A URGÊNCIA DOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS

NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-FORMADOR

 

1Elizabeth de Jesus Santana

 

INTRODUÇÃO

 

Estamos encaminhando para muitas transformações nesse século XXI, e por estarmos tão voltados a diferentes paradigmas na sociedade atual, é imprescindível uma reestruturação na postura do professor-formador; mas, para isso, é necessário um repensar crítico-reflexivo sobre a educação no Brasil. Em países bem desenvolvidos a prática da educação em primeiro lugar é respeitada, os índices de escolarização são os mais altos possíveis e com eles o aumento do IDH. Dessa forma, este estudo surgiu com um questionamento de nós educadores em relação aos professores de diversas áreas que lidam com seus alunos e visam definições que possam levar a uma educação de qualidade. Contudo, é necessário que busquemos a edificação de novos saberes, novas pesquisas, novas idéias, novas buscas, novos ideais provindos das necessidades dos interesses pela educação, e que estes sejam capazes de corresponder às urgências da sociedade numa perspectiva de uma melhor formação do cidadão, a fim de atender aos desafios inerentes de um país, que hoje, segundo o atual governo, é a 6ª maior economia mundial, mas que, no entanto, ainda enfrenta problemas primários, como altas taxas de analfabetismo, o que, até nos parece contraditório. Pensando assim, é de extrema relevância que o professor esteja impregnado de compromisso e responsabilidade, que tenha competências e seja capaz de atitudes altruístas, ultrapassando obstáculos de toda ordem, principalmente política, social e cultural para a realização de seu objetivo primeiro: a formação de profissionais para o exercício pleno de sua cidadania.

Portanto, foi de suma importância realizar uma pesquisa que vise priorizar a análise do currículo e desempenho, quanto à formação do professor-formador, sua prática pedagógica e tendo por premissa, a importância dessa formação para os demais níveis de ensino.

Nesse sentido, para a realização desta investigação, foi preciso um estudo teórico com vistas a uma fundamentação respaldada em produção de conhecimentos inovadores quanto à formação continuada dos professores e, em segundo lugar, e igualmente importante, foi realizada uma investigação teórica e prática para diagnosticar o desempenho de suas ações no cotidiano do seu fazer pedagógico, pois, partindo da urgência em formar cidadãos críticos e melhores capacitados para o mercado de trabalho, é, portanto, de total e exclusiva necessidade, que seus formadores sejam comprometidos com a pesquisa, a busca de conhecimentos em suas áreas específicas ou áreas afins, que contribuam para melhorar o seu saber-fazer pedagógico, levando-os a mudanças significativas. E para isso, é imprescindível uma análise dos cursos de graduação (formação inicial), como ponto de partida para repensarem sua formação, com vistas a detectarem defasagens de conhecimentos. Precisamos nos inclinar a investigar a atualização do seu corpo docente, através dessas questões é que nos remetem a uma reflexão crítica sobre a Universidade que temos e a que queremos para a formação da nossa sociedade. O professor formador de novas gerações de professores deve refletir criticamente sobre sua prática pedagógica, e então, ser capaz de detectar as defasagens e as possibilidades evidenciadas em sua formação e reconstruir uma prática coerente ao ideal.

Para esclarecimentos dessa problemática, são necessárias investigações de análise teórica e prática. Na investigação teórica, além dos estudos das obras de pesquisadores da temática em estudo, procurar outras fontes bibliográficas que contribuam para o desenvolvimento deste estudo. Na investigação teórico-prática foram escolhidos os docentes da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, e os objetivos de diagnosticar as defasagens teórico-prático-metodológicas dos professores desta instituição de ensino superior, cenário da pesquisa; refletir sobre as propostas curriculares dos cursos de Licenciatura, bem como sobre os planos de curso; levantar pistas que direcionem para a construção de um projeto político-pedagógico para o ensino superior.

 

 

 

 

METODOLOGIA

 

            No que se refere aos procedimentos metodológicos, o processo investigativo para realização desse estudo foi desenvolvido a partir da pesquisa pautada em dois tipos de investigações: a bibliográfica pertinente à formação do professor-formador, como também pesquisas em outras áreas do conhecimento humano que pudessem contribuir para a construção deste trabalho. O presente trabalho desenvolveu-se por meio da pesquisa qualitativa, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na área educacional, no sentido de oportunizar ao pesquisador uma visão mais ampla no cotidiano escolar, além de produzir conhecimentos e contribuir para a transformação da realidade estudada. Assim, Ludke & André (1986, p.11), postulam.

 

A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento (...). A pesquisa qualitativa supõe o contato do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo.

 

Sendo o estudo de cunho qualitativo, com o objetivo de identificar as perspectivas dos sujeitos sociais, seus saberes e o conhecimento de suas culturas que foram marcados como o começo do propósito do estudo realizado. Conhecer o cotidiano da Faculdade: suas contradições, seus conflitos, seus currículos explícitos e ocultos são premissas para melhor conhecer os principais responsáveis pelo ato educativo e, pautado nesse conhecimento, encontrar saídas que venham desencadear o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos. Esse conhecimento foi possível com a realização da entrevista junto aos professores selecionados.

A opção pela pesquisa qualitativa de abordagem metodológica etnográfica é justificável por esta preocupa-se com o processo, com as interações, com os sentimentos, com as emoções, bem como com a relevância social do tema pesquisado. Nessa situação, o pesquisador e pesquisado, mediados pelo objeto de investigação, são sujeitos, mas em níveis e tarefas diversificadas.

A população alvo constituiu-se de 10 (dez) professores da Faculdade de Tecnologia e Ciências, palco da pesquisa. Essa seleção foi definida pelo critério do nível de formação acadêmica/titulação desses profissionais, que foram assim representados: especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, sendo estes profissionais portadores de diferentes níveis de formação inicial: sociólogos, pedagogos, matemáticos, dentre outras formações. É importante ressaltar que esses profissionais são oriundos de diferentes áreas e estão lotados em diferentes departamentos: Pedagogia/Magistério, Letras/Português, Matemática, e isso veio proporcionar a possibilidade de se compreender a formação dos formadores de uma perspectiva interdisciplinar.

Esse grupo é composto de professores com experiência docente que varia de três a dez anos de serviço, tendo a maioria dedicação exclusiva na Faculdade onde trabalha. Outro fator relevante é que todos almejam mudanças em suas práticas pedagógicas, mesmo aqueles que as consideram satisfatórias, continuam buscando caminhos alternativos que venham contribuir para melhorá-las cada vez mais.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Os países desenvolvidos têm na educação o começo, meio e fim para o sucesso. Pensar na qualificação dos profissionais de educação é almejar uma boa formação inicial e continuada que devem ser contextualizadas e diversificadas em diferentes instituições, pois estão situadas em diferentes regiões e países e possuem estatutos, propostas curriculares diferentes e, consequentemente, diferentes níveis de formação. Portanto, com tantos diferenciais é impossível querer-se uma única estrutura para todas as situações, pois, além dos aspectos citados, ainda existem a cultura, o contexto social inerentes a cada região, a cada momento histórico. Logo, as inovações advindas de experiências revestidas de sucessos em outros países, ou regiões, para serem implantadas devem ser submetidas a uma análise crítica para detectar sua viabilidade de adaptação às necessidades da instituição de ensino à qual se destinam.

No contexto educacional brasileiro, a formação de professores passa por uma séria crise, retratada pelo descrédito da sociedade no sistema formal de ensino em todos os níveis, sendo necessária, a ultrapassagem de rupturas e conflitos de ordem individual, profissional e sociocultural. O profissional então, deve buscar e inovar para não ficar aquém de outras sociedades, pois um grande país se faz de grandes homens que devem ter acesso a uma boa educação, pois esse é o único caminho para o desenvolvimento de um povo.

Visando contribuir para a formação de professores na nossa realidade educacional, e na tentativa de atender a esses pressupostos, na organização deste capítulo, foi utilizada aqui a contribuição de educadores que investigam a formação de professores e apresentam pesquisas que permitam vislumbrar novos caminhos, que direcionem para a construção de projetos político-pedagógicos emergentes das necessidades e aspirações dos professores que necessitam de teorias inovadoras e coerentes com a prática pedagógica e social inerentes ao contexto educacional brasileiro.

Neste sentido, torna-se necessária uma avaliação crítica das estruturas administrativas das instituições formadoras que, de forma paralela e concomitante estejam preparadas para internalizar criticamente as inovações e colocá-las em prática, num constante processo de reflexão-ação-reflexão que não se processará de forma unilateral, mas coletivamente, partindo da premissa de que existe uma unidade de ações a ser alcançadas pelos dois pólos: estrutura administrativa e estrutura-didático-pedagógica. Reforça-se com isso, a importância das ações coletivas, vistas como uma somatória de competência e atitudes, canalizadas para os objetivos da instituição como um todo.

 

RESULTADOS

 

Aqui, através do diálogo com a realidade educacional oportunizou-se pela pesquisa de campo, a busca de dados que contribuiu para desvelar os problemas detectados, após a análise dos depoimentos dos professores formadores de professores, sobre a sua prática pedagógica referente à percepção que possuem sobre formação continuada e como veem a formação inicial. Acredito que as respostas a determinadas situações apontadas nesse estudo são provisórias, tendo em vista que não existem verdades incontestáveis. Se hoje satisfazem na elucidação de determinado problema, ocorrido em dado momento histórico e em contexto social específico em outros momentos e contextos diferentes poderão não satisfazer. A análise interpretativa das falas dos sujeitos foi realizada com a intenção de desvelar, através dos depoimentos, como os docentes da FTC, veem sua condição de profissional enquanto educadores, quais são suas dificuldades, suas aspirações, e se estão motivados a mudanças que levem à alteração de sua prática pedagógica, que culmine numa melhor formação do aluno e contribua para mudanças da Instituição onde trabalham, ou seja, que as mudanças pedagógicas sejam acompanhadas, também, por transformações administrativas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Os países mais desenvolvidos têm na educação o marco inicial para o progresso, portanto, nosso compromisso social deve começar por ela e esta deve ser de uma qualidade imensurável, mas para isso, é necessário que o professor-formador se assuma como pesquisador de sua prática pedagógica, fazendo indagação, questionando o seu saber e buscando respostas através de pesquisas realizadas no cotidiano de suas atividades docentes que se constituam num continum. Partindo da premissa que à medida que apreende conhecimentos inovadores terá condições de propiciar uma melhor formação, que consequentemente, responderá às necessidades de desenvolvimento da sociedade.

Esse momento de avaliação, de reflexão que passa a universidade, tanto na sua estrutura administrativa como didático-pedagógica, requer que as defasagens detectadas, através de pesquisas realizadas junto aos professores, sejam superadas, oferecendo um processo dinâmico e contínuo de formação de profissional, desenhando caminhos alternativos que levem à elucidação de suas problemáticas, sem a costumeira procura de “culpados”. Pelo contrário, deve ir à busca de trabalhos em parcerias, de co-responsabilidades, de integração das competências pedagógicas e científicas dos envolvidos, no sentido de um melhor ensino, de uma melhor formação, em que não existam transferências de conhecimentos de quem sabe mais para quem sabe menos, mas troca de conhecimentos, de saberes e atitudes entre professor e aluno, construídos no processo educativo.

A Faculdade visa oferecer cursos de formação continuada, portanto, deverá estar respaldada em resultados de pesquisas realizadas junto aos profissionais que prestam serviços nesta instituição de ensino, bem como nas escolas de ensino fundamental e médio para detectar suas reais necessidades, interesses e aspirações. Além disso, reuniões e seminários devem ser oportunizados aos docentes para que possam discutir suas dificuldades e relatar experiências que lograram sucesso na vida profissional.

Essa caminhada em busca de renovação de conhecimentos é cíclica e se processa durante toda a vida profissional. É preciso partir do pressuposto de que o ensino de um nível tem estreita correlação com outros níveis e que um complementa o outro. O desenvolvimento deste processo foi marcado por desafios, procurando rupturas com práticas deficientes e cristalizadas ao longo dos anos, por angústias de alguns por não saberem como mudar, mas foi marcado, também, pela partilha, analisando as falhas, os insucessos, buscando a construção de práticas inovadoras emergentes das aspirações dos sujeitos da pesquisa. Hoje, a educação busca um sujeito integral e repleto de ideais para seu engrandecimento, portanto, convém o bom formador. Pois nesse contexto, a educação deve ir contra os antigos paradigmas e focar no desenvolvimento integral do indivíduo e de uma sociedade mais justa. Afinal, a educação tem que mudar, só assim, será possível atender às reais necessidades do mundo contemporâneo, onde povo desenvolvido, é povo bem educado.


BIBLIOGRAFIA

 

ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. IN: Alarcão, I. Formação reflexiva de professores. Porto: Porto Editora. 1996.

BOGDAN, Robert e BIKLEN Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora. 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) Pesquisa Participante. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense. 1990.

BUARQUE, Cristovam. A Aventura da Universidade. São Paulo: Editora da Universidade Paulista. 1994.

CANÁRIO, RUI (Org.). Formação e Situações de Trabalho. Porto: Porto Editora. 1997.

CRO, Maria de Lurdes.  Formação Inicial e Contínua de Educadores/Professores – Estratégias de Intervenção. Porto: Porto Editora. 1998.

CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1995.

DEMAILLY, Lise.  Modèles de Formation Continue des Enseignant et Rapport aux Savoirs Professionnels. Recherche et Formation. 1991. N° 10.

EZPELETA, Justa e ROCKWELL. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez Editora. 1986.

GATTI, Bernardete. Formação de Professores e Carreira. São Paulo: Editora Autores Associados. 1997.

LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

NÓVOA, Antonio. (Coord.). Os Professores e a sua Formação – Temas Educacionais l. Lisboa: Editora Nova Enciclopédia. 1992.

PACHECO, José Augusto. O Pensamento e a Ação do Professor. Porto: Porto Editora. 1995.

PERRENOUD, Philippe.  Práticas Pedagógicas. Profissão Docente e Formação – Perspectivas Sociológicas. Lisboa: Dom Quixote. 1993.

TAVARES, José.  Uma Sociedade que Aprende e se Desenvolve – Relações Interpessoais. Porto: Porto Editora, LDA. Coleção CIDINE, 1996.

ZEICKNER, K.  Alternative paradigms of Teacher Education. Journal of Teacher Education, 34, 1983.