RESUMO

O presente texto apresenta e discute análise realizada por meio de pesquisa bibliográfica para a finalização da Segunda Graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa. A razão que motivou a escolha do tema é a necessidade de compreender quais são as funções desenvolvidas pela escola na perspectiva histórica, assim como refletir a teoria da corrente mediacional da psicologia genético-dialética relacionando-a com a relevância da linguagem para o desenvolvimento na perspectiva da teoria Vygotskyniana. Os instrumentos utilizados para o levantamento dos dados foi a pesquisa bibliográfica e a análise dos conceitos encontrados. A presente pesquisa revelou que historicamente o desenvolvimento tecnológico esteve intrínseco ao desenvolvimento educacional, tanto como recursos quanto subsídios para práxis pedagógicas. Verificou-se também que não é possível discutir a educação e as práticas docentes dissociadas dos diversos desenvolvimentos vivenciados pela sociedade e que a linguagem e seus códigos são fundamentais subsídios para a constituição e evolução da cultura e da história dos seres humanos organizados em sociedade. Mediante a esta realidade notou-se a urgência de novas políticas públicas mais voltadas às características da sociedade moderna. As informações reveladas pretendem contribuir de forma significativa nas discussões sobre a necessidade de constantes qualificações dos docentes no que tange à compreensão do ensino, das concepções norteadoras das práticas adotadas, da influência da cultura, bem como sobre qual o currículo desejado para a escola. Compreende-se que desta forma há a possibilidade real de subsidiar conceitualmente as equipes pedagógicas para a transformação do ensino nas comunidades locais.

Palavras-chave: Pratica Pedagógica. Teoria Mediacional. Linguagem. Função educativa da escola.

Introdução

A presente pesquisa objetiva analisar a função educativa da escola realizada por meio da aplicação da Teoria Mediacional da Psicologia Genéticadialética enfatizando estas abordagens conceituais aplicadas no ensino das linguagens. Ressalta-se que é uma preocupação da presente pesquisa relacionar as transformações ocorridas nos campos da tecnologia da informação, que compreende-se, ser a mais forte característica da sociedade contemporânea e que trouxe para as discussões e pesquisas educacionais outra realidade, impossível de ser desconsiderada. Considera-se que os resultados desta pesquisa embasarãofuturas pesquisas e reflexões sobre o tema. Utilizou-se para o levantamento dos dados, pesquisa bibliográfica.

Desta forma, o presente trabalho propõe uma discussão que se inicia na reflexão sobre a função educativa da escola, e na análise da teoria da aprendizagem citada acima e nas contribuições para o espaço escolar. Posteriormente reflete-se sobre as relações entre o ensino das linguagens sob este enfoque. Ressalta-se que, paralelamente será analisado as importância do desenvolvimento tecnológico para a construção das discussões pedagógicas na sociedade contemporânea. Desenvolvimento A analise proposta no presente texto inicia-se pela conceituação e explanação sobre as bases conceituais propostas pelo Ciclo de formação humana implementado no estado de Mato Grosso a partir do ano de ... e mais especificadamente na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres em...., em substituição ao modelo educacional seriado. O foco da analise prende-se a compreensão da proposta para a disciplina de história presente na área de Ciências Humanas. Para fundamentar o presente texto utilizar-se-á das reflexões de Gomez (1998), que define o processo de educação como a criação, a ocorrência e o trabalho realizado pelos sistemas e mecanismos criados pelos próprios homens e que por meio de recursos diversos buscam passar para as gerações futuras o conhecimento, a cultura, etc. O autor afirma que esse processo é necessário sendo biologicamente ou naturalmente impossível de ser cumprido em sua totalidade. Nesta perspectiva, a concepção de escola objetivando o desenvolvimento do processo de socialização das gerações futuras é especificamente conservadora: “garantir a reprodução social e cultural como requisito para a sobrevivência mesma da sociedade”. (p.14). E prosseguindo, o autor explica sobre como a escola busca especializar-se na concretização de sua função. A manutenção da sociedade se faz com conservação, mas também com mudança. Ambas em equilíbrio, considerando ainda as outras “instâncias primárias” como: a família, as igrejas, etc. [...]