Roberto Cesar Resende

Prof. Natã Pereira Germano

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática (MAD 0360) – Seminário da PráticaV

08/07/2018

RESUMO

O presente trabalho realizado na Uniasselvi para aquisição de nota parcial para a disciplina de seminário da Prática V teve como objetivorefletir o uso da tecnologia na educação,pontuando as suas contribuições, bem como os pontos positivos e negativos, buscando relacionar o paper ao livro de estudo licenciaturas em foco e a disciplina de tecnologias da educação.Com a globalização presente nos dias atuais, diversas mudanças aconteceram e acontecem ao longo do tempo para atender as necessidades do homem. A sociedade atual é digitalizada, as informações são processadas e transmitidas rapidamente, levando as pessoas a se adaptarem aos novos recursos e estarem em permanente atualização. As tecnologias utilizadas na educação são excelentes ferramentas que contribui no processo de aprendizagem, tornando o ensino uma aprendizagem qualitativa. A tecnologia busca através de métodos e técnicas a melhor maneira de ensino na sala de aula, onde o aluno com as facilidades de interação possa assimilar os conhecimentos de forma rápida eficaz. Segundo Kenski (2003, p. 18), tecnologia é o “[...] conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade [...]”.

Palavras-chave: Tecnologia. Ensino.Globalização.

1 INTRODUÇÃO

As tecnologias apesar de estarem em constante avanço não é algo novo na sociedade. O homem desde sua existência buscou desenvolver novos meios de facilitar o seu cotidiano, seu estudo, seu trabalho, sempre buscando facilitar e suprir as suas necessidades.

A tecnologia de hoje ocupa grande espaço em diversas áreas e como tendência é estar presente para facilitar as atividades, principalmente na educaçãopor ser o meio de conhecimento e informação do homem na sociedade.

As TICs(Tecnologias da informação e comunicação) estão em constante evolução e a educação faz parte desse crescimento, surgindo novos desafios nas didáticas de ensino e aprendizagem em sala de aula, onde a tecnologia contribui com suas facilidades e comodidades.

A tecnologia não pode ser vista como um substituto do professor, os paradigmas de educação devem ser revistos, essa ferramenta é um complemento que estará proporcionando aos alunos maneiras diferentes de aprender e compete aos professores se atualizarem dessa ferramenta.

As tecnologias apresentam seus pontos positivos e negativos, porém as vantagens que fornecem aos seus usuários são incontestáveis pela facilidade e rapidez, no processo de ensino altera significativamente os métodos de aprendizagem, porém cabe ao professor identificar em suas aulas qual o artefato melhor se adapta ao perfil da turma.

As tecnologias emergentes são avanços contemporâneos e novidades em diversos campos da tecnologia, tem a potencialidade de transformar ou criar o ambiente, trata-se de inovações técnicas capazes de criar mudanças gerais em todos os aspectos na vida do ser humano.

No decorrer do trabalho abordaremos inicialmenteas definições de tecnologia,na segunda parte veremos a importância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, na terceira parte alguns tipos de tecnologia aplicados na educação, os materiais e métodos e por fim as considerações finais.

2 DESENVOLVIMENTO

A sociedade ao longo do tempo foi evoluindo e novas necessidades surgiram, então as tecnologias caminharam junto com essa evolução com objetivo de atender o homem buscando assim facilitar nas dificuldades e criar novas oportunidades gerando novas mudanças.

Buscando situar historicamente as tecnologias, Levy (2000) descreve três tipos de tecnologias, sendo a primeira a seleção natural, que pode ser considerada uma tecnologia que a vida aplica a si mesma produzindo modificações para adaptar-se ao ambiente. A segunda tecnologia é a seleção artificial, em que os homens passam a interferir domesticando e criando. E a terceira e última tecnologia no campo da vida é a biotecnologia, que atua na forma e funções dos organismos por meio da manipulação dos genes ou moléculas (transgênicos, células-troncos etc.).

O avanço tecnológico além de facilitar as atividades do homem, também tem influência no seu modo de viver, no comportamento, na forma de se relacionar, de se comunicar, de pensar e de ser.

Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. (Wikipédia).

A tecnologia não pode ser entendida somente a aparelhos eletrônicos, internet, inovações digitais, sua aplicação é muito ampla e abrange diversas áreas. Nos dias atuais a tecnologia faz parte da vida do ser humano e se tornou fundamental, sendo quase impossível viver sem usar dos recursos que os meios tecnológicos proporcionam.

O homem constrói equipamentos ou ferramentas para sua sobrevivência ou conforme suas necessidades. Porém, essas ferramentas precisam ser pesquisadas, planejadas, construídas e criadas. Precisam ainda estar ao alcance e à disposição para seu uso. Cada ferramenta exige uma forma ou uma maneira de ser utilizada. “[...] Às maneiras, aos jeitos ou às habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executarou fazer algo, nós chamamos de técnicas” (KENSKI, 2003, p. 18).

Na educação a tecnologia trouxe uma nova revolução no método de ensino, onde os professores buscam novas formas no processo de ensino e aprendizagem e os alunos também podem usufruir novas formas de aprender.

Demo (2011) aponta cinco fases de transição midiática no contexto escolar:

Podem-se observar pelo menos cinco fases nessa transição midiática: (i) comunicação simples face a face, ecoando primórdios da comunicação humana, desde, pelo menos, os diálogos de Sócrates; (ii) introdução da representação simbólica (linguagem escrita), representações matemáti­cas e gráficos; (iii) introdução de ferramentas comunica­tivas, como telefone, rádio e televisão; (iv) introdução das redes de computadores; (v) surgimento da infraestrutura cibernética com as tecnologias participativas.

Com tantas tecnologias acredita-se que o homem será substituído pelas máquinas, porém é difícil isso acontecer, pois as máquinas e a tecnologia necessitam da presença do ser humano, porem muitas profissões deixarão de existir, em contrapartida muitas outras surgirão e exigirão conhecimento tecnológico mais aprofundado.