A chance para compreender certos conflitos regionais, e tratando de solução as vezes estão do lado, mas deve anotar os  múltiplos factores segundo os pesquisadores. "Muitas podem ser as causas determinantes e, mesmo que existam algumas que são comuns à maior parte dos conflitos, sempre há especificidades", ressalta Pio Penna Filho, historiador e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG).

1 - África .. Da Organização da Unidade Africana para  União Africana:

- Instituída a Organização da Unidade Africana, em 22 de Maio 1963 a  Addis Ababa,  entre os 30 países , grupos de Casablanca: Gana, Guiné, Marrocos e Egito, e de Monrovia com: a República do Congo, a Etiópia, a Libéria, a Nigéria e a Serra Leoa, a Somália, a Tunísia, o Sudão, o Togo, a Tanganica.

-  Marrocos foi um dos mais ativos da organização e fundadores da sua arquitetura socio-política  entre  esses dois grupos, acompnhando  o longo processo de negociações entre os "moderados", e da dinâmica para  alcançar a unidade do continente e dos "revolucionários" defensores da criação da União Africana  sem burocracia. Estas negociações que levaram à criação da primeira organização Africana na história do continente.

- Marrocos havia participado em todas as  reuniões regulares e especiais que caracterizaram a história desta Organização de Unidade Africana, desde 1963.

- Marrocos havia participado durante a primeira Cimeira da Organização de Unidade Africana no Cairo (17 a 21 de julho 1964) na elaboração de uma resolução condenando o apartheid na África do Sul, e apelando à libertação dos líderes de anti-apartheid, liderados por Nelson Mandela.

- A contribuição de Marrocos foi também muito importante em termos de reforço da luta armada pela independência dos países africanos colonizados, durante esta Cimeira da Organização de Unidade Africana, realizado em Rabat, em 1972, chamando para içar a ajuda financeira e  fortalecimento da luta pelo fim do colonialismo. Os Estados-Membros participaram ativamente nesta cúpula, graças aos esforços engajados pelo Rei Hassan II na época.Traduzindo claramente  o benefício de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Zimbábue e o Congresso Nacional Africano (ANC) da África do Sul pelo suporte excepcional.

- Através de conferências, em Port Louis (2-5 julho 1976) e em Libreville (2-5 julho 1977) e Cartum (18-22 julho 1978) e Monróvia (17 a 20 de julho de 1979) e Lagos (28 a 29 de abril de 1980), rejeitou os Estados-Membros da Organização de Unidade Africano, o reconhecimento da Frente Popular para a Libertação da Sakia El Hamra e ouro Wadi "Polisario" movimento de libertação.

- Freetown, na Cimeira (1-4 julho 1980), rejeitou os Estados-membros da OIC a aceitar a participação dos árabes sarauís República Democrática, e isto está de acordo com o direito internacional ea Carta da Organização e da Carta da ONU, que reconhece apenas os Estados soberanos.

- Como a Organização de Unidade Africano também uma posição forte para proteger a integridade territorial dos Estados-Membros, e foi manifestado em particular na cimeira Kinshasa 11 setembro de 1967, quando ela se recusou a secessão do Congo - Kinshasa (hoje República Democrática do Congo) e Nigéria, e condenou a movimentos separatistas.

2 - Por que República Democrática Árabe Sarauí não é e não será um estado?

- República Democrática Árabe Sarauí não está disponível sobre os símbolos do Estado que devem ser atendidos juntos sob as regras do direito internacional ea Carta das Nações Unidas e da Organização de Unidade Africano, ou seja: população, terra e poder de um governo eficaz é exercida a nível nacional e internacional.

- República Democrática Árabe Sarauí não tem qualquer autoridade, mesmo em teoria, a população do território do Sahara Ocidental, porque o Reino de Marrocos é a autoridade administrativa na região desde 1975.

- República Democrática Árabe Sarauí não tem autoridade sobre a população nos campos de Tindouf, incluindo os campos que estão acima do território argelino.

- Nunca foi consultado pessoas nos campos, e não há censo do número pelo Alto Comissário para os Refugiados (ACNUR), apesar dos apelos urgentes e repetidos para internacional regular.

- Não disponível República Democrática Árabe Sarauí no governo efetivo, com verdadeiro estado político e administrativo, tal como ela existe e é reconhecido na comunidade internacional, incluindo o Democrático Árabe Saharaui lista de República, em outro Estado, e como os líderes da República Democrática Árabe Saharaui passaporte viagens República da Argélia.

3 - Por que participar da República Democrática Árabe Sarauí para a Organização de Unidade Africano ilegal?

- Organização de Unidade Africano, e em conformidade com o direito internacional, comprometido com esses princípios no artigo 4 º da sua Carta: "Qualquer Estado independente Africano, um soberano para se tornar um membro da organização." Este item significa que a independência e soberania são pré-requisitos para ser membro da organização. Também foi incluído no primeiro parágrafo do artigo 28 da Carta da Organização.

- A admissão dos Árabes República Democrática Saharaui, no âmbito da Organização de Unidade Africano, portanto, é resultado de uma violação flagrante da Carta da Organização, e da Carta da ONU eo direito internacional

- Digite a República Democrática Árabe Sarauí para a Organização de Unidade Africano foi o resultado de uma série de defeitos e homem deficiências a admissão, no contexto da tendência de aguda entre os países Africano entre a União pró-soviéticos, liderados pela Argélia e Líbia, Gaddafi, que exerceram pressão diplomática e financeiramente significativo, e tem titillate solidariedade com o seu acampamento para vencer a batalha diplomática em detrimento da lei, e as nações pró-ocidentais, incluindo Marrocos, que fixou os olhos colocados legítimo direito à independência completa e da descolonização.

- Resultou em uma crise causada no vácuo como o Secretariado da Organização de Unidade Africano e da falta de quorum de dois terços dos países Africano para oferecer uma oportunidade para os Estados da União pró-soviético de impor a República Democrática Árabe Sarauí em 1982 dentro da organização regional, a Organização de Unidade Africano.

- Na frente de sua incapacidade de enfrentar o desafio da legitimidade, não se atreveu a República Democrática Árabe Sarauí para participar do pro-picos: não em novembro de 1982 em Tripoli, sempre, e em Junho de 1983

- Não disponível República Democrática Árabe Sarauí sobre os símbolos do estado do superior (não o território e população e a independência e soberania), para não mencionar todos os outros símbolos do Estado como a moeda e reconhecimento internacional.

- Todos os países que aderiram à Organização de Unidade Africano tem a sua independência no início, e recebeu o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas

- Adição de República Democrática Árabe Sarauí nunca foi um assunto de debate e uma votação pelos Estados-Membros de acordo com a lei da Organização da Unidade Africano

- Reconhecimento dos árabes Subsaariana República Democrática também é uma violação da Carta da União Africano, incluindo os seus membros viola os princípios de respeito à soberania dos Estados-membros e não-interferência nos assuntos internos dos Estados-Membros (artigo 3 º, ponto B, artigo 4, parágrafos E, F e G do Acto Constitutivo da União Africano).

4 - Por que a Organização de Unidade Africano perdeu sua credibilidade por reconhecer a República Democrática Árabe Sarauí?

- Através do reconhecimento da República Democrática Árabe Saharaui, a Organização de Unidade Africano partes no conflito, e, assim, privou-se do seu papel natural como um mediador e um quadro de negociar e resolver a questão do Sahara Ocidental.

- A Organização de Unidade Africano criou um parámetro sem precedência, como  método de separação e de resolução de litígios, mas em completa contradição com a posição adotada pela organização. Exemplo, durante o conflito no Katanga, no Congo (mencionado acima) ou em caso de Casamance, no Senegal, e muitos outros casos de resto do continente ficaram sem ação conjunta.

5 - Por que a UA deve corrigir o erro pelos danos cometidosem resposta a Organização de Unidade Africana?

- Não existe mais coalizão da União pró-soviético, um dos fatores  que permitiu a anexação da República Democrática Árabe Saharaui para a Organização de Unidade Africano após o fim da Guerra Fria.

- O número de países Africanos que nunca reconheceram o Saara República Democrática Árabe, em contra partida se oponha ao número de Estados que decidem etirar  o seu reconhecimento a dita República. Trata de  um número importante, mas a idéia é que esses países querem pavimentar o verdadeiro caminho do sucesso em vés de continuar na ilusão. Dado ao  processo de negociação seu lugar merecido ao qual começou em 2007 com a introdução do Reino de Marrocos da proposta de  autonomia. Permitindo ao sarauí gerir seus negócios por si mesmo.

- Diante disso - Voto a grande maioria dos países Africanos, em favor de Marrocos como membro  não-permanente junto á Assembélia da Segurança das Nações Unidas em outubro  2011. confirmando o desejo dos países Africano no regresso de Marrocos à sua organização regional,  no sentido de achar sáida para o diferendo do Sara Ocidental. Porque não tem como continuar com essa situação inaceitável e ilegal, já que a maioria da União Africano ficou  ao lado Marrocos, como membro fundador da Organização de Unidade Africano.

- Pois não é aceitável  manter a situação onde está mantendo  um estado soberano  como (Marrocos)  fora da União Africano, mantendo o estado de paralização, apoinado uma entidade sem condições nem componentes básicos para  um Estado soberano.

Os conflitos do continente africano suscitam muitas questões relacionadas com as suas respectivas formas de resolução, mas ainda não existe um consenso entre pesquisadores sobre esse assunto. Visentini, por exempo acha que existam soluções a curto e médio-prazo. Segundo os pesquisadores, a mídia acompanha os conflitos as vezes acentuam ou exageram agravando o clima, o grave é o silencia sobre aquels que são negociados ou solucionados. “Os africanos têm criado mecanismos próprios para a resolução de conflitos e se encarregado de várias forças de paz e negociações”, indaga.

A Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano (NEPAD), com recursos sul-africanos, nigerianos e líbios devem abrir novos frentes, possibilitando maior estabilidade económica e a geração de empregos, consolidando  infra-estrutura. Além disso, a associação com Índia, Brasil e China criando par o antigo continente um contra-peso sem haja excessiva interferência externa em problemas locais, motivos de conflitos. “A África ainda é parecida com a Europa dos séculos XVII e XVIII, quando se formavam os Estados nacionais, mas a integração em marcha (SADC, SACU, ECOWAS e outros) deve auxiliar o continente”, estima Visentini.

Lahcen EL MOUTAQI