Existe algures no Universo a omnipresença de um Ser supremo de que tudo faz parte como um organismo vivo, do qual cada coisa… por mais complexa que se julgue seja ou pareça, participa dessa unidade apenas como eletrão livre.

Enquanto isolados, fechados em nós mesmos, preocupados apenas com o nosso umbigo, orgulhosamente agarrados aos nossos preconceitos e convicções, cada um de nós é como uma simples gota de água, sem qualquer peso nas grandes decisões do mundo…Para ilustrar este pensamento tomemos como exemplo a imensidão do mar; a vasta massa de água que compõe os oceanos. Imaginemos agora quantas gotas se juntaram para lhe dar a forma, a força e o poder que certamente todos lhe reconhecemos. Observemos depois a força indomável das suas ondas, e facilmente concluiremos que o seu poder não reside apenas na soma do poder de cada gota de água. A soma do todo parecer-nos-á de longe superior à soma das partes.

Mas será isso verdade ou haverá algo mais que ainda não percebemos?

Claro que não. O todo como o termo indica, já contem tudo… todas as partes, e como tal… nada lhe falta. Ora nada lhe faltando não poderá nunca ser inferior às partes. No entanto é evidente que o poder de cada parte enquanto parte será sempre muito inferior ao poder das partes enquanto todo.

O mesmo nos acontece a nós; Enquanto indivíduos isolados, somos como eletrões livres, ou como simples gotas de água; sem força e sem poder. Contudo e à semelhança do que acontece com o mar, podemos imaginar a força que teríamos se nos uníssemos todos no mesmo propósito.

De que estamos então à espera?

Partilha.

Porque se um dia juntarmos o que sabemos ao que os outros também sabem, é quase certo que se tornará possível aspirar a um verdadeiro conhecimento.

A união faz a força.