UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADE E TECNOLOGIA (ULHT) – LISBOA (PORTUGAL)
Aldirene Rodrigues Marcos
Elisangela Crepaldi de Souza
Lourival Alves de Araújo
TEMA: A TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Jaru. RO Novembro 2014
Aldirene Marcos
Elisangela Crepaldi de Souza
Lourival de Araújo da silva.
A TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Trabalho de a tecnologia no ambiente escolar apresentado à Universidade Lusófona EURO ENSINO, Gestão da Educação.
Prof. Antônio Augusto Costa
Jaru. RO Novembro 2014

RESUMO
Este artigo tem como objetivo buscar e refletir sobre a importância necessária das Tecnologias da Informação na Comunicação (TICS) no ambiente escolar, e nos dias atuais. Sobretudo um olhar histórico da evolução tecnológico, que vem crescendo, ao analisar-se de como as tecnologias vem auxiliando na aprendizagem, proporcionando troca de informações, interação social e inclusão digital nas escolas. De modo que as mudanças de organizações e produção também no funcionamento e desenvolvimento da educação como um todo. Apresentar-se uma conclusão sobre o atendimento que se deve ter quanto às ferramentas e suas possíveis aplicações na educação. E qual é o papel do professor nesse processo, onde se torna importante a formação continuada diante dessa explosão de tecnologias, constata também a importância das TICS como ferramenta pedagógica e desenvolvimento significativo na vida escolar e no cotidiano dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE. Tecnologia na Escola. Desafio do Educador frente as Tic’s.

INTRODUÇÃO
Atualmente vê-se uma ascensão da tecnologia, seja em projetos grandiosos, empresas, instituição de ensino, a tecnologia esta cada vez mais acessível para as pessoas. Dá pra se perceber que a compra de aparelhos tecnológicos e digitais cresceu grandemente, de maneira espantosa, em todas as camadas sociais. Muitas questões estão relacionadas ao uso das tecnologias e dos meios de comunicação nas escolas, especificamente nas salas de aula. Trabalhar com as Tic´s em sala de aula além de ser uma necessidade real da sociedade, é um modo de inserção dos indivíduos no mundo letrado/digital. Este trabalho tem como tema "As Tic´s na sala de aula, e como contribui para o aprendizado das crianças", o referido tema foi escolhido porque se constitui um ramo de conhecimento novo na educação, e tem causado espantos nos professores e muita dúvida de como usá-las em sala de aula, causando muita desconfiança, torna-se inaceitável, na época em que estamos, em pleno século XXI, que os professores ainda trabalhem apenas com quadro e giz. Diante das descobertas tecnológicas atuais, a escola torna-se então uma unidade de difusão dessas novas mídias, incrementando o uso das mesmas na vida dos alunos e usando-as como mais um recurso a serviço da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. AS TICs NO MEIO ESCOLAR
Na sociedade as mudanças vêm ocorrendo com tanta rapidez, principalmente as novas descobertas e inovações tecnológicas tornando necessária uma organização nas atividades escolares, uma educação de qualidade e um professor preparado para enfrentar desafios e propor soluções dos problemas encontrados Cada momento a informática se torna mais constante na vida das pessoas, no ambiente escolar ela vem sendo inserida de forma gradativa. Hoje todo o trabalho burocrático pode ser feito de maneira mais rápida e eficiente. A escola vem mudando ao pouco estruturalmente e gradativamente em relação às novas tecnologias.
As TCIS invadiram a vida das pessoas e estão servindo como instrumentos de suporte. Sendo-se que a necessidade torna cada vez maior em relação a um todo. A utilização das novas tecnologias esta se tornando a cada dia mais populares e as pessoas utilizam tecnologia a todo instante e na maioria de suas ações diária, seja em casa com novos eletrodomésticos que facilitam a vida, seja com aparelhos que conectam e interagem com o mundo externo ou no ambiente de trabalho onde as novas tecnologias esta em uso a todo o momento ou até mesmo no ambiente escolar onde os documentos como boletins, cadastros de aluno e funcionários, certificado e declarações de transferências ou de conclusão de curso, históricos e uma infinidades de atividades são feitas utilizando um computador e maquina de Xerox, etc. As TICs devem ser usadas no ambiente escolar como um aliado para a promoção do aprendizado, não se esquecendo que o professor é quem determina o conteúdo e o aluno é o sujeito que decide o melhor caminho para digerir esse conteúdo Para Haetinger (2005) o aluno através destas ferramentas, [as novas tecnologias] deve se comprometer muito mais com o aprendizado, o que não acontecia com o ensino tradicional, de apenas recepção de conteúdos. Sob a própria perspectiva do construtivismo, as novas tecnologias dão a noção do concreto e do prazeroso, oferecendo ao educando uma maior interação com a aprendizagem. Papert (apud. Almeida, 2000) diz que a característica principal do construcionismo é a noção de concretude como fonte de ideias e de modelos para a elaboração de construções mentais.
Atualmente muito está se discutindo sobre a prática do docente através do uso de Tecnologias da Informação e da educação que além de favorecer determinados comportamentos, influenciando processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Na prática pedagógica a sua utilização está sendo cada vez mais precisa ao cotidiano escolar. È importante que o professor transmissor mediador, tenha conhecimento e habilidade para fazer esse elo de informações aos alunos para que eles possam processá-lo de forma crítica em prol da construção de seus conhecimentos e necessidade. Para isso entendemos que é preciso conciliar valores aos novos conceitos tecnológicos como tempo, espaço, processamento de informações, produção de conhecimento é aperfeiçoá-lo a interatividade e adaptá-lo á realidade de cada um. Para que contribua com resultados positivos e significativos.
Com a TICS, aproximá-los a realidade que o cerca. Apresentar a utilização dos meios e instrumentos mais variados que dispuser. De forma responsável e criativa. Promovendo situações de ensino de aprendizagens que beneficiam a construção do conhecimento de forma mais atrativa, significativa e participativa e colaborativa. Para Gramsci (1973)” É impossível a divisão entre o saber e fazer, pois ninguém apenas faz, ou pensa, de maneira isolada, todos nós fazemos e praticamos enquanto refletimos.”
Com a descoberta de novas tecnologias, sabemos que as dificuldades são muitas para consolidar com a ferramenta, capaz de produzir uma combinação de resultados favoráveis a inclusão social, que conjuga quantidade no alcance de todos e qualidade desse alcance. Para que favoreçam melhores desempenho a todos. Já existe um consenso que é necessário a inclusão tecnológica no ensino. Adaptar-se ao mundo globalizado. Assim sendo, para que possamos aprender e desenvolverem colocar em prática novos temas sob novas perspectivas. Segundo ALMEIDA (2008),
A informática é importante instrumento, que pode ser muito bem aproveitado quando o educador mostrar-se capacitado para a sua utilização com um apoio pedagógico, trazendo a ferramenta tecnológica para proporcionar mais interativa com significado e com alunos construindo o conhecimento.1 (ALMEIDA; 2008; pg.45)
1 (ALMEIDA; 2008; pg.45)
A educação é um ambiente de múltipla interação, e com enumeras formas de orientar, incentivar, acompanhar, avaliar. 

...