Elís Kardênia de Souza Henriques

Janaina Nascimento

Marília Stela Nunes Evangelista Bezerra

Marcela Ferreira de Lima

 

Prof.ª Dra. Jedida Melo

 

Introdução

A cada dia o ensino superior se multiplica, novas universidades são inauguradas, faculdades surgem e o ensino na maioria das vezes fica a desejar. Devido a grande oferta de instituições, com a avaliação institucional conseguimos possibilitar o encontro de problemas, falhas e obstáculos dessa forma viabilizando organizar e planejar ações para mudanças e melhoria de ensino. E este processo de avaliação institucional tem como objetivo avaliar, conduzir e orientar as organizações acadêmicas, tendo em vista a melhoria do conhecimento.

Desenvolvimento

A melhoria do conhecimento e desenvolvimento, sempre procurando redimensionar o plano de desenvolvimento institucional. A avaliação auxilia a pensar, planejar, a prática docente para melhorar o processo pedagógico.Estimar a possibilidade de aperfeiçoamento das condições de ensino e das instituições, tal como, infraestrutura, serviços, docência, coordenação e gestão, a fim de identificar os pontos fortes e fracos para que aconteçam melhoria e qualificação dos setores avaliados.

De acordo com o ministério da educação a ferramenta que regulamenta o processo de gestão das avaliações institucionais é o (SINAES) Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior. Através deste sistema é possível monitorar o complexo processo que giram em torno de três eixos: A avaliação das instituições dos cursos e do desenvolvimento dos estudantes. Utilizando ferramentas complementares como ENAD, o censo e o cadastro, é permitido que fossem atribuídos conceitos ordenados em uma escala de cinco níveis, tornando-se, público este resultado disponível através do ministério público.

Conclusão

É preciso que se compreenda a avaliação como uma condição necessária que tem o intuito de sinalizar aspectos vulneráveis e não meramente uma ação mecânica por exigências e sim um processo que busca qualidade e excelência acadêmica, superando obstáculos, corrigindo erros e equívocos, promovendo desta forma o crescimento da instituição e dos acadêmicos como impacto e dos acadêmicos,como impacto positivo na sociedade.

Referência Bibliográfica

NUNES, E.B. L. L. P. et. Al., Planejamento e Avaliação Institucional um indicador do instrumento de avaliação do SINAPES. 2017