Maniqueísmo: qualquer visão do mundo que o divide em poderes opostos e incompatíveis.

Ao me perguntarem se a Umbanda é maniqueísta, minha resposta foi não!

A Umbanda não divide a criação em bem e mal, pois acredita que Deus que gerou tudo e todos os fez dotados de todas as virtudes, ou seja, Deus somente cria e gera sentidos Virtuosos que amparam à criação.

Exemplo: a Umbanda crê que Deus é o gerador do Amor, pois amor é um sentido virtuoso que ampara a criação. Porém quem gera o ódio? Cremos que o ódio é a simples ausência do Amor certo? Certo! E se Deus só gera sentidos e sentimentos virtuosos que é por onde flui Sua divindade, e se Deus que a tudo criou e gerou e nada existe onde Deus não esteja presente, então concluímos que o ódio não existe em Deus, e se não existe em Deus, o ódio está ausente de Deus, e se Deus somente está presente nas virtudes, pois é todas as virtudes em sí, concluímos que o ódio é uma ausência de Deus em nós quando nos desequilibramos e nos desvirtuamos, saindo assim da presença de Deus que é a virtude em sí mesma.

O ódio não se justifica, pois não existe e nem foi gerado por Deus, o amor é absoluto e eterno, pois tudo que é virtuoso representa a presença Divina, e o ódio é relativo e temporário, cujo sentimento é gerado somente por nós seres humanos quando devido a um  desequilíbrio interno (sentimento) causado por uma ação externa (afeto) nos distância da presença Divina ou virtuosa de Deus.

O ódio não existe por sí só, pois representa uma ausência divina. Sendo assim, dividimos o que é virtuoso e está em Deus pois foi gerado por Deus e está presente na criação como um ação amparadora dos seres que nela evoluem, sendo assim o vício representa a ausência divina posto que não foi gerada por Deus, e só nós os seres em evolução somos capazes de gerar estas ausências quando reagimos negativamente quando algo nos afeta.

Por exemplo: doença e saúde, a doença ( ausência divina) é relativa e momentânea, tal logo somos medicados voltamos a presença da saúde. A saúde (presença divina) é absoluta, e perene pois somos saudáveis (Virtuosos) e no decorrer da nossa evolução ficamos momentaneamente doente (sentimentos viciados).

Presença e ausência, eis os dois lados da criação. Tudo que Deus criou e gerou está a serviço do todo e da criação, sendo assim todas as divindades regentes da criação (Orixás, Gênios Anjos, Arcanjos, Tronos, Devas, Querubins, Santos, etc,) são qualidades divinas mantenedoras e amparadora da vida, dos meios da vida fluir e dos seres e criaturas que nelas evoluem. Porém o que entendemos é que Deus possui qualidades passivas e ativas e possui divindades e mistérios ou funções que amparam e fortalecem as virtudes e atuam a partir do nosso íntimo ou seja de dentro para fora, e também possui qualidades divinas ou funções que atuam de fora para dentro esgotando e esvaziando os nossos vícios. Tanto uma quanto outra servem a Deus, pois são Suas individualizações ou mistérios individualizados que estão a serviço do equilíbrio do todo.

Exemplos: as divindades Orixás a direita lidam com as virtudes nos fortalecendo a partir dos nossos íntimos estimulando em nós as virtudes. As divindades Orixás a esquerda atuam de fora para dentro lidando com nossas ausências em Deus. Elas atuam esgotando nossos sentimentos negativos e esvaziando nossos íntimos de sentimentos que não foram gerados por Deus, tal como o ódio, a guerra, a violência, a ilusão, a Vaidade, etc... ou seja tudo que representa um vício.

Essas divindades a esquerda nos atrai para seu campo divino assim que passamos a vibrar ausências no Pai, ela nos atrai para que sejamos esgotados de nossas (doenças) para que assim que anulados esses sentimentos negativos que se petrificaram em nosso íntimo, elas nos devolvem na presença do Pai, pois fora dela o nada existe e tudo se ausenta. Ou seja:  as divindades a esquerda ou do embaixo lidam com nossas ausências, porém Eles não são ausentes de Deus, as divindades a esquerda ou do embaixo lidam com nossos vícios porém não são viciadas, as divindades a esquerda ou do embaixo lidam com nossas ilusões porém não estão iludidas, as divindades a esquerda ou do embaixo nos atraem quando estamos odiosos, não para nós estimularem a odiar e sim para esgotar esse ódio em nosso íntimo e tão logo somos esgotados de nossas ausências (ódio) em Deus, somos devolvidos à sua presença Divina novamente e voltamos a evoluir rumo ao nosso fim que é viver em Deus. As divindades à esquerda ou do embaixo, usando como exemplo são como as polícias que amparam a sociedade servindo e protegendo-a, porém quando um cidadão comete um crime(ausência divina) ou atenta contra sociedade, eles “policiais” são chamados (ativados) e recolhem o ser que está desequilibrando e atentando contra aquele meio, retira daquele meio e recolhe na prisão (faixas vibratórias negativas à esquerda ou embaixo) e lá eles ficam até que sejam esgotados de seus negativismos e voltem em  equilíbrio (presença Divina) à sociedade e continue sua evolução como parte integrante do todo.

Não há bem e mal numa ação dessas e sim há somente o amparo da lei na vida ou o amparo da vida nas leis da sociedade.

As faixas vibratórias negativas ou inferno, são faixas transitórias por onde passa os espíritos que se ausentaram em Deus e na sua ausência vivenciaram sentimentos que atentam contra à vida e logo que conscientes de suas (ausências divinas) falhas e pecados e arrependidos e com seu íntimo esvaziados de sentimentos negativos e preenchidos de uma vontade divina de reparar seus erros, tal como um exímio marceneiro que de tanto errar suas peças, acaba se tornando bom naquilo que faz, esses irmãos ausentes do Pai, volta novamente a vibrar Deus em seu íntimo, pois  o arrependimento de suas ações contra a vida e a vontade de reparar seus erros servindo Deus auxiliando seus semelhantes, são provas de que novamente já estão na presença do Pai que em verdade nunca se afasta de nós, pois nós que o deixamos de senti-Lo quando nôs desvirtuamos deixando assim de senti-Lo em nosso íntimo, onde mesmo inundados por amor, optamos pela dor e pelo rancor. Coisas de seres humanos em evolução!

Então não acreditamos num ser bestial chamado demônio e que é o oposto de Deus e que tem um exército que quer acabar com a humanidade pervertendo e estimulando a queda em tudo e em todos. Não!

Acreditamos em seres humanos negativos, ou seja, ausente do Pai, acreditamos em humanos encarnados e desencarnados que querem prejudicar seu semelhante por estar ausente de Deus e ausentes do Pai passam a  inverter o estado das coisas invertendo os valores da virtude, tornando o amor em fonte de ódio, ciúme, lasciva, violência e vaidade, chegando ao ponto de inversão de valores que chegam a dizer assim: Te amo tanto que sou capaz de matar por você! ou,  Se você não é minha, não será de mais ninguém!

Essa inversão de valores quem faz não são as divindades à esquerda ou do  embaixo, e sim nós que somos ambíguos, maniqueístas e interesseiros. Na Umbanda não existe bem e mal, mas sim existe: amor, compreensão, fraternidade, perdão, auxílio, fé em Deus e no ser humano, sabedoria, conhecimento, lei, justiça, vida, e todas as virtudes, pois as virtudes estão acima do bem e do mal.

As divindades e os graus divinos estão a serviço do todo, seja onde estiver, no alto ou no embaixo, na direita ou na esquerda, na luz ou nas trevas, Eles são divindades de Deus que atuam a partir da luz fortalecendo as nossas virtudes, ou a partir das trevas esgotando nossos vícios, porém ambos amparando a criação, a lei e a vida, não permitindo que o justo pague pelo culpado, não permitindo que quem vibra (ausências) ódio esteja na Luz, e não aprisionando nas trevas aquele que passa a vibrar o amor e  a vontade de servir Deus, servindo seu semelhante.

Exu faz o bem e faz o mal?

Não! Exu só faz o bem, pois  a Religião só faz o bem e Exu enquanto mistério e grau  espiritual é um agente religioso que nos vitaliza e nos ampara enquanto estamos Virtuosos ou na presença de Deus e nos esgota e esvazia quando estamos ausentes de Deus ou das virtudes que é por onde Deus se manifesta.

Exu age amparando a criação, nos protegendo quando estamos amparados pela virtude, e nos esgotando quando estamos desamparados pelo sentimentos ausentes de Deus, tal como o ódio, vaidade, ilusão, violência, etc.

Se você oferendar Exu e pedir algo para prejudicar seu semelhante, Ele faz?

Não! Respondemos nós.

Em toda a criação de Deus, os únicos seres que fazem mal ao seu semelhante somos nós quando ausentes de Deus, seja em espírito ou encarnado, somente nós fazemos mal a nós mesmos e ao nosso semelhante, pois nós sim somos neutros e hora estamos Virtuosos e hora estamos ausentes do Pai. Tanto as divindades Orixás, quanto os graus divinos, trabalham para Deus em benefício do todo, eles não se voltam para nós com um interesse particular em querer evoluir mais, ter uma boa morada ou “mansão no céu” eles não se envaidece pelo seu grau, eles não querem se tornar chefes, etc, porque o que os move não são seus desejos pessoais, essas veleidades de espírito encarnado já não os pertence, eles são tão somente instrumentos de Deus e querem como servo do senhor, servir Deus auxiliando seus semelhantes encarnados para que estejam cada vez mais presente em Deus, ou seja: cada vez mais vibrando no íntimo as virtudes do Pai.

[...]