SANTOS, Edineide da Cunha.

Ao analisar as famílias silábicas, percebe-se claramente que a família do “C” apresenta diferenças em relação às demais famílias silábicas, isto é, as demais são formadas exatamente por cinco “membros”, ao contrário da família do “C” que se apresenta fragmentada, ou seja, tem apenas o “Ca, Co, Cu, Cão”, sendo que as demais consoante em sua junção silábica estão acompanhadas das cinco vogais (a, e, i, o, u).

Partindo dessa analise, fica a interrogação: porque existe apenas quatro sílabas na família do “C”? A interrogação é pertinente, exatamente porque a uma série de palavras escritas com (Ce e Ci). Exemplos: (Ce= cebola, cenoura, cérebro, cerne, cereja, cereais; Ci= cigarra, ciências, cifras, cidades, cinema, dentre outras). São inúmeras as palavras escritas com essas duas sílabas que não constam na família silábica do “C”.

Ai de repente surge um problema seríssimo. Se caso o educando perguntar : Professora por que cinema se escreve com “ci”, se na família do “C” não tem? Ou por que cebola é escrita com “ce” se você não me ensinou que na família do “C” tem “ce”? Neste momento não há o que argumentar, pois de fato o alfabetizador deixou a desejar, causando assim no educando uma dúvida.

Partindo dessa ideia restrita, ou porque não dizer ousada, percebe-se que a família da consoante “C” apresenta-se visivelmente desfalcada. Visão está que leva a crer que houve um equivoco em apresentar a mesma acompanhada com apenas três letras, enquanto é possível, ou porque não afirmar que a família silábica da consoante “C” também deve vir acompanhada das cincos letras que compõe o quadro das vogais, deve se apresentar da seguinte forma: (Ca, Ce,Ci,Co,Cu e Cão).

Outro fator curioso é,  se há uma sequência de palavras com as silabas ce e ci, tanto no inicio, quanto no meio e no final de palavras, então por que elas de fato são ignoradas quando se apresenta aos educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

É impossível uma compreensão em relação a essa colocação silábica, pois está visivelmente claro que há uma série de palavras escrita com essas duas sílabas, seja estas palavras substantivos comum ou substantivos próprios, ainda assim são utilizados essas duas silabas desfalcadas da junção silábica da família da consoante “C”.

Se em um momento se pensou em junções silábicas, ou seja, cada consoante integrada a uma vogal formando assim uma sílaba, então é impossível compreender porque excluir as vogais “e, i” da família do “C”, de fato elas precisam ser apresentadas, pois há uma série de palavras que necessitam dessas duas sílabas para sua formação. Estas silabas precisam e devem fazer parte do contexto curricular do processo de alfabetização, pois elas são partes integrantes da mesma família apresentada em discursão, por meio delas origina-se uma sequência infinita de palavras.

Enfim, não há como esquecer essas duas silabas que fazem parte da família do “C”, pois com “ce” se escreve cenoura, cebola... Com “ci” se escreve cinema, cigarra... dentre uma sequencia ilimitada, palavras estas que diariamente são utilizadas, não podem ser isoladas, devem e precisam ser trabalhadas no processo de alfabetização do educando. As mesmas se apresentam de forma eficiente e precisa e cabe ser apresentada como parte que compõe o todo da família silábica da consoante “C”.