu-se pela utilização das espécies californianas e africanas. Iniciou-se com 10 minhocas californianas (Eissenia Andreil) e alimentadas exclusivamente de restos vegetais e 10 minhocas africanas (Eudrilus Eugenial) alimentadas somente com esterco de gado. Durante 90 dias foram observado, e anotado as mudanças ocorridas no minhocario, esse trabalho é realizado semanalmente pelos alunos acompanhados pelos professores ,quando também executavam a manutenção do mesmo, repondo à alimentação se necessários fosse.

Foi realizada uma experiência da junção do fertilizante liquido do húmus da minhoca africana com um bioinseticida orgânico feito com calda de fumo a breve analise desse experimento possibilitou que esses dois produtos agiram de forma lenta, mas satisfatória no crescimento e desenvolvimento da espécie vegetal estudada no que se refere a couve(Brassica oleracea L. Família: Brassicaceae).

 A utilização do biofertizante do húmus da minhoca associado com a calda de fumo um ótimo defensivo orgânico de pragas e insetos apresentou ótimo resultado como adubo folhar nas hortaliças.