Dra. Rosângela Lemos da Silva

A TECNOLOGIA NA ENSINAGEM 

No decorrer da história da tecnologia é verificável que esta se pauta no termo grego τεχνη, que significa técnica, arte, ofício e λογια, que é o estudo. Isto é, o estudo da técnica. Pois, esta trata de mostrar o épistemé ( conhecimento em grego), técnico e científico; envolvendo ferramentas, processos e materiais criados ou utilizados a partir dos conhecimentos prévios ou adquiridos no âmbito cultural, conforme o fazer entre a cientificidade e a construção por meio da engenharia.

A tecnologia no decorrer do tempo, segundo, alguns autores, como Cruz (2004, p. 13) enfatiza que esta é de grande relevância para o processo de construção do conhecimento na realidade educativa. Mediante esse expositivo, se pergunta como os meios tecnológicos fazem parte do dia-a-dia do professor e do aluno, se ainda no século XXI, alguns profissionais ainda possuem resistência em adquirir conhecimentos tecnológicos?

No contexto aulístico é verificável também que algumas pessoas capacitadas tecnológicamente, são, consideradas aptas, inteligentes, habilidosas e competentes a um conhecimento de inclusão digital. Outras que não tiveram a mesma oportunidade são estigmatizadas como as analfabetas digital, ficando ´as vezes excluídas de algumas atividades importantes no contexto de ensinagem. Porém. A inclusão digital não se resume apenas no uso de computadores, telefones, mas em outras tecnologias: manufatura, infra-estrutura, tecnologia espacial, entre outras mais simples, como a construção de alguns utensílios necessários ao suprimento da pessoa humana, como exemplo, temos de lembrar que no início da história da tecnologia esta era trabalhada com técnicas rústicas, como as colheres de madeira, ferramenta para satisfazer uma necessidade do indivíduo, no universo natural.

O mundo evoluiu junto com as tecnologias, dando espaço para as pesquisas transdisciplinares, o uso de programas: Windows,  microssoft, Office, pawerpoint e et al, incluindo o professor, o aluno no uso da tecnologia na prática da ensinagem, no construir de conhecimentos na interdependência cultural, de uma sociedade global.