A TEOLOGIA COMO PRÁTICA DA VIDA CRISTA

* Antonio Marcos Santos Souza (Professor Pardal)

Deus em todas as sua ações em favor do ser humano busca revelar a sua pessoa e a sua vontade a ser realizada, a fim de promover o seu reino na terra.

A teologia é um dos meios pelos quais o Criador se revela a nós, o que faz dela um instrumento prático no viver humano.

Sem dúvida alguma, a teologia é pratica, e sem um caminho para o cotidiano ela perde a sua razão de ser.

Não podemos desprezar a acadêmia sistemática que sistematiza a verdade a cerca de Deus, do homem e da salvação, mas também não podemos admitir a verdade teológica em termos meramente teóricos e abstratos, sem uma apresentação prática dela nas diversas realidades da vida e do mundo.

Neste sentido, houve um grande empenho e esforço por parte de John Wesley, fundador do metodismo na Inglaterra do século XVIII, a fim de conjugar a teoria e a prática teológica, a fim de que a teologia não perdesse o seu sentido prático para a vida humana, como ocorreu na idade média..

A teologia se dá como conteúdo da verdade e como apresentação prática desse conteúdo; apresentando-se como teologia sistemática, que agrupa e sistematiza a verdade; e teologia prática que mostra a prática da verdade no cotidiano.

O aspecto sistemático agrupa a verdade teológica, a fim de facilitar o entendimento e a reflexão; enquanto que o aspecto prático mostra como vivê-la na realidade diária.

A verdade teológica é obtida através da fusão de vários elementos distintos, que tem como objetivo a práxis humana, para o pleno cumprimento da vontade de Deus na Terra como é feita nocéu, o que trará como consequência, a felicidade e a completude humana.

Segundo o pensamento de Wesley, o conhecimento teológico é adquirido através de cinco fontes, nas quais as Escrituras é o centro e o fundamento. Ao redor desse centro está a experiência humana, a tradição religiosa da Igreja, a razão e a criação, formando um quadrilátero, que foi chamado de quadrilátero wesleyano.

Na vivência humana precisamos da teoria para que haja a prática; e precisamos ter a prática para confirmar a teoria como verdade, de modo que uma depende da outra, e ambas se completam.

De uma forma simples e resumida, podemos definir a Teologia como o conhecimento da pessoa de Deus e da sua vontade para a vida na terra. Este conhecimento se inicia como uma teoria e se completa como uma prática, mostrando assim os dois principais aspectos que englobam a teologia, a teologia sistemática e a teologia prática.

O conhecimento de Deus só se concretiza no ser humano através da prática da verdade. Por isso, o objetivo da teologia é levar a humanidade a um conhecimento do criador, que se demonstra na prática do viver cristão, apresentando as verdades teóricas de maneira a buscar uma resposta prática a elas.

Todo conhecimento teológico, portanto, deve ser apresentado de forma que destaque e exalte a prática da verdade revelada.

Sem o aspecto prático, não temos teologia, e sim uma filosofia cristã abstrata e vazia quanto a prática, o que não é suficiente para atender as necessidades de Deus e dos homens, sendo que elas só se satisfazem através de práticas.

Na práxis teológica está o caminho que satisfaz tanto a Deus, como aos homens. A satisfação se dá através da verdade praticada. Por isso a verdadeira teologia se apresenta como verdades que se desdobram em caminhos práticos a serem seguidos, na comunidade e na sociedade em que vivemos.

Quero também aqui ressaltar, que não podemos ignorar a cultura como fator que deve contribuir na formação da teologia como verdade e como prática.

Deus se revela, não ao espaço, mas ao ser humano, o qual está inserido em culturas que são formadas por tradições e práticas cultivadas ao longo da história. Portanto, a teologia deve dialogar com a cultura no processo de sua construção teórica e prática, discernindo a ética e a moral ali existentes, e estabelecendo aquelas que faltam e que advêm das verdades teológicas de aplicação universal, mas, respeitando e mantendo sempre, as legitimas expressões da liberdade e da criatividade cultural ali existentes.

A ética e a moral da lei divina, quando aplicada às culturas, fundamentam-se no ensino do amor a Deus e ao próximo, conforme apresentado por Jesus, como resumo de toda a vontade de Deus para o viver humano em sociedade. Portanto, toda teologia sensata e em conexão com Jesus, apresenta esse amor como norteador da vida, e como centro e caminho da teologia prática, mantendo e incentivando a identidade cultural local, em conexão com a prática do viver cristão segundo Jesus, e não segundo tradições religiosas e culturais desprovidas de verdadeiro fundamento teológico.

Concluindo o pensamento que aqui apresentamos, afirmamos que o correto conhecimento teológico é a verdadeira base da vida e do viver, e que o amor a Deus e ao próximo, é caminho prático da teologia e da vida cristã.

*Antonio Marcos Santos Souza (Professor Pardal), Teólogo e Educador, com formação em Teologia e Magistério, Bacharel em Teologia graduado pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor de vários artigos sobre Teologia e Educação. Dentre eles: “A Instituição Religiosa chamada Igreja e a Igreja”, “O pressuposto da Teologia de Hugo Assman e suas contribuições para a teologia na atualidade”, “A Teologia como prática da vida cristã”, “Cuidado pastoral uma expressão de amor”, e “Educação um caminho a ser seguido”. Atualmente trabalha em prol da implantação da Associação Comunitária Ecumênica Cristã de Ribeirão Preto.

Comentários , Perguntas e Contato para Palestras:

E-mails - [email protected] / chaveiro[email protected]

Endereço: Rua Júlio Ribeiro, 1073 – Jd. Piratininga – CEP: 14030-580 Ribeirão Preto – SP

Telefones: (16) 3919 – 2118 (16) 99401 -1907