A UTILIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA QUALIFICADA NO CANTEIRO DE OBRA COM O OBJETIVO DE DIMINUIR AS PERDAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Kevin Costner Cristoffer Silva¹

 

¹Aluno do 7º Período do Curso de Engenharia Civil do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara – GO - ILES/ULBRA.

 

 

RESUMO

 

A Construção Civil é uma das áreas mais presente na vida do ser humano, visto que, além de construir casas, prédios comerciais e residenciais, que serve de moradia para as pessoas, serve ainda como profissão, forma de sustento de vida de muitos indivíduos. O presente trabalho tem intuito apresentar o seguinte tema: a utilização da mão de obra qualificada no canteiro de obracom o objetivo de diminuir as perdas na construção civil. Para tratar de tal assunto, levantou-se o seguinte problema: os recursos humanos aplicados na construção civil são responsáveis por perdas no desenvolvimento da obra? Em observação às leis sociais constata-se que a mão de obra chega a representar 52% dos custos da construção, e que este número pode aumentar quando a mão de obra não é qualificada. Desse modo, objetivou-se de forma geral analisar se construir com qualidade e baixo custo depende somente das técnicas desses profissionais; e especificamente, verificar se a qualidade da construção depende dos tipos de materiais empregados, averiguar se o treinamento feito com os profissionais da construção civil influencia na produtividade obtida na execução dos serviços e; investigar se os profissionais conhecem e sabem aplicar as recomendações normativas em seu trabalho, como forma de padrão de qualidade do serviço proporcionado. O estudo da temática justifica-se, portanto, por sua relevância social e acadêmica, visto que, além de trazer conhecimento aos estudantes de engenharia civil, a mão de obra qualificada no canteiro de obra da construção civilpode diminuir as perdas na execução da obra. Corrobora-se a hipótese de que a mão de obra qualificada no canteiro de obra da construção civildiminui as perdas na consecução da obra. O método de estudo figura-se dedutivo, pois parte da ideia geral de que a mão de obra qualificada no canteiro de obra da construção civilconsegue diminuir as perdas na construção civil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Perdas na construção. Mão de Obra. ConstruçõesCivis.

 

INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho tem como intuito abordar a seguinte temática: a utilização da mão de obra qualificada no canteiro de obracom o objetivo de diminuir as perdas na construção civil. Abordou-se como problema se os recursos humanos aplicados na construção civil são responsáveis por perdas no desenvolvimento da obra.

Segundo o autor adotado como marco teórico no presente projeto, o Engenheiro Carlos Gustavo Nastari Marcondes, em seu livro Programas de Qualificação de Obras, 2016, considerando leis sociais, a mão de obra chega a representar 52% dos custos da construção. O autor afirma ainda que este número pode aumentar quando a mão de obra não é qualificada.

Ademais, a construção civil é uma das áreas mais presentes na vida das pessoas. Corrobora-se a hipótese de que a mão de obra qualificada no canteiro de obra da construção civildiminui as perdas na consecução da obra.

Destarte, o presente trabalho teve como objetivo geral: analisar se construir com qualidade e baixo custo depende somente das técnicas desses profissionais; e como objetivos específicos: verificar se a qualidade da construção depende dos tipos de materiais empregados, averiguar se o treinamento feito com os profissionais da construção civil influência na produtividade obtida na execução dos serviços e; investigar se os profissionais conhecem e sabem aplicar as recomendações normativas em seu trabalho, como forma de padrão de qualidade do serviço proporcionado.

A justificativa para a realização do estudo ao tema proposto se dá devido sua grande relevância social e acadêmica, visto que, além de trazer conhecimento aos estudantes de engenharia civil, a mão de obra qualificada no canteiro de obra da construção civilpode diminuir as perdas na execução da obra.

Além do acréscimo no valor final da obra, devido à mão de obra sem qualificação, a construção importará em riscos que o consumidor final poderá sofrer ao adquirir uma obra feita sem os devidos cuidados ao longo de sua execução.

Ademais, as perdas nas construções civis se apresentam sob diversas formas, seja através da mão de obra desqualificada, ou até mesmo de materiais ruins ou utilizados de forma incorreta, desencadeando assim, um procedimento desordenado, que acarreta tanto um aumento de custos, quanto a propriedade deficiente na obra final.

O método de estudo figura-se dedutivo, pois parte da ideia geral de que a mão de obra qualificada no canteiro de obra da construção civilconsegue diminuir as perdas na construção civil.

 

OBJETIVO

 

O presente trabalho teve como objetivo geral: analisar se construir com qualidade e baixo custo depende somente das técnicas desses profissionais; e como objetivos específicos: verificar se a qualidade da construção depende dos tipos de materiais empregados, averiguar se o treinamento feito com os profissionais da construção civil influência na produtividade obtida na execução dos serviços e; investigar se os profissionais conhecem e sabem aplicar as recomendações normativas em seu trabalho, como forma de padrão de qualidade do serviço proporcionado.

 

METODOLOGIA

 

O autor adotado como marco teórico no presente projeto foi o Engenheiro Carlos Gustavo Nastari Marcondes, com sua obra: Programas de Qualificação de Obras, 2016, o qual auxilia na resolução do problema exposto neste projeto, bem como a abordagem bibliográfica dos seguintes autores: Aureliano Tavares et al (2014), James Josefi et al (2010), Alexandre Picciano (2013), além de pesquisa em artigos pertinentes ao tema.

Para realização da pesquisa foram utilizadas obras de autores renomados, de acervo pertencente a colaboradores, além de artigos de internet.

A pesquisa apresenta-se viável diante da grande quantidade de obras disponíveis para sustentar a argumentação da resposta para o problema proposto no presente projeto. As quais são de acervo próprio e acervo do ILES/ULBRA Itumbiara.

A pesquisa mostra-se de forma explicativa, pois analisa fatos acerca da utilização da mão de obra qualificada no canteiro de obracom o objetivo de diminuir as perdas na construção civil. De forma a analisar as normas referentes ao assunto determinado.

Diante disso, constata que o tema abordado comportaria um maior aprofundamento devido a sua grande importância discutida nas Academias de Engenharia Civil neste País, precisando de uma variedade de informações e opiniões de especialista na área. Portanto, pode-se dizer que é um ramo da Engenharia Civil que necessita ser cada vez mais abordado e expandido.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Uma forma de qualificar essa mão de obra para evitar desperdícios e perdas é através de treinamentos, os quais a própria empresa pode oferecer.

No entanto, para oferecer esses treinamentos, as empresas devem observar as normas legais, inclusive a norma ISSO 10015, que trata das diretrizes para o treinamento adequado dos funcionários. Devendo se organizar para abranger todos os profissionais de forma a qualificar toda a equipe, pois com todos os trabalhadores bem qualificados, o andamento da obra ocorrerá de forma bem mais satisfatória.

É necessário ainda, para que se dê cumprimento com sucesso a um programa de treinamento, que a própria empresa apoie às atividades ligadas a esse treinamento, possibilitando, inclusive, os contatos imprescindíveis entre o instrutor e os treinando.

Portanto, as empresas deveriam optar por parar a obra por determinado período de tempo, com o intuito de treinar os profissionais que executarão certa construção, visto que o prazo para o treinamento do funcionário não implicaria em atraso da obra, se observar sob a perspectiva de que o profissional bem treinado terá um melhor contato com as máquinas, ferramentas e demais materiais utilizados na construção.

Deste modo, o custo final de uma construção pode depender, em grande porcentagem, da mão de obra utilizada na obra e um treinamento feito com os funcionários poderá trazer benefícios tanto para o próprio trabalhador, quanto para o dono da obra, como: a redução do índice de acidentes nos canteiros de obra, a redução de perdas de matérias de construção e ainda reduzir o tempo para o término da obra.

Contudo, é importante que o operário tenha conhecimento da qualidade dos materiais e dos seus desempenhos em contato com outros materiais da construção, quando inseridos e em distintas condições às quais estarão expostas. Isso permitirá precaver, prevenir e reduzir vários casos de manifestações defeituosas em construções civis.

Ressalta-se ainda, que o controle de qualidade dos materiais a serem utilizados na construção civil compõe uma intervenção de elevada importância, a qual deve ser exercida e conduzida com cautela e em conformidade com normas legais, para garantir o controle do resultado desejado, assim como, a qualidade do produto final, a satisfação do cliente e o bom nome da empresa construtora.

Verifica-se que outro grande problema que podem gerar perdas na construção civil é a falta de estudo e subordinação dos profissionais que atuam na consecução da obra.

 

CONCLUSÃO

 

A proposta deste trabalho, como objetivo geral, é analisar se construir com qualidade e baixo custo depende somente das técnicas dos profissionais da construção civil.

Após o exposto conclui-se que, os recursos humanos utilizados nos canteiros de obra da construção civil influenciam em todas as etapas da obra, desde o início até a sua consecução final, sendo em grande parte, responsáveis por perdas de materiais e financeiras no desenvolvimento da obra.

O autor adotado como marco teórico no presente projeto foi o Engenheiro Carlos Gustavo Nastari Marcondes, com sua obra: Programas de Qualificação de Obras, 2016, o qual auxilia na resolução do problema exposto neste projeto, bem como a abordagem bibliográfica dos seguintes autores: Aureliano Tavares et al (2014), James Josefi et al (2010), Alexandre Picciano (2013), além de pesquisa em artigos pertinentes ao tema.

Para realização da pesquisa foram utilizadas obras de autores renomados, de acervo pertencente a colaboradores, além de artigos de internet.

Diante disso, constata que o tema abordado comportaria um maior aprofundamento devido a sua grande importância discutida nas Academias de Engenharia Civil neste País, precisando de uma variedade de informações e opiniões de especialista na área. Portanto, pode-se dizer que é um ramo da Engenharia Civil que necessita ser cada vez mais abordado e expandido.

Ademais, observou-se que, se os recursos humanos devem ser qualificados para atuarem na construção civil, os trabalhadores deveriam então passar por um treinamento adequado com o intuito de evitar maiores perdas no decorrer da obra e até a sua execução.

Restou comprovada a hipótese de que a mão de obra qualificada no canteiro de obra da construção civil diminui as perdas na consecução da obra, visto que, além de saber manusear com eficiência os equipamentos e materiais utilizados na construção civil, evitarão possíveis acidentes de trabalho e desperdícios de tempo, matérias de construção e recursos financeiros.

Enfim, o tema abordado necessita de um aprofundamento devido a sua grande importância na área da Engenharia Civil, visto ser uma matéria que abrange todos os seres humanos, os quais necessitam de alguma forma do trabalho do engenheiro em sua vida.

 

REFERÊNCIAS

 

CARVALHO, José Meixa Crespo de - Logística. 3. ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

 

CASTILHO, Auriluce Pereira; BORGES, Nara Rúbia Martins; PEREIRA, Vânia Tanús, (orgs.) Manual de metodologia científica do ILES Itumbiara/GO. 3. ed. Itumbiara: ILES/ULBRA, 2017. Disponível em: <www.ilesulbra.com.br> Acesso em: 17. Mai. 2017.

 

GROHMANN, Márcia Zampieri. Redução do desperdício na construção civil:

Levantamento das medidas utilizadas pelas Empresas de santa maria Universidade Federal de Santa Maria -Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoCEP 97119-900 - Santa Maria, RS. Disponível em http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1998_art302.pdf .Acesso em: 22. Mai. 2017.

 

JOSEFI, James et al. Formação d Qualificação da Mão de Obra na Construção Civil. 2ª Edição vol. II Jul – Dez de 2010. Disponível em: <file:///C:/Users/Adriana/Downloads/45-173-1-PB.pdf>. Acesso em: 20 de Mai. 2017.